sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A Vigilância da Mente


Como visto no texto anterior, em todos os domínios do Universo vibra a influência recíproca entre todos as criaturas, tudo se renova sob os princípios de interdependência e repercussão. Respiramos no mundo as imagens que projetamos e recebemos, por essas imagens estacionamos ou nos purificamos e progredimos, sendo a mente a irradiação da nossa vontade. A eletricidade é energia dinâmica, o magnetismo é energia estática e o pensamento é força eletro-magnética. O pensamento cria gravitação e afinidade, assimilação e desassimilação nos campos múltiplos da forma, na evolução do espírito para as metas supremas traçadas pelo Plano Divino. O reflexo mental é o alicerce da vida. Nela, as criaturas se refletem reciprocamente, e sentimos os reflexos de todos e do Criador, nos amando incondicionalmente. Estamos todos conectados!

A nossa herança mental é constituída de todas as civilizações já existentes na Terra. A arte é a repercussão mental, por inspiração. A escola é continuação de tarefas, por indução espiritual. O livro é incorporação de ideias através da infusão da Vontade Divina na consciência humana. O Evangelho é orientação para a conduta humana, por divina reflexão das ideias do Mestre Jesus, resumidas em "Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei!"

A mente é o espelho da vida em toda a parte. Apresenta-se sob o jugo dos instintos, entre as ilusões da inteligência e como brilhante precioso a ser lapidado em sua evolução. A mente é o campo da nossa consciência desperta, a faixa evolutiva em que podemos agir e evoluir. Traduz o conhecimento adquirido, refletindo no coração. O centro das ondulações mentais é o cérebro. A força do pensamento cria, transforma, destrói e refaz, em todo e qualquer ato, de todas as nossas encarnações, purificando e sublimando nosso espírito.

A mente consiste em desejos, inteligência, imaginação e memória. Na verdade, em muitas outras coisas também, mas nesse texto, vou me ater nesses quatro aspectos somente. Os desejos retratam os propósitos e as aspirações, nos estimulando à uma ação. A inteligência desenvolve o conhecimento para o progresso. A imaginação alimenta ideais e aguça a sensibilidade. A memória arquiva todas as experiências. A vontade governa as nossas ações mentais. A vontade requer disciplina, vigilância e razão, para trocarmos os instintos primários por pensamentos e ações mais nobres.

O cérebro produz a energia mental. Na vontade temos o controle de sua direção, estabelecendo causas, que comandam nosso destino. A vontade é força dominante, que estimula o movimento ou a inércia. Sem a vontade, o desejo nos leva a aflitivos séculos de reparação e sofrimento, a inteligência pode nos aprisionar na criminalidade, a imaginação pode gerar perigosos monstros e a memória pode cair em deplorável relaxamento. Só a vontade é suficientemente forte para sustentar a harmonia do espírito. A vontade só não consegue impedir o reflexo mental produzido pela conexão entre pessoas afins, ou seja, pela sintonia. Podemos escolher com que, ou com quem sintonizar, mas quando sintonizados, receberemos de volta seus reflexos.

Para fortalecermos a vontade precisamos de caráter e discernimento, isto é, precisamos adquirir virtudes, eliminando vícios, agindo com justiça e bondade, e isto requer trabalho, disciplina e ponderação. Sem caráter, a inteligência espalha a miséria e a crueldade. O Espírito quer, o perispírito transmite, e o corpo executa, impõe assim o Espírito a sua vontade e ele recebe de volta as sensações e percepções, portanto quem sente é a alma, tanto os reflexos positivos, quanto os negativos, criados pela mente e liberados pela vontade própria.

Auto conhecimento e sabedoria são necessários para a nossa libertação. Jesus disse: "Brilhe a vossa luz", quer dizer, brilhe em todas as suas ações, em qualquer condição, em todos os dias de sua vida. Ele não quis dizer, para apenas estudarmos e buscarmos o conhecimento, com a arrogância no desejo de brilhar mais que os outros... A mente humana é um espelho de luz, emitindo e assimilando raios, ainda vagando nas raias da ignorância, precisando trabalhar para desfazer os laços com as trevas. Para brilharmos, precisamos nos educar, não somente com inteligência e saber, mas também com bondade e virtude, pois esse é um processo de dentro para fora, tão importante quanto, o saber que vem de fora para dentro.

Conseguimos isso com a vontade consciente do Eu Quero! A vontade pode polir e libertar o coração, assim como transformar o cérebro em preciosa força de energia superior, refletindo beleza e sublimação. Não plasmamos, nem realizamos nada sem atitude positiva de confiança, ou seja, fé! Agindo sob a energia da fé, confiamos que tudo está certo e como deveria estar, sem nos preocuparmos e nos angustiarmos com as naturais intercorrências da vida! Com fé, procuremos as qualidades em todas as pessoas que nos cercam, e o aprendizado nobre nos acontecimentos que nos cercam, dessa forma nossa mente refletirá o bem, que voltará para nós, na mesma medida. A fé nos liberta dos grilhões do mal, pois com fé, nos transformamos em refletores do bem.

O trabalho nos emancipa, fugir dele é retardarmos a nossa evolução. Refiro-me tanto ao trabalho remunerado, que é obrigação para que possamos sobreviver, quanto ao de servir no bem, que é opcional, pois o astral inferior também está cheio de ações e trabalhos dos mais diversos possíveis... A sabedoria popular já dizia: "Cabeça vazia, oficina do diabo!" e "A ociosidade é mãe de todos os vícios!"

Não é fácil alterar nossos padrões mentais, como qualquer vício, é um hábito quase inconsciente, agimos sem pensar, e sem querer sem irônica, pensamos sem pensar também... Mudança de hábito requer muita força de vontade, mas quando entendemos o mal que estamos nos proporcionando com nossos reflexos mentais negativos, atraindo para nós mesmos, mais sofrimentos, nos apropriamos de uma força hercúlea e a mudança se processa! Para eliminar um mau hábito, nada melhor do que substituí-lo por um bom hábito... Fazer a caridade, nos leva a grandes mudanças no mundo mental... Verdade!!! Nossos amigos espirituais sempre nos dizem, que quem ajuda é muito mais ajudado, do que aquele que ajudou!!! Só não sabíamos, o quanto a gente sai ganhando mais do que quem ajudamos, não? Além da paz e leveza no coração, da delícia de ver alguém sorrindo, quando antes chorava de angústia, recebemos os doces reflexos do amor e da gratidão, e ainda por cima, nos proporcionamos uma mudança positiva no mental!

Vamos tentar mudar nosso mental, refletindo mais amor e equilíbrio? O Planeta Terra agradece!





Nenhum comentário: