terça-feira, 4 de setembro de 2007

Linha de Yorimá


Também chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações. São os Orixás Velhos, verdadeiros magos que velando suas formas kármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos ensinando e praticando as verdadeiras mirongas. Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia, em fundamentos e ensinamentos.

Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação através de sua fumaça. Seus fluídos são fortes, e os médiuns costumam se cansar muito, principalmente pela parte dos membros inferiores, conservando-o sempre curvo.

Sua fala é compassada e pensam bem no que dizem. Raríssimos os que assumem a Chefia de Cabeça, normalmente são auxiliares de outros Guias, o seu braço direito. Os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um ritmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade.

Esta Linha é conhecida também como Linha de São Cipriano no sincretismo. A Vibração de Yorimá é a Potência da Palavra da Lei, Ordem Iluminada da Lei, Palavra Reinante da Lei. São os Mestres da Magia e experientes devido à seculares encarnações. Esta Linha tem como Chefes Principais os Orixás Menores (de 1º Grau) Pai Guiné, Pai Tomé, Pai Arruda, Pai Congo de Aruanda, Mãe Maria Conga, Pai Benedito e Pai Joaquim.

O Termo Yorimá foi um dos raros termos sagrados que se manteve sem nenhuma alteração. O que aconteceu é que esse termo foi completamente esquecido e postergado. Mesmo os africanos, não guardaram o termo Yorimá, o qual representa um Orixá Ancestral.

Esse termo sagrado foi realmente revelado, ou relembrado, através do Movimento Umbandista em sua mais alta pureza e expressão. Traduzindo esse vocábulo segundo o alfabeto Adâmico, Yorimá quer dizer Potência do Verbo Iluminado, Potência da Lei Sagrada e Ordem Iluminada da Lei. Traduzindo silabicamente, teremos:

YO é Potência, Ordem, Princípio
RI é Reinar, iluminar
MÁ é Lei, regra

Portanto, Yorimá é o Princípio ou Potência Real da Lei.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny