sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Sábios Conselhos

Erro lúcido não é opção consciente e lúcida pelo mal, é um comportamento consciencial patológico compulsivo devido a uma brecha cármica, diferente do mal lúcido, opção das trevas.
Magos Negros são exímios fujões da reencarnação, pois sabem que não podem enganar as leis cármicas e quando reencarnarem estarão literalmente em má situação. Nós não. Por pior que sejamos estamos aqui tentando.

Assediadores perseguem seus desafetos dizendo que estão se escondendo num novo corpo, mas que são os mesmos e coisa e tal. Não importa. Estamos aqui e viemos com coragem para tentar retificar nossos erros do passado nem que seja a sangue e lágrimas e não estamos perseguindo ninguém. Lembre-se de tentar perdoar sempre.

Não há problema em possuir defeitos. O anti-ético é tentar doutrinar um espírito e pedir para ele perdoar enquanto você mesmo não perdoou. Então, seja esperto. Jamais peça um espírito para fazer o que você ainda não conseguiu e assuma suas fissuras diante de si mesmo. Tenha mais psicologia e menos religião.
Temos uma fortíssima tendência em repetir os erros do passado. Isso é compulsivo, mas é importante tentar melhorar todos os dias e tomar consciência desse processo.

Todo assediador o pega por sua fissura cármica, pois é seu ponto fraco. Ele faz isto consciente, com intenção do mal. Se você tem essa fissura, a culpa é sua e não do obsessor. Ele apenas entra por uma porta aberta que temos que suar para tentar fechar.

Não importa o que você é, algum bem você pode fazer. Eu uso meu talento de escrever, minha mediunidade e projeção. Se você sabe cantar, cante músicas com letras positivas; se sabe falar, fale coisas boas; se sabe distribuir sopa, distribua. Mas é importante que faça alguma coisa, pois usar este texto somente como oração decorada de nada adianta. Tem que ter bases em seu coração.

Todos somos falsos em algum nível. Temos as máscaras do ego, as máscaras sociais, profissionais, sexuais e por aí vai. Mas a pior hipocrisia é do mal lúcido e consciente (opção das trevas) e ainda ter a cara-de-pau de apontar os erros dos tarefeiros do bem ainda imperfeitos.

Há muitos tarefeiros em duras provas cármicas, lutando em sua intimidade solitária para melhorar. Mas é importante não desanimar e não perder a esperança. É isso que as trevas querem. O viciado tem tendência a procurar o vício. Sabe-se que só o amor nesses casos auxilia, muito além das críticas dos colegas que não possuem esses vícios, mas possuem outras brechas cármicas também profundas. Se há disputa numa casa de assistência, o obsessor já entra se achando o dono da razão.

A gente sabe que perdoar é difícil. Eu também estou nessa, mas não faço poupança de ódio ou ressentimento em meu coração. Tem gente que todo dia deposita mais um pouco de ressentimento na poupança do coração. Não estou nem falando para perdoar, mas ao menos para não alimentar esses sentimentos tão francamente negativos assim. Estes são sintonia certa para obsessores.

Não adianta moralismos. Creio que esses até atrapalham além de não ajudar. Eles pregam uma perfeição inatingível que nos desanima. Temos nossos rompantes de estupidez, sim, mas temos momentos de bênção e poesia. Se não os tem, crie os seus para possuir razão. Você já leu minhas poesias?

Mesmo caso da nota anterior: temos esses rompantes, mas é absolutamente necessário buscar intensamente e com sinceridade profunda a modéstia, a paciência e o perdão. Não se culpe, não se condene e procure não deixar a auto-estima cair. É preciso buscar auto-conhecimento através de meditação e reflexão que, aliás, são coisas bem diferentes, mas ambas eficientes.

Isso é o óbvio, não somos nem anjos e nem monstros, mas um pouco dos dois. Piores são as trevas que na maldade lúcida que escolheram estão andando para trás. Nós, apesar de todos os defeitos, estamos tentando andar à frente.

Orai e vigiai, orai e bioenergizai. Temos que fazer nossa parte. Manter as orações e as práticas bioenergéticas em alto nível.

Se as trevas são covardes, atacam no silêncio dispondo de invisibilidade e da ignorância humanas, nós não! Trabalhamos com a cara limpa, mesmo com nossos defeitos.

A gente tenta e fracassa e às vezes desanima, mas a vida é para isto, para tentar. Se você se entrega, perdeu a razão. Fracassadas são as trevas que fizeram a opção do mal e terão que retificar ceitil por ceitil em dezenas de encarnações.

Você quer pobreza de espírito maior que vigiar os erros alheios? Isso é coisa de gente fraca, que por não conseguirem ficar mais altos, precisam cortar as cabeças dos outros para se sentirem assim.

Autores - Dalton e Andréa

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Diversidade de Religiões

"Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim. Ou são ramos da mesma árvore majestosa. Portanto, são todas verdadeiras". Esta frase foi dita por uma das mais importantes personalidades do século vinte: o Mahatma Gandhi.

Veja quanta sabedoria nas palavras do homem que liderou a independência da Índia sem jamais recorrer à violência!

Nos tempos atuais, são raros os que realmente têm uma posição como a de Gandhi, que manifestava um profundo respeito pela opção religiosa dos outros. Muitas pessoas acreditam que sua religião é superior às demais. Acreditam firmemente que somente elas estão salvas, enquanto todos os demais estão condenados.

Pouquíssimas pensam na essência da mensagem que abraçam, já que estão muito preocupadas em converter almas que consideram perdidas. E, no entanto, Deus é Pai da Humanidade inteira. Todos nós temos a felicidade de trazer, em nossa consciência, o sol da Lei Divina. Ninguém está desamparado.

De onde vem, então, essa atitude preconceituosa, exclusivista, que nos afasta de nossos irmãos? Vem de nosso pensamento limitado e ainda egoísta. Quase sempre o homem acredita que tem razão. Imagina que suas opiniões, crenças e opções são as melhores.

Você já notou que a maior parte das pessoas acha que tem muito a ensinar aos outros? É que, em geral, as pessoas quase não se dispõem a ouvir o outro: falam sem parar, dão opiniões sobre tudo, impõem sua opinião.

São almas por vezes muito alegres, expansivas, que adoram brincar. Chamam a atenção pela vivacidade, pelos modos espalhafatosos, pelas risadas contagiantes e pelas conversas em voz alta. Mas são raras vezes em que param para escutar o que o outro tem a dizer. São como crianças um tanto egoístas, para quem o Mundo está centrado em si ou na satisfação de seus interesses.

É uma atitude muito semelhante a que temos quando acreditamos que o outro está errado, simplesmente por ser de uma religião diferente. É que não conseguimos parar de pensar em nossas próprias escolhas. Não estudamos a religião alheia, não nos informamos sobre o que aquela religião ensina, que benefícios traz, quanta consolação espalha.

Se estivéssemos envolvidos pelo sentimento de amor incondicional pelo próximo, seríamos mais complacentes e mais atentos às necessidades do outro. E então veríamos que, na maioria dos casos, as pessoas estão muito felizes com sua opção religiosa.

A nossa religião é a melhor? Sim, é a melhor. Mas é a melhor para nós. É óbvio que gostamos de compartilhar o que nos faz bem. Ofertar aos outros a nossa experiência positiva é uma atitude louvável e natural. Mas esse gesto de generosidade pode se tornar inconveniente quando exageramos.

Uma coisa é ofertar algo com espírito fraternal, visando o bem. Mas diferente quando desejamos impor aos demais a nossa convicção particular. Se o outro pensa diferente, respeite-o! Ele tem todo o direito de fazer escolhas.

Quem de nós lhe conhece a alma? Ou a bagagem espiritual, moral e intelectual que carrega?
Deus nos deu nosso livre arbítrio e o respeita. Por que não imitá-Lo?
Enquanto não soubermos amar profundamente o próximo, respeitando-lhe as escolhas, não teremos a atitude de amor ensinada por todas as religiões e pelos grandes Mestres da Humanidade.

Fonte: Momento espírita

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Função Energética das pedras

QUARTZO BRANCO
Purifica e desbloqueia energias. Equilibra e harmoniza o campo áurico. Amplifica a energia positiva e criadora (todos os Chakras).

AMETISTA

Excelente para o sistema hormonal, fortalece o sistema circulatório e por extensão o imunológico. Calmante para o sistema nervoso. Elimina a raiva, o medo e a ansiedade. Eficiente no tratamento do alcoolismo e enxaquecas (6º Chakra).

SODALITA

Facilita o raciocínio lógico. Amplia o conhecimento sobre a natureza espiritual. Promove a harmonia, coragem e comunicação. Equilibra o metabolismo. Combate os efeitos de radiação natural ou artificial. Ajuda a melhorar a visão (5º Chakra).

QUARTZO ROSA

Atua sobre os estados emocionais. Dissolve cargas acumuladas (apegos e carências). Desenvolve a capacidade de expressar o amor (4º Chakra).


QUARTZO VERDE

Atua sobre a cura física. Regulariza a pressão sangüínea; aumenta a disposição, calmante para estados raivosos. Auxilia no tratamento do câncer (4º Chakra).

CITRINO

Aumenta a energia e motivação. Equilibra o sistema digestivo. Elimina o medo e angústia, conduz a auto-confiança. Atrai a riqueza material, o sucesso e a prosperidade (3º Chakra - Cristal Amarelo Dourado).

CORNALINA

Atua sobre os órgãos de reprodução. Purifica o sistema circulatório (figado). Clareia a mente e auxilia a concentração mental (2º Chakra).


TURMALINA PRETA

Eficiente para repelir energias negativas que normalmente ocorrem em períodos de crise ou stress. Auxilia na defesa energética e por conseqüência atua contra doenças debilitadoras. Neutraliza a raiva, a inveja e a insegurança. (Chakra Básico). Uma vez por semana ou quando necessitar, deixando confortavelmente em um ambiente com iluminação adequada (veja sugestão após o textos), faça a colocação dos cristais conforme a distribuição e o ritual determinado por um período de vinte minutos aproximadamente.


Inclua em suas pedras alguns seixos de rio de tal tamanho que caibam em sua mão e utilize-os da seguinte forma:

Em ambas as mãos e entre as pernas, na altura dos calcanhares. Coloque o Quartzo Verde entre as pernas, na altura dos joelhos. Se tiver uma fita para meditação, ouça-a. Desta forma se produzirá um equilíbrio completo em seus Centros Energéticos, por conseqüência um melhor bem-estar físico, emocional e mental.

Além disto você pode escolher, em função de suas necessidades, uma pedra e levá-la consigo, segurá-la na mão, colocá-la em contato com seu corpo, etc.. Eu por exemplo, em função do meu trabalho em contato com o público, tenho sempre a mão uma pedra de Turmalina Preta, que faz um excelente trabalho de proteção contra energias negativas.

Pessoas que sofrem de sentimentos de abandono, ou outra forma de carência afetiva, que geralmente tem dor no peito, podem usar diariamente consigo um cristal de Quartzo Rosa que vai eliminar todos estes estados.

LEMBRE-SE: O trabalho com cristais é um excelente aliado para o despertar espiritual.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

As Linhas de Força


As Linhas de Força são sutis correntes de energia que interpenetram todo espaço cósmico. São, dentro do sentido mais claro, mais simples, as forças elementais da natureza que tudo constróem, tudo formam, desde o mais insignificante grão de areia ao maior planeta, à maior estrela sideral, até as vias lácteas, as galáxias, são formadas, construídas, por efeito direto e próprio dessas Linhas de Força, que na Escola Oriental tomam a denominação de Tatwas.

As Linhas de Força, além de provocarem e construírem os planetas ou corpos celestes, ainda dão a formação à aura eletromagnética dos próprios planetas.

Sete são as Linhas de Força ou Correntes Energéticas da Natureza, sendo cinco inferiores e de pura energia astral e duas superiores e de pura energia mental. Cada uma tem a sua tônica particular, porém se interpenetram. Cada uma dessas cinco inferiores domina de 24 em 24 minutos, até fazer um ciclo rítmico de 2 horas, quando passam, ora para a influência solar, ora para a influência lunar e assim, sucessiva e indefinidamente. Quanto às duas superiores ou de pura energia mental, comandam as cinco inferiores, dentro dos 24 minutos de cada uma dessas, se revezando de 12 em 12 minutos.

Nós nascemos, vivemos e morremos sob a influência dos astros. Dentro da astrologia esotérica, todos nós temos um planeta regente, isto é, aquele que regeu o signo de nosso nascimento, ou seja, os 30 graus que correspondem aos 30 dias do mês que nascemos. Temos também um planeta que estava dominando particularmente na hora do dia em que nascemos, é o nosso ascendente, muito importante também na astrologia.

O planeta regente foi quem dignificou as manifestações de nossa natureza vital, psíquica e espiritual de um modo geral. O ascendente foi quem influenciou particularmente sobre seu corpo astral e daí para o físico, e foi quem nos deu certa constituição fisionômica, certos aspectos particulares.

Sabemos que dentro da hora planetária em que nascemos forças mais poderosas dominavam de 24 em 24 minutos, que são as Linhas de Força, essas correntes energéticas essenciais. Foram elas que imprimiram tudo sobre nosso organismo físico e astral, por ocasião de nosso nascimento, surgindo daí a linha mestra de todo o nosso sistema perispirítico ou astral, orgânico propriamente dito e espiritual ou cármico. Por isso se diz que nenhum horóscopo pode ser completo sem o tatwa individual, ou seja, o levantamento da linha de força individual.

As Linhas de Força são quem geram os planetas e quem dão a qualidade da vibração astral ou eletromagnética de cada um. São quem presidem essencial e diretamente, ao nascimento, vida e morte de um ser. É ela quem faz imprimir o selo de todas as predisposições ou aquisições de um ser, nos 24 minutos em que está dominando, portanto ela é o canal cármico, direto, que traz todas as imagens que se encontram nos arquivos astrais, ela traz, enfim, nossa ficha cármica, em nossa estrutura íntima de nosso corpo astral.

As Linhas de Força como canais cármicos, como impressoras das fichas cármicas, são ainda quem fazem revelar os símbolos ou os sinais existentes nessa ficha, sobre as palmas de nossas mãos.

As mãos, como instrumento de cura, são fatores antigos, através delas, Jesus curava as pessoas. Não somente Jesus curava impondo as mãos, como também, inúmeros magos ou taumaturgos do passado e do presente, temos os passes mediúnicos e magnéticos, tudo através das mãos.

As mãos, além de serem antenas receptoras e transmissoras de correntes de energia, de fluidos magnéticos, também são condensadoras e refletoras de todas as alterações de nossa vida fisiológica, de todo nosso sistema nervoso. Para as palmas de nossas mãos derivam, correm e vão se condensar, cerca de 280.000 sutis correntes nêuricas ou protoplasmáticas. Essas correntes nêuricas imprimem em determinadas zonas das palmas de nossas mãos as alterações favoráveis e desfavoráveis de nosso organismo, e assim é que fazem surgir sobre essas citadas zonas, sinais reveladores, em forma de manchas, pontos, ilhas, cruzes, meias-luas, grades, etc. A essas zonas a ciência da quirologia dá o nome de Montes Planetários.

O nome Montes Planetários deriva das Linhas de Força, que através dessas sutis correntes nêuricas, do sistema nervoso, fazem imprimir nesses montes, a influência ou as vibrações particulares dos planetas ou corpos celestes. Também nesses montes planetários, as Linhas de Força fazem imprimir certos símbolos importantíssimos reveladores de nossas condições cármicas e de nossas aquisições mais elevadas, assim como, faculdades mediúnicas, poderes supranormais, etc.

Em cada monte planetário, temos um planeta correspondente e uma Linha de Força, ou Orixá. São 7 os principais montes planetários, a saber:

1- No dedo polegar encontra-se o Monte de Vênus, Planeta Regente – Vênus. Orixá – Oxossi

2- No dedo indicador encontra-se o Monte de Júpiter, Planeta Regente – Júpiter. Orixá – Xangô

3- Na base do dedo médio encontra-se o Monte de Saturno, Planeta Regente – Saturno. Orixá – Yorimá

4- Na base do dedo anular encontra-se o Monte de Apolo ou Solar, Planeta Regente – Sol. Orixá – Oxalá

5- Na base do dedo mínimo encontra-se o Monte de Mercúrio, Planeta Regente – Mercúrio. Orixá – Yori

6- Na zona que fica situada no lado interno e médio da mão e perto da percussão encontra-se o Monte de Marte, Planeta Regente – Marte. Orixá – Ogum

7- Na zona que fica situada no lado inferior interno e perto da percussão encontra-se o Monte da Lua, Planeta Regente – Lua. Orixá – Yemanjá

domingo, 21 de outubro de 2007

CHACRAS


A palavra chacra, do sânscrito, significa roda e evoca o caráter dinâmico desses centros magnéticos, que, segundo o hinduísmo, captam, armazenam e distribuem a energia. Os Chacras são centros de força, existentes em todos os seres humanos, que captam, transformam e distribuem as diversas freqüências de Energia. Os Chacras absorvem a Energia (Chi, Ki, Prana, etc) processam esta energia, enviando a mesma para o sistema nervoso, para as glândulas endócrinas e depois para o sangue.

São sete Chacras principais e cada um deles está associado a uma glândula endócrina e a um plexo nervoso.

1- CHACRA DA RAIZ
Em sânscrito muladhara, de nmula, que significa raiz, e adhara, base. Está localizado na região do períneo, entre o ânus e os órgãos genitais. Sua cor é o Vermelho. Seu elemento - Terra. Glândulas - Supra-renais. Sua função é a Sobrevivência.

Quando não está equilibrado, provoca fraqueza, doenças ósseas ou hemorróidas; dificuldade para lidar com a raiva e frustração.

Associado à vitalidade e à nossa ligação com a terra, ele rege as funções do intestino grosso, os ossos, as pernas, pés e tudo o que nos mantém firmes no chão. A habilidade (ou incapacidade) de gerir o plano material, como cuidar do corpo, ganhar dinheiro e dar forma aos projetos, tem a ver com esse centro, que influencia a vida sexual na sua vertente mais instintiva.

Como ativá-lo - Caminhar descalça, dançar e pular com batidas rítmicas no chão, tomar atitudes em relação às questões materiais da existência.

PARA REFLETIR - O que pode estruturar ou desestruturar você?

2- CHACRA DO SACRO
Svadisthana, que significa morada. Está localizado na região do baixo-ventre. Sua cor é Laranja e seu elemento - Água. Glândulas - Ovários e testículos. Sua função é o prazer, procriação, criatividade.

Quando não está equilibrado causa dependência emocional, luxúria, frigidez, bloqueio criativo, problemas nos rins, nos sistemas: reprodutor e circulatório.

A polaridade amor e ódio, os sentimentos de vergonha e culpa, as fantasias sexuais e as dores emocionais profundas (ligadas à maternidade e às traições) são questões desse chacra, que governa os líquidos corporais, como o sangue, a menstruação, o esperma e as lágrimas. Tanto o prazer do orgasmo quanto o risco de confundir-se com o parceiro mexem com a energia desse centro, bem como a saúde dos órgãos envolvidos na concepção.

Como ativá-lo - Atividades aquáticas, danças de ritmo sensual.

PARA REFLETIR Descubra a relação entre sexualidade e espiritualidade.

3- CHACRA DO PLEXO SOLAR
Manipura, que significa gema ou jóia reluzente. Está localizado acima do umbigo, na região do estômago. Sua cor é o Amarelo-ouro. Elemento - Fogo. Glândula - Pâncreas. Suas funções são: Digestão, fortalecimento da vontade.

Quando não está equilibrado, provoca distúrbios alimentares, diabetes, mania de julgar ou controlar os outros, egocentrismo.

As questões de carisma e autoridade são o desafio desse ponto, ligado ao metabolismo dos alimentos e das emoções. Despertar a consciência para as emoções envolvidas nos jogos de poder (como a fúria ou o medo da perda) é a chave para transmutá-las. Nessa esfera, aprendemos a nos defender dos abusos e a obter autodomínio - nunca pela negação dos sentimentos, mas pela habilidade de lidar com eles.

Como ativá-lo - Exercícios de flexão de coluna (na ioga, a postura da pinça e a saudação ao sol).

PARA REFLETIR - Identifique os aspectos luminosos e sombrios no seu modo de exercer o poder.

4- CHACRA DO CORAÇÃO
Anahata, que significa intocado ou inaudível. Está localizado no centro do peito. Sua cor é o Verde. Elemento - Ar. Glândula - Timo. Sua função é estimular a imunidade e o bom funcionamento do coração e dos pulmões, desenvolver a capacidade de amar, perdoar e sentir compaixão.

Quando não está equilibrado provoca problemas respiratórios e cardíacos, medos ou ilusões a respeito do amor.

É o elo entre os três primeiro chacras (ligados a matéria, sexo e relacionamentos) e os três últimos (ligados à espiritualidade), o quarto centro deve integrá-los, elevando nosso grau de consciência e de auto-estima. Para isso, precisamos reconhecer e tratar dores decorrentes de ciúmes, ressentimentos e abandonos.

Como ativá-lo - Terapias voltadas para as curas emocionais e meditações dirigidas.

PARA REFLETIR - Liberte-se da idéia de que você ou os outros deveriam ser diferentes para merecer amor. Aceite o que cada um é.

5- CHACRA DA GARGANTA
Vishudha, que significa purificar. Localiza-se na região da garganta. Sua cor é o Azul-celeste. Elemento - Éter. Glândula - Tireóide. Sua função é desenvolver a comunicação autêntica, a criatividade e a intuição, estimular a saúde na região do pescoço e ombros.

Quando não está equilibrado provoca bloqueios na faculdade de percepção e expressão, distúrbios ligados à garganta e tireóide.

Nosso sistema de crenças e valores está associado a esse centro. Se ele for rígido demais, a flexibilidade da parte superior do corpo será prejudicada, bem como a espontaneidade e a possibilidade de inventar novos significados para a existência. Se você é do tipo que engole sapos ou dissimula sentimentos, bloqueará a energia nessa região. O equilíbrio depende da recuperação da capacidade de expressar o que sente, desfazendo o nó na garganta. Assim, vai favorecer a capacidade de entrega, a generosidade, os poderes mágicos de evocação espiritual e também a responsabilidade por tudo o que sua voz é capaz de criar.

Como ativá-lo - Cantar ou entoar mantras.

PARA REFLETIR - Palavras podem ferir ou curar, criando guerra ou paz nas relações pessoais e mundiais.

6- CHACRA FRONTAL
Ajna, que significa saber, perceber. Localiza-se na testa, entre as sobrancelhas. Sua cor é o Azul-anil. Não possui elemento, pertence ao plano da energia telepática. Glândula Pituitária. Ele desenvolve a sabedoria.

Quando não está equilibrado, provoca dores de cabeça, problemas de visão, incompreensão.

No dia-a-dia, esse chacra nos confere clareza, discernimento e concentração, mas é possível ir além: os dons da vidência e da telepatia correspondem a esse centro, conhecido como o "terceiro olho". Só os grandes sábios conseguiram chegar aos estágios mais elevados desse plano, compreendendo a profunda ligação entre todos os seres. Quando isso não ocorre, mesmo os visionários correm o risco da arrogância e do mau uso dos talentos.

Como ativá-lo - Exercícios de visualização e imaginação ativa, como mentalização de cores e símbolos.

PARA REFLETIR - Procure conectar visão e intuição para enxergar além da superfície e compreender melhor o que vê.

7- CHACRA DA COROA
Sahasrara, que significa mil vezes maior. Localizado no topo da cabeça. Cores - Violeta ou branco. Também não possui elemento, pertence ao plano da energia cósmica. Glândula - Pineal. Sua função é a integração, cura, consciência plena.

Quando não está equilibrado provoca alienação e distúrbios mentais.

A circulação da energia nesse centro influencia a saúde em geral, pois ele rege o cérebro, as faculdades cognitivas e a memória. Do ponto de vista espiritual, é o estágio da iluminação e da santidade. Para nós, que buscamos a luz, distantes do nirvana, esse chacra aponta para a necessidade de aprendizado e de respeito ao mistério.

Como ativá-lo - Meditação e posturas invertidas da ioga (só com orientação de especialistas).

PARA REFLETIR - O potencial para iluminação existe dentro de todos nós e qualquer ponto luminoso é importante no combate à ignorância.