quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Psicografia


A palavra psicografia vem do grego, e significa escrita da mente ou da alma, e é a capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas pelos espíritos. É uma das múltiplas possibilidades de expressão mediúnica existentes. Allan Kardec classifica-a como um tipo de manifestação inteligente, por consistir na comunicação discursiva escrita de um espírito, por intermédio de um homem. O mecanismo de funcionamento da psicografia pode ser consciente, semi-mecânico ou mecânico, a depender do grau de consciência do médium durante o processo de escrita.

Todos nós sabemos que no tempo em que Allan Kardec teve contato com as manifestações espíritas, o meio utilizado para a comunicação entre os dois planos eram as mesas girantes. Esse mecanismo constituía-se de uma pequena mesa de três pés, sobre a qual se colocavam as pontas dos dedos de duas ou mais pessoas. Sob o efeito de um agente até então desconhecido, influenciado pela ação energética dos manipuladores, a mesa saltitava dando pancadas no assoalho. Por meio dessas batidas convencionou-se um alfabeto e foi possível obter as primeiras mensagens entre o mundo invisível e o visível.

O primeiro meio empregado foi o das pranchetas e o das cestinhas munidas de um lápis, cestinha giratória. Vários outros dispositivos foram imaginados para atingir o mesmo fim. O mais cômodo é chamado de cestinha de bico. Em lugar da cestinha, algumas pessoas se servem de uma mesinha. O processo, sendo racional e científico, evolui e o médium acaba escrevendo com a própria mão.

Existem quatro tipos diferentes de psicografia, a saber:

1- PSICOGRAFIA MECÂNICA


O que caracteriza o fenômeno nessa circunstância é que o médium não tem a menor consciência do que escreve. A inconsciência absoluta, nesse caso, constitui o que chamamos médiuns passivos ou mecânicos. Essa faculdade é preciosa, pois não deixa nenhuma dúvida sobre a independência do pensamento de quem escreve.

2- PSICOGRAFIA INTUITIVA

Nessa situação o médium tem consciência do que escreve, embora não sejam suas as idéias escritas, ele é o que chamamos de médium intuitivo.

3- PSICOGRAFIA SEMI-MECÂNICA

No médium puramente mecânico o movimento da mão é independente da vontade, já no médium semi-mecânico, o movimento é voluntário e facultativo. O médium semi-mecânico participa de dois outros movimentos: ele sente um impulso dado à mão sem que o queira, mas ao mesmo tempo tem consciência do que escreve, à medida que as palavras se formam. No primeiro, o pensamento segue o ato de escrever, já no segundo, ele o precede, e no terceiro, ele o acompanha. Esses últimos médiuns são mais numerosos e comuns de encontrarmos.

4- PSICOGRAFIA POR INSPIRAÇÃO

Toda a pessoa que, esteja no estado normal, ou no estado de êxtase, que receba, pelo pensamento, comunicações estranhas às suas idéias preconcebidas, pode ser considerada médium de inspiração. É uma variedade da mediunidade intuitiva, com a diferença de que a intervenção de um poder oculto aí é ainda bem menos sensível, porque no inspirado ainda é mais difícil distinguir-se o pensamento próprio do que é sugerido.

Francisco Cândido Xavier foi um dos mais famosos médiuns que possuía esta manifestação mediúnica, a psicografia. Aos 17 anos, no Grupo Espírita Luiz Gonzaga, rapidamente desenvolveu a psicografia, época em que se desligara da Igreja Católica, onde não encontrou explicações para os "fenômenos" que aconteciam. O padre que o ouvia nas confissões, o qual fora um conselheiro e verdadeiro pai, não o criticou pelo novo caminho que decidiu seguir, mas abençoou e nunca deixou de ser seu amigo.

No Centro Espírita, começou a psicografar poemas extraordinários de poetas de grande expressão, desencarnados. Em 9 de julho de 1932, foi publicada a obra Parnaso de Além Túmulo, pela Federação Espírita Brasileira (FEB), a sua primeira obra psicografada, com 259 mensagens, de 56 poetas desencarnados, que iria abalar os meios intelectuais brasileiros e tornar conhecida a pacata Pedro Leopoldo. Parnaso de Além Túmulo é um livro que até tem sido reeditado sucessivamente.

O estilo dos 56 poetas desencarnados era idêntico ao estilo que tinham em vida, provando que ninguém morre e que neste chamado "momento derradeiro", passa-se para outra dimensão da vida com todas as características que tínhamos, aqui. Mais de mil Entidades espirituais nos deram informações através da psicografia de Chico Xavier, provando a imortalidade do Espírito e sua comunicabilidade com os homens. É importante ressaltar Emmanuel, o protetor espiritual do médium, tendo lhe manifestado pela primeira vez em 1931.

Foi Chico Xavier que disse a respeito de seu Benfeitor Espiritual:

"Lembro-me de que num dos primeiros contatos comigo, ele me preveniu que pretendia trabalhar ao meu lado, por longo tempo, mas que eu deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec e disse mais que, se um dia, ele, Emmanuel, algo me aconselhasse que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e Kardec, que eu deveria permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo."

Emmanuel propõe ainda a Chico Xavier mais três condições para com ele trabalhar. Primeira condição, DISCIPLINA; segunda condição, DISCIPLINA; terceira condição, DISCIPLINA.

Entre as obras ditadas por Emmanuel, há cinco documentos históricos, autênticas obras-primas da literatura, que mostram o nascimento do Cristianismo e sua consequente adulteração, já nos primeiros séculos. São as obras: Há Dois Mil Anos, 50 Anos Depois, Ave Cristo, Renúncia, Paulo e Estevão. Esta última, segundo J. Herculano Pires, por si só justificaria a missão mediúnica de Chico Xavier.

Em 1943, começa a utilizar a mediunidade de Chico Xavier uma nova entidade espiritual, que passa a assinar as suas mensagens com o nome de André Luiz, que relata em uma série de 11 livros a experiência do seu pensamento, as dificuldades iniciais, o reencontro com familiares e conhecidos que o precederam na partida para o plano espiritual, a observação e as experiências de estudo junto a Espíritos de elevada evolução. Os relatos começam com o livro Nosso Lar, nome de uma cidade do plano espiritual, hoje traduzido em vários idiomas, entre eles o japonês e o Esperanto.

Chico Xavier psicografou 412 obras, cujos direitos autorais foram graciosamente cedidos para as obras de caridade da Doutrina Espírita.

Ele foi um grande homem, um exemplo a ser seguido. Seus livros são pérolas de conhecimento e esclarecimento espiritual. Sua disciplina, sua doçura e sua disponibilidade em auxiliar ao próximo, o tornaram um ícone para todos que buscam a luz. Sua humildade era ímpar, durante toda a sua vida, apenas se dedicou ao próximo e ao trabalho espiritual, mesmo quando se encontrava muito doente. Realmente vale a pena ler todas as obras que ele nos legou, pois elas encerram muita sabedoria.

Fontes:
O Livro dos Médiuns de Allan Kardec
www.feesp.com.br

quarta-feira, 3 de outubro de 2007



Prece de Cáritas



Deus nosso Pai, Vós que sois todo o poder e bondade, dai força aquele que passa pela provação, dai luz àquele que procura a verdade e ponde no coração do homem, a compaixão e a caridade.

Senhor dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação e ao doente o repouso.
Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.
Senhor que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, meu senhor para aqueles que não vos conhecem; esperança para aqueles que sofrem.

Que a vossa bondade, permita aos Espíritos Consoladores, derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé.
Deus, um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra; deixa-nos beber nas fontes desta bondade fecunda e infinita, e todas as dores se acalmarão, um só coração, um só pensamento subirá até vós, como um grito de reconhecimento e amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos. Oh! Bondade! Oh! Beleza! Oh! Perfeição! E queremos de alguma sorte Senhor, merecer vossa misericórdia.
Deus, dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; dai-nos a caridade pura, a fé e a razão, dai-nos a simplicidade Senhor, que fará de nossas almas, o espelho onde se refletirá, a Vossa Santa e misericordiosa imagem.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; em nome de São Miguel Arcanjo, rei chefe da Umbanda, em nome do Caboclo (que protege o Centro) e nosso Pai Oxalá; em nome de todos os guias, protetores e Orixás; na cobertura da corrente médica do espaço, chefiada pelo Dr. Bezerra de Menezes e Dr. Severino César, damos por aberta, a humilde gira deste dia.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Preces na Umbanda - Parte II



Credo Espírita


Creio em Deus Pai Todo Poderoso
Criador da Terra e de todos os Mundos.
E em Jesus Cristo seu filho e nosso Senhor
O qual foi concebido pelo Espírito Santo.

Nasceu de Maria
Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos.
Foi crucificado, morto e sepultado
Desceu ao Umbral.
E ao terceiro dia ressurgiu dos mortos
Subiu aos céus.
E está sentado a direita de Deus Pai Onipotente.
Onde há de vir julgar
Os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo
Na fé que remove montanhas.
Na comunhão dos grupos espirituais
Na remissão das imperfeições.

Na lei da Reencarnação
Na vida eterna
Assim seja.
Prece ditada pelo espírito de Dr. Romano, através do médium Sérgio Eduardo Miranda

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Preces na Umbanda - Parte I



Pai Nosso da Umbanda


Pai nosso que estais no céu, nos mares nas matas, e em todos os mundos habitados; santificado seja o Teu nome, pelos Teus filhos, pela Natureza, pelas Águas, pela Luz e pelo ar que respiramos.

Que o Teu Reino, Reino do Bem, do Amor e da Fraternidade, nos uma a todos e a tudo que criastes, em torno da Sagrada Cruz, aos pés do divino Salvador e Redentor.

Que a Tua vontade nos conduza sempre para o culto do Amor e da Caridade.

Dá-nos hoje e sempre vontade firme de sermos virtuosos e úteis aos nossos semelhantes.

Dá-nos hoje o pão do corpo, o fruto das matas e a água das fontes para nosso sustento material e espiritual.

Perdoa, se merecermos, as nossas faltas e dá-nos o sublime sentimento do perdão para os que nos ofendam.

Não nos deixe sucumbir ante a luta, dissabores, ingratidões, tentações dos maus espíritos e ilusões pecaminosas da matéria.

Envia, Pai, um raio da tua divina complacência, luz e misericórdia para os teus filhos, pecadores que aqui labutam pelo Bem da Humanidade.

Que assim seja.

27 de Setembro – Dia de Cosme e Damião


A Linha das Crianças é festejada no dia 27 de Setembro, porém é importante refletir que todo dia é dia das crianças, pois elas representam o amor, a alegria, sentimentos importantes para nossa caminhada em direção ao pai Maior.

O fundamento da Linha das crianças é a renovação, significa um novo começo, enfim, a mudança. Ela representa a pureza de sentimentos, de dentro para fora. Ela trabalha limpando as impurezas, dos vícios e maus pensamentos, que adquirimos conforme vamos nos tornando adultos. Portanto, devemos sempre cuidar de nossa criança interior, e não apenas em um único dia do ano.

A maior parte dos Centros se preocupa com as crianças, apenas nesta data comemorativa, quando na verdade, deveriam voltar sua atenção para elas, sempre! As crianças são seres muito evoluídos, verdadeiros e inocentes, e se felicitam com a felicidade dos outros, trazendo muita alegria ao coração daqueles que passam por seu atendimento.

É comum dar muitos presentes para eles, quando na verdade eles não solicitam, e nem necessitam, pois o que elas desejam mesmo é a alegria no coração de todos, e também a busca constante da purificação do nosso coração. É importante lembrarmos sempre delas, cuidando de nossa evolução, na busca da luz.

Vamos cuidar de nossa criança interior e ouvir os conselhos destes espíritos sábios, que tomam a forma de uma criança, para deixar claro através do símbolo que representam as crianças, que é a simplicidade, a pureza, a ternura, a alegria e a vontade constante em aprender, facilitando o nosso desenvolvimento espiritual.

Salve a Linha das Crianças! Nossos anjos guardiões que nos amparam e trazem alegria aos nossos corações, e através dessa alegria, nos ajudam a renovar constantemente nossos sentimentos e formas pensamentos negativas, limpando karmas, mágoas e ressentimentos do passado, e nos fortalecendo para a mudança necessária para nosso crescimento em direção ao Pai Maior!