sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A Vigilância da Mente


Como visto no texto anterior, em todos os domínios do Universo vibra a influência recíproca entre todos as criaturas, tudo se renova sob os princípios de interdependência e repercussão. Respiramos no mundo as imagens que projetamos e recebemos, por essas imagens estacionamos ou nos purificamos e progredimos, sendo a mente a irradiação da nossa vontade. A eletricidade é energia dinâmica, o magnetismo é energia estática e o pensamento é força eletro-magnética. O pensamento cria gravitação e afinidade, assimilação e desassimilação nos campos múltiplos da forma, na evolução do espírito para as metas supremas traçadas pelo Plano Divino. O reflexo mental é o alicerce da vida. Nela, as criaturas se refletem reciprocamente, e sentimos os reflexos de todos e do Criador, nos amando incondicionalmente. Estamos todos conectados!

A nossa herança mental é constituída de todas as civilizações já existentes na Terra. A arte é a repercussão mental, por inspiração. A escola é continuação de tarefas, por indução espiritual. O livro é incorporação de ideias através da infusão da Vontade Divina na consciência humana. O Evangelho é orientação para a conduta humana, por divina reflexão das ideias do Mestre Jesus, resumidas em "Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei!"

A mente é o espelho da vida em toda a parte. Apresenta-se sob o jugo dos instintos, entre as ilusões da inteligência e como brilhante precioso a ser lapidado em sua evolução. A mente é o campo da nossa consciência desperta, a faixa evolutiva em que podemos agir e evoluir. Traduz o conhecimento adquirido, refletindo no coração. O centro das ondulações mentais é o cérebro. A força do pensamento cria, transforma, destrói e refaz, em todo e qualquer ato, de todas as nossas encarnações, purificando e sublimando nosso espírito.

A mente consiste em desejos, inteligência, imaginação e memória. Na verdade, em muitas outras coisas também, mas nesse texto, vou me ater nesses quatro aspectos somente. Os desejos retratam os propósitos e as aspirações, nos estimulando à uma ação. A inteligência desenvolve o conhecimento para o progresso. A imaginação alimenta ideais e aguça a sensibilidade. A memória arquiva todas as experiências. A vontade governa as nossas ações mentais. A vontade requer disciplina, vigilância e razão, para trocarmos os instintos primários por pensamentos e ações mais nobres.

O cérebro produz a energia mental. Na vontade temos o controle de sua direção, estabelecendo causas, que comandam nosso destino. A vontade é força dominante, que estimula o movimento ou a inércia. Sem a vontade, o desejo nos leva a aflitivos séculos de reparação e sofrimento, a inteligência pode nos aprisionar na criminalidade, a imaginação pode gerar perigosos monstros e a memória pode cair em deplorável relaxamento. Só a vontade é suficientemente forte para sustentar a harmonia do espírito. A vontade só não consegue impedir o reflexo mental produzido pela conexão entre pessoas afins, ou seja, pela sintonia. Podemos escolher com que, ou com quem sintonizar, mas quando sintonizados, receberemos de volta seus reflexos.

Para fortalecermos a vontade precisamos de caráter e discernimento, isto é, precisamos adquirir virtudes, eliminando vícios, agindo com justiça e bondade, e isto requer trabalho, disciplina e ponderação. Sem caráter, a inteligência espalha a miséria e a crueldade. O Espírito quer, o perispírito transmite, e o corpo executa, impõe assim o Espírito a sua vontade e ele recebe de volta as sensações e percepções, portanto quem sente é a alma, tanto os reflexos positivos, quanto os negativos, criados pela mente e liberados pela vontade própria.

Auto conhecimento e sabedoria são necessários para a nossa libertação. Jesus disse: "Brilhe a vossa luz", quer dizer, brilhe em todas as suas ações, em qualquer condição, em todos os dias de sua vida. Ele não quis dizer, para apenas estudarmos e buscarmos o conhecimento, com a arrogância no desejo de brilhar mais que os outros... A mente humana é um espelho de luz, emitindo e assimilando raios, ainda vagando nas raias da ignorância, precisando trabalhar para desfazer os laços com as trevas. Para brilharmos, precisamos nos educar, não somente com inteligência e saber, mas também com bondade e virtude, pois esse é um processo de dentro para fora, tão importante quanto, o saber que vem de fora para dentro.

Conseguimos isso com a vontade consciente do Eu Quero! A vontade pode polir e libertar o coração, assim como transformar o cérebro em preciosa força de energia superior, refletindo beleza e sublimação. Não plasmamos, nem realizamos nada sem atitude positiva de confiança, ou seja, fé! Agindo sob a energia da fé, confiamos que tudo está certo e como deveria estar, sem nos preocuparmos e nos angustiarmos com as naturais intercorrências da vida! Com fé, procuremos as qualidades em todas as pessoas que nos cercam, e o aprendizado nobre nos acontecimentos que nos cercam, dessa forma nossa mente refletirá o bem, que voltará para nós, na mesma medida. A fé nos liberta dos grilhões do mal, pois com fé, nos transformamos em refletores do bem.

O trabalho nos emancipa, fugir dele é retardarmos a nossa evolução. Refiro-me tanto ao trabalho remunerado, que é obrigação para que possamos sobreviver, quanto ao de servir no bem, que é opcional, pois o astral inferior também está cheio de ações e trabalhos dos mais diversos possíveis... A sabedoria popular já dizia: "Cabeça vazia, oficina do diabo!" e "A ociosidade é mãe de todos os vícios!"

Não é fácil alterar nossos padrões mentais, como qualquer vício, é um hábito quase inconsciente, agimos sem pensar, e sem querer sem irônica, pensamos sem pensar também... Mudança de hábito requer muita força de vontade, mas quando entendemos o mal que estamos nos proporcionando com nossos reflexos mentais negativos, atraindo para nós mesmos, mais sofrimentos, nos apropriamos de uma força hercúlea e a mudança se processa! Para eliminar um mau hábito, nada melhor do que substituí-lo por um bom hábito... Fazer a caridade, nos leva a grandes mudanças no mundo mental... Verdade!!! Nossos amigos espirituais sempre nos dizem, que quem ajuda é muito mais ajudado, do que aquele que ajudou!!! Só não sabíamos, o quanto a gente sai ganhando mais do que quem ajudamos, não? Além da paz e leveza no coração, da delícia de ver alguém sorrindo, quando antes chorava de angústia, recebemos os doces reflexos do amor e da gratidão, e ainda por cima, nos proporcionamos uma mudança positiva no mental!

Vamos tentar mudar nosso mental, refletindo mais amor e equilíbrio? O Planeta Terra agradece!





quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sexualidade Numa Visão Espiritualizada - Parte II


Como já abordado no texto anterior, o sexo é um atributo, não apenas respeitável, mas profundamente santo da natureza, exigindo educação e controle. Quando nos comprometemos com outra pessoa, através do sexo, importante sabermos que a nossa palavra empenhada gera vínculos no espírito, pois o sexo é manancial de criação divina e não pode ser responsabilizado pelos abusos daqueles que o desonram. Trocamos energias fluídicas com nosso parceiro sexual e as carregamos por muito tempo. Sim, misturamos cargas energéticas e por consequência inevitável, somos contaminados pelo carma pessoal de nosso par sexual. Delitos do afeto e do sexo fazem muitas vítimas e geram dor.

A Humanidade, através dos séculos, busca incessantemente, ser feliz, e nós estamos inclusos nesse quadro, isto é, todos nós queremos ser felizes! Porém, a vida se nos mostra tão cheia de atribulações e lutas diárias, nos tornando, por vezes, distantes da paz interior, que acabamos por nos sentirmos impotentes para atingirmos a plena felicidade tão almejada. Com esse sentimento de frustração crescente, a maioria de nós se rende aos prazeres carnais, como fonte única de alguma gratificação, ainda que passageira.

Todos conhecem a influência que a mídia exerce sobre as massas. Ela induz necessidades, que não possuímos. Assimilamos, por osmose, novos conceitos, novas crenças, sem o devido e necessário questionamento. Ela endeusa pessoas, da mesma forma que as aniquila. Acreditamos em suas "verdades", como se fossem nossas, caso não tenhamos o cuidado em exercitar uma análise criteriosa das informações recebidas. Essa expressiva influência, também exerce o seu poder sobre o tema: sexo. Através da TV, do rádio, de revistas e da internet, temos acesso aos mais diferentes tipos de informações, que nos influenciam, em alguns mais, em outros menos, diretamente em nossos desejos e crenças, e de uma maneira mais avassaladora, as crianças e aos jovens, pois que eles possuem um menor discernimento do que nós, adultos. Daí resultam muitos horrores, já conhecidos por todos nós, de atitudes violentas, até doenças psíquicas como a anorexia. De forma alguma, responsabilizo a mídia por tudo, pois que todos nós carregamos, em nosso interior, desequilíbrios emocionais adquiridos ao longo de diversas encarnações. Ressalto apenas a sua influência, que exacerba sentimentos desequilibrados, tais como a nossa carência de felicidade. O perigo está no hábito que se cria, do pensamento mecânico e rotineiro, sem uma análise crítica. Dentro dessa análise, reforço a ideia veiculada por esses meios de comunicação, da visão "moderna" da liberdade sexual, cada vez mais distante dos valores morais. Da preocupação, quase doentia, com a beleza exterior, sem o devido respeito para com o próprio corpo.

Essa avalanche de informação sexual e de cenas visuais sensuais e eróticas, está dentro de nossos lares, preenchendo o vazio interior dos solitários infelizes e frustrados, como a maioria de nós, quando se trata de amor e felicidade! Recebemos, quase que numa hipnose coletiva, estímulos sexuais, que vão ao encontro de nosso vazio interior, nos levando aos desequilíbrios energéticos, que só fazem nos afastar, cada vez mais, de nosso objetivo, ou seja, nos harmonizarmos e sermos felizes. A força dessas estimulações exteriores é tão imensa, que mesmo as pessoas mais envolvidas e preocupadas com as questões morais, em busca efetiva de sua evolução espiritual, se vêem contaminadas e influenciadas, necessitando um esforço descomunal de si próprias, para se manterem fiéis ao seus nobres objetivos. Cabe frisar, que no sexo, assim como em tudo o mais, somos responsáveis pelos sofrimentos que provocamos aos outros. Imaginem a responsabilidade que temos em relação aos filhos, pois quantos, além de não impor limites saudáveis no campo sexual, ainda estimulam a vaidade e o sensualismo em uma idade tenra, que só faz desequilibrar mais, um espírito ainda em fase de amadurecimento corporal e mental!

O sexo não deve ser visto como uma mera relação corporal, mas sim, como sublime manifestação de amor e troca de vibrações superiores, entretanto, para que assim seja, é necessário que se compreenda o amor como sentimento elevado e não simplesmente como o desejo, a libido ou o ato sexual. Portanto, sexo demanda amor, responsabilidade e comprometimento. O sexo é um mecanismo de troca, não só fluídica, energética, mas como uma concretização de uma relação profunda entre dois espíritos. A escolha de se fazer dessa relação algo positivo, duradouro, útil e bom, é do espírito que a vive, e de ninguém mais. Nem de longe, pretendo passar conceitos moralistas a respeito de sexo, até porque, o moralismo só trás culpa e remorso, que em nada ajudam no desenvolvimento espiritual, pelo contrário, só acaba com o amor próprio e a auto estima. Trago sim, a reflexão para se perceber a importância de se valorizar e se amar, sem preocupação exagerada com a aparência, baseada em padrões absurdos e distantes para a maioria de nós, e que, de forma alguma, garante a felicidade, pois se assim fosse, não existiriam pessoas lindas e carentes, jovens e frustrados, ricos e infelizes! Por outro lado, não devemos esquecer o amor ao próximo, respeitando-o, sem manipulações e seduções, as quais amargaremos as consequências, mais cedo ou mais tarde!

Em qualquer contato sexual, ainda que apenas em pensamentos direcionados ao outro, estabelece-se um circuito de forças entre as pessoas envolvidas. Quando alguém olha para outra pessoa, com sentimentos de desejos, ou imaginando a relação sexual em si com o outro, ou se insinuando sensualmente, atraindo o outro para a cobiça, estabelece-se um circuito de forças, onde um se alimenta das energias espirituais do outro. O corpo humano, além de sua bela anatomia, que atrai o outro para a realização do ato sexual, é dotado de elementos magnéticos irradiadores, com intensa força de impulsão. A simples intenção de atrair e chamar a atenção para si mesmo, estimula essa força de impulsão. São linhas tênues, sutis, energéticas, que como braços de um polvo, nos envolvem e nos amarram uns aos outros, atando ou libertando os espíritos, conforme o tipo de sentimento que se permita. Essas ligações se transferem de uma encarnação para outra. Como já citado anteriormente, em razão do prazer que o sexo proporciona, ele provoca viciações desprezíveis e de baixo teor energético, de explorações sórdidas, de crimes inimagináveis. Infelizmente, ele é utilizado para fins comerciais, como marketing de alguns produtos a serem adquiridos e consumidos, o sexo também é utilizado para fins de promoção social, como um casamento de interesse ou visando uma promoção no trabalho. O sexo é utilizado nos meios artísticos e culturais para atrair um maior número de expectadores. Tudo isso com graves e imprevisíveis consequências.

O sexo foi muito reprimido, por séculos, por preconceitos religiosos, e sua liberação era inevitável, porém, foi corrompido em sua mais pura razão de existir, exaurindo vidas, que na ânsia da obtenção da pseudo felicidade através do gozo momentâneo, transformaram o sexo em fator essencial de sua existência, sem controle e responsabilidade, exatamente como um passarinho, nascido em uma gaiola, preso a vida inteira, age ao ser libertado... Todos sabem que ele não sobreviverá por muito tempo, por não saber lidar com a sua liberdade, tão almejada, e que esta lhe será fatal. Assim é o homem em relação ao sexo, após séculos de repressão... É preciso conduzirmos nossa vida sexual com responsabilidade, com amor, só assim ele nos trará alegria e felicidade, harmonizando e produzindo beleza, ao lado das criações que proporciona!

Não queira a sua felicidade ao preço do alheio infortúnio, porque todo desequilíbrio da afeição desvairada será corrigida, à custa da afeição torturada, através da reencarnação. Use a consciência, sempre que se decidir ao emprego de suas faculdades genésicas, imunizando-se contra os males da culpa. Mais ainda, eduque seus filhos à prática do sexo com responsabilidade e amor, com disciplina e não com proibições absurdas, que todos sabemos serem inócuas, porque o sexo é inerente a condição da maioria dos encarnados, o sexo faz parte da vida e é sublime. Precisamos sim, ensinar a fazer sexo com amor, com dignidade, com respeito ao próximo e a si mesmo! A utilização do sexo é de responsabilidade de cada um, e assim como todos os outros aprendizados, cada um aprenderá da sua maneira, por quantas encarnações forem necessárias, até o desenvolvimento de sua consciência em canalizar suas energias sexuais a propósitos mais elevados, e enquanto isso não ocorrer, ele viverá as frustrações, consequentes do desrespeito a si mesmo ou aos outros.

Não há nada mais maravilhoso e sublime do que a junção de dois corpos, cuja união esteja repleta de amor! Eis uma das chaves para a felicidade tão desejada. Para isso é preciso se amar e se respeitar, assim como ao parceiro, mantendo-se fiel e coerente com as promessas verbalizadas, sendo claro e não ambíguo, em suas reais intenções.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Sexualidade Numa Visão Espiritualizada - Parte I


Podemos constatar, no vasto campo das artes, através de diferentes meios materiais, tais como: a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, o teatro e o cinema, que desde as mais antigas civilizações, o sexo sempre foi considerado uma sagrada faculdade do homem e da mulher, sendo reverenciado como poder criador da vida e da natureza.

De fato, o sexo é uma fonte de energia muito poderosa, gerando cargas magnéticas em todos os seres, em face das potencialidades criativas de que se reveste. O sexo é um recurso da lei de atração, na perpetuação das espécies, é inerente à própria vida, a serviço da felicidade e da harmonia do Universo.

Para abordar a sexualidade numa visão espiritualizada, necessário se faz, falar sobre os Chakras. Chakra é a denominação sânscrita dada aos centros de força existentes nos corpos espirituais do homem. Os Chakras são centros de energia sutil, localizados por todo o corpo, e funcionam como um motor energético, que faz com que o nosso corpo físico, isto é, os órgãos e os sistemas internos funcionem de forma saudável, através da energia que circula entre eles. Os Chakras são canais, que seguem a linha dos meridianos, dentro do corpo humano, por onde circula nossa energia vital, o prana, que nutre órgãos e sistemas. Prana é a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos seres vivos, através do ar que respiram. Nossa energia vital é conhecida como fogo serpentino, pela sua forma espiral, circulando entre todos os Chakras, de baixo para cima, de maneira a nos manter saudáveis, quando todos os Chakras estejam equilibrados. O fogo serpentino, em sânscrito, é Kundalini, que significa, literalmente, "enrolada como uma cobra" ou "aquela que tem a forma de uma serpente". Kundalini é o poder espiritual e físico, é energia cósmica.

Sabe-se que temos mais de 160 Chakras espalhados por todo nosso corpo, sendo 7 os mais importantes, que usualmente são cuidados em algumas terapias holísticas. No Kardecismo são esses mesmos 7, equilibrados e energizados para o bom desenvolvimento dos trabalhos mediúnicos. São eles: Básico, Esplênico, Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário. Cada um deles está ligado diretamente a uma Glândula Endócrina, a saber: glândulas reprodutivas (Ovários ou Testículos), pâncreas, supra-renais, timo, tireóide, pineal e pituitária. O assunto é muito amplo e há necessidade em nos aprofundar no conceito de anatomia sutil, porém, como o objetivo deste texto é a sexualidade, vamos nos ater somente ao Chakra Básico.

O Chakra Básico está associado aos genitais, localiza-se na base da espinha, na região perineal. Nesse Chakra, a força do fogo serpentino, ou Kundalini, jaz adormecida. Esse Chakra pode ser chamado de Chakra da experiência física. É a porta para a Vida e a Morte, o Nascimento e o Renascimento. Tem uma ligação profunda com a Terra, ligando a pessoa com a vida novamente. Sua cor é o vermelho. Quando este Chakra está desequilibrado sentimos falta de energia, insônia, falta de disposição, cansaço, depressão e apatia. Problemas nos pés e nas pernas também estão relacionados a esse Chakra. Ele também está ligado aos temas voltados para a nossa sobrevivência: felicidade, sensação de prazer e bem-estar, desejo de realizar, manifestação de sonhos no mundo físico e prosperidade. Sim, prosperidade! A prosperidade é uma energia consciencial e a saúde desse Chakra diz respeito ao estado em que se encontra a prosperidade em sua vida! A prosperidade é um tema que interessa à todos, mas poucos sabem como cuidar desse aspecto em sua vida.

Este Chakra representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. Relaciona-se com a primeira camada do nosso campo áurico, nosso estado intermediário entre o mundo da matéria e a nossa percepção como alma. Quanto mais aberto e vitalizado, mais elevada será nossa energia física, ou seja, nossa disposição. Ele está associado aos recursos econômicos, à capacidade de lidar com dinheiro, à nossa independência em relação a outras pessoas, sentido de rumo e orientação na vida, entre outros fatores. Ele também regula a nossa capacidade de lutar pela realização dos nosso ideais. Quando este centro está desgovernado, sentimos medo, insegurança, em função do descontrole emocional, sexual e de doenças nos órgãos relacionados a este centro. Podemos também apresentar quadro de agitação, não nos sentirmos bem, ou à vontade num determinado lugar, ou não nos sentirmos bem com o nosso próprio corpo físico. Quando surgem as patologias físicas relacionadas a este Chakra, todas têm como base, algum medo, seja da rejeição, de fracassar, de enfrentar o desconhecido, de assumir uma postura sexual, uma culpa, ou medos que foram enraizados na alma por traumas em vidas passadas.

O aspecto espiritual deste Chakra é a nossa percepção, uma alma em busca de evolução. Para esse desafio necessitamos confiança e segurança em nossas ações. Aprendemos a lidar com o medo e a coragem. Energias que alimentam a vida primária, selvática e vigorosa, constituem-se na forma do éter físico grosseiro, em ondas, para alimentar a natureza animal. O ser que possui esse Chakra muito desenvolvido, mas sem controle, pode ser conduzido à loucura, porque exacerba o desejo sexual, semeando a satisfação aberrativa. Grande número de abusos e desvios sexuais é causado pelo desequilíbrio deste chacra, influenciado, com freqüência, pela ação de obsessores, que aí encontram campo fácil de domínio de suas vítimas naturais de força vital. Os obsessores podem ainda insensibilizar, principalmente as mulheres, causando frigidez, destruindo lares. Também o utilizam para o uso desregrado do sexo. Os obsessores experimentam todas as sensações, aumentando muito o gozo dos encarnados, tornando-os sempre insatisfeitos, portanto necessitados de buscar mais, insaciáveis, para que eles se aproveitem ao máximo.

O fogo serpentino, quando atua num ser livre das paixões perigosas, do mundo carnal e com seu Chakra Básico desenvolvido e equilibrado, tem uma atuação controlada, desviando a ação agressiva e ativadora sexual inferior, para reativar os demais Chakras mantendo-nos sob o discernimento espiritual. Neste caso, o fluxo vitalizante sublimado sobe pela coluna vertebral até o cérebro, irrigando-o e redobrando as atividades mentais do mundo superior, tornando o homem mais lúcido e dinâmico, sintonizado com as vibrações superiores. Sob o comando de um espírito equilibrado, a energia primária sublima-se pela contínua aplicação somente às coisas elevadas, fazendo com que quaisquer resíduos deletérios, absorvidos no dia a dia, baixem para o subsolo do próprio planeta, de onde vieram.

Os Chakras se mantém equilibrados, na medida em que mantemos pensamentos e ações equilibradas também. Nesse momento vocês já devem ter compreendido a importância da sexualidade em nossa vida. Sexo, com amor, respeito e controle, é fortalecimento de nosso fogo serpentino, ou Kundalini, irrigando os demais Chakras, equilibrando-os e nos proporcionando lucidez para caminharmos em direção à luz. Porém, com a mesma força, quando utilizamos o sexo sem controle, sem amor e sem respeito, desequilibramos nossos centros de energia, causando desconfortos físicos dos mais variáveis possíveis, sem falar da nossa impotência em atingirmos a prosperidade espiritual, tão desejada por todos nós.

Fica claro então, que a força sexual requer controle e disciplina, através da fidelidade e do amor fraternal, para que ela possa ser dirigida para fins de nosso crescimento e nossa libertação. Poucos de nós, superaram o desequilíbrio dessa energia, utilizando o sexo com responsabilidade contínua, dispondo-se a sacrifícios de se vencer a si próprio. E somente agindo assim, estaremos dentro dos propósitos de profundidade nos terrenos da alma.

Espero ter contribuído com uma boa gama de informação, capaz de provocar uma auto-reflexão, com relação à própria sexualidade, dentro dos padrões adequados para a conquista do próprio equilíbrio emocional. Darei continuidade ao tema no próximo texto.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Esquecimento Do Passado


Muitas vidas nós já vivemos, sempre com o objetivo de evoluirmos, e muitos se questionam do por que de não nos lembrarmos de tudo... Refiro-me ao esquecimento de reencarnações pretéritas, e não ao passado da presente encarnação. Esse esquecimento é mais uma ação benemérita de Nosso Pai Maior, que nos poupa da vergonha, que provavelmente sentiríamos, caso essa lembrança se tornasse límpida ao nosso raciocínio. Vergonha que nos intimidaria, e nos colocaria em uma situação muito desagradável, e consequentemente, só nos paralisaria, em vez de nos proporcionar a energia necessária à transformação de nosso espírito. O homem não pode e nem deve saber tudo.

Todos somos devedores, e portanto, todos nós realizamos ações, das quais, não desejamos lembrar... Imaginemos, por exemplo, se nos descobríssemos, em uma vida anterior, como o assassino da pessoa, que nessa vida, assume o papel de nossa amorosa mãe, da qual só temos a agradecer, em função de uma vida totalmente voltada ao amor e à paciência para conosco... Ou ao contrário, que nossa amorosa mãe nos assassinou em vidas passadas... de que nos valeriam essas lembranças? A não ser ao desequilíbrio emocional, que em nada nos ajudaria em nossa evolução?

Importante é termos clareza, de que Deus é Justo e Amoroso, e que, em qualquer situação em que nos encontremos, tem uma mão Sábia e Justa por trás, decidindo o que é ou não melhor para nossa evolução. Eis uma grande prova para testar a nossa fé, que nos cobra a confiança em uma justiça, que ocorre, independente das artimanhas do mundo mundano...

De que nos adiantaria nos sentirmos vítimas ou algozes daqueles que, atualmente, são nossos parentes ou amigos, aprendizes, como nós, nos intrincados relacionamentos da vida, que nada mais são, do que oportunidades salutares, para que possamos escolher entre o bem ou o mal? Qual seria o nosso merecimento, se nos deixássemos ser punidos, por atos cometidos por nós, que consideramos atrozes num passado longínquo? Qual seria o nosso mérito? Se lembrasse do passado, não haveria mérito àquele que pratica o bem, pois o faria de caso pensado...

As tribulações que passamos são escolhidas para reparar nossas faltas e ensinar a não mais falhar, além do mais, temos nossa consciência, que, muitas vezes, nos trás a lembrança intuitiva do passado, freando os nossos erros do presente. Não importa saber o que se foi, o que importa é aproveitar a atual existência e corrigir as más tendências que todos possuímos. Podemos saber muito do nosso passado, apenas estudando o presente... O Espírito da Verdade nos diz, literalmente: "Se queres saber como foi teu passado, olha teu presente, tudo o que passa hoje é resultado do que fizestes ontem."

O melhor do passado é onde ele está, no passado, fechado aos nossos olhos até o momento em que poderemos encará-lo. Assim, olhar para ele para evitar cair em nossos erros é bom, mas nosso foco deve ser sempre no presente, semeando um futuro melhor. Se Deus nos tirou a lembrança do passado, então é porque isso é o melhor para nós. Devemos pois aprender a aceitar Seus desígnios, entender o que Ele espera de nós, e fazer o nosso melhor.









domingo, 10 de fevereiro de 2013

Refletindo Sobre Estereótipos


Estereótipo é um comportamento ou discurso caracterizado pela repetição automática de um modelo anterior. Ética é um conjunto de regras de conduta. Moral é um conjunto dos princípios e valores morais de conduta do homem. Os valores emitem um juízo a respeito de algum assunto. Valores morais nos são ensinados desde o nascimento, o que é certo e errado, e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Antes de mais nada, valor moral pode ser definido como respeito à vida, não apenas a própria, mas sim a coletiva, já que vivemos em grandes comunidades, dependendo uns dos outros.

Os valores evoluíram ao longo dos séculos, em função do progresso da Humanidade, de sobrevivência, variando de cultura para cultura, considerando seu valor provável, sua aprovação e reprovação social, suas vantagens, custos e riscos potenciais. A vida nos apresenta diversas situações complexas, em que necessitamos tomar decisões, e as tomamos de acordo com nossos valores, considerando as particularidades de cada situação. Dessa forma, desenvolvem-se nossas tendências, que são características comportamentais ou inclinações, que adquirimos no decorrer de diversas encarnações, algumas boas, outras más. Neste texto, pretendo me ater apenas às inclinações adquiridas em diferentes cultos religiosos, isto é, em nossas diferentes formas de adoração à Deus.

Os rituais, apesar de sofrerem diversas modificações, sempre estiveram presentes em todas as religiões no decorrer dos séculos, e naturalmente, influenciaram nossas tendências para a adoração externa. Quase todos nós respeitamos regras ritualísticas, uns mais, outros menos, que acreditamos nos purificar e nos aproximar de Deus, pois acreditamos que O estamos agradando. Sofremos influências das religiões tradicionais, tais como: seguimos um líder religioso, idolatramos Seres Superiores, aceitamos conceitos engessados, sem questionar, em nome de uma fé cega, acreditamos em absolvição e penitência através de algumas práticas religiosas, nos envergonhamos por nos acreditarmos pecadores, carentes do perdão de Deus, e em função disso apresentamos comportamentos moralistas e puritanos, que, em sua maioria, não condizem com nosso íntimo. Nós espíritas, não escapamos destes condicionamentos psíquicos também!

Peço que avaliem comigo, refletindo honestamente, vários aspectos de nossas práticas espirituais, que estão influenciadas por uma ética, ou por um conjunto de valores distorcidos e divulgados por séculos. Por exemplo, quando frequentamos um Centro Espírita, nos fazendo presentes, semanalmente, em diferentes ações de doações de amor, cremos que nada mais é preciso fazer para obtermos a paz espiritual e a felicidade suprema, e muitas vezes nos revoltamos, quando qualquer acontecimento contrário aos nossos desejos mundanos, recai sobre nossas vidas, pois acreditamos que conseguiremos o máximo, fazendo o mínimo. Não estou dizendo que todos são assim, mas muitos os são, uns mais, outros menos, e cada um sabe de si, meu objetivo aqui é trazer um novo conceito para reflexão.

Quantos espíritas nós conhecemos, que são extremamente zelosos e amorosos nos trabalhos espirituais, mas que em sua vida íntima, se mostram extremamente autoritários e inflexíveis com seus familiares. Eu pergunto o amor não deveria começar em casa? Não devemos amar ao próximo como a nós mesmos? E quem nos é mais próximo, do que a nossa própria família? Esse é um bom exemplo de um estereótipo espírita, pois ele acredita que com os rituais semanais, exima-se da responsabilidade em se reformar intimamente. Acreditam-se bons e perfeitos, mostrando-se assim nas Casas de Caridade em que trabalham, mas se esquecem de que são odiados em sua própria casa ou em seu trabalho!

Outro exemplo é a crença de que se é puro por não ingerir carne, não tomar bebidas alcoólicas, não fumar, esquecendo-se de que Jesus disse, que não é o que entra pela boca do homem, que o faz um mal homem, mas sim o que sai da sua boca, porque suas palavras e ações advém do coração! É este que precisa estar purificado, e sabemos muito bem, que não comer carne, não ingerir bebida alcoólica ou não fumar, não transforma ninguém em santo, às vezes, muito ao contrário, pois, pelo próprio sofrimento ao qual se impõem a si mesmos, se transformam em verdadeiros algozes, julgando e cobrando daqueles aos quais se julgam superiores, por não compartilharem das mesmas privações... Quanta hipocrisia! De forma alguma estou criticando essas decisões saudáveis, as quais aumentam a nossa qualidade de vida, mas daí a acreditarmos que garantam a nossa evolução espiritual, é, no mínimo, infantil e ingênuo...

Reforma íntima é transformação de sentimentos, que fortalecem nosso caráter, e isso, ocorre internamente, dentro de nós, e só nós sabemos o que se passa em nosso coração, não temos como saber o que se passa no coração de mais ninguém, a não ser que nos falem! Portanto, qualquer análise a respeito de qualquer um, que não seja de si próprio, é julgamento e está contrário ao mandamento que Jesus nos ensinou, amar ao próximo como a si mesmo, sempre cito esse, pois todos os outros mandamentos estão inclusos nesse, qualquer outro mandamento que desobedeçamos, com certeza, ferimos esse também...

Existem várias supervalorizações de atitudes consideradas perfeitas por nós espíritas, que consideramos como termômetros de nossa superioridade espiritual, e que, de maneira nenhuma, nos garante a entrada no céu... Vou citar apenas algumas, na certeza de que cada um irá encontrar as que lhe cabem analisar e alterar, para trilhar o verdadeiro caminho em busca de seu próprio crescimento espiritual.

Um bom espírita deve estar sempre sério, como se as feições alegres o impedissem de se conectar com a espiritualidade. O bom espírita não deve frequentar certos ambientes sociais, tais como um bar, por exemplo, como se divertir-se fosse um pecado, quando sabemos que o bem e o mal estão sempre presentes em todos os lugares, tanto nas casas de amor, como nas casas de diversão. O bom espírita não deve se envolver em assuntos políticos, sendo que a omissão nesse assunto, nada mais é do que cumplicidade, quando não acompanhamos e avaliamos as ações de nossos candidatos, aos quais votamos, somos cúmplices de suas falcatruas.

Separar a religião da ciência é no mínimo ignorância, pois que nossa evolução será muito mais rápida, quando essas duas forem conectadas. Tomar um passe espiritual, semanalmente, nos garante a proteção total de todos os males terrenos, como se não nos coubesse nenhuma responsabilidade em tudo o que nos possa ocorrer. Não chorar com a morte de ninguém, como se fosse possível não sofrer com a separação. Podemos chorar na despedida de uma viagem de férias, mas não podemos chorar na despedida de uma viagem de plano? No mínimo, incoerente... Considerar o dinheiro uma perdição, como se ele não garantisse o progresso mundial, bem como o conforto e a possibilidade de estudo, para que possamos aprender e modificar nosso raciocínio, por vezes, obtuso...

Um espírita que se preze, jamais será homossexual, como se o homossexualismo fosse uma aberração, e não uma condição normal, como outra qualquer, onde o respeito ao nosso livre arbítrio? O casamento é sagrado, sendo a separação de casais um atraso em nosso desenvolvimento espiritual, pois devemos pagar cada centavo de nossos pecados, e em nome dessa crença, muitas mulheres são desrespeitadas e humilhadas em nome de sua salvação...

Por trás de cada uma dessas crenças estão conceitos engessados, aos quais, como verdadeiros espíritas, devemos sempre questionar, analisar e rever, em conjunto, dentro de um ambiente de respeito e integridade, onde sejam valorizados os verdadeiros conceitos da Doutrina Espírita, ou seja, o Amor Incondicional, o Perdão, a Misericórdia, a Caridade, a Fé raciocinada. Precisamos não esquecer esses valores, para não cairmos na tentação de engolir rituais inócuos, que só nos atrasam a evolução, quando essa só é possível, através da Reforma Íntima!

Que Jesus nos abençoe em nossos corações, para que não nos percamos, jamais, na busca pela Verdade!