segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Esquecimento Do Passado


Muitas vidas nós já vivemos, sempre com o objetivo de evoluirmos, e muitos se questionam do por que de não nos lembrarmos de tudo... Refiro-me ao esquecimento de reencarnações pretéritas, e não ao passado da presente encarnação. Esse esquecimento é mais uma ação benemérita de Nosso Pai Maior, que nos poupa da vergonha, que provavelmente sentiríamos, caso essa lembrança se tornasse límpida ao nosso raciocínio. Vergonha que nos intimidaria, e nos colocaria em uma situação muito desagradável, e consequentemente, só nos paralisaria, em vez de nos proporcionar a energia necessária à transformação de nosso espírito. O homem não pode e nem deve saber tudo.

Todos somos devedores, e portanto, todos nós realizamos ações, das quais, não desejamos lembrar... Imaginemos, por exemplo, se nos descobríssemos, em uma vida anterior, como o assassino da pessoa, que nessa vida, assume o papel de nossa amorosa mãe, da qual só temos a agradecer, em função de uma vida totalmente voltada ao amor e à paciência para conosco... Ou ao contrário, que nossa amorosa mãe nos assassinou em vidas passadas... de que nos valeriam essas lembranças? A não ser ao desequilíbrio emocional, que em nada nos ajudaria em nossa evolução?

Importante é termos clareza, de que Deus é Justo e Amoroso, e que, em qualquer situação em que nos encontremos, tem uma mão Sábia e Justa por trás, decidindo o que é ou não melhor para nossa evolução. Eis uma grande prova para testar a nossa fé, que nos cobra a confiança em uma justiça, que ocorre, independente das artimanhas do mundo mundano...

De que nos adiantaria nos sentirmos vítimas ou algozes daqueles que, atualmente, são nossos parentes ou amigos, aprendizes, como nós, nos intrincados relacionamentos da vida, que nada mais são, do que oportunidades salutares, para que possamos escolher entre o bem ou o mal? Qual seria o nosso merecimento, se nos deixássemos ser punidos, por atos cometidos por nós, que consideramos atrozes num passado longínquo? Qual seria o nosso mérito? Se lembrasse do passado, não haveria mérito àquele que pratica o bem, pois o faria de caso pensado...

As tribulações que passamos são escolhidas para reparar nossas faltas e ensinar a não mais falhar, além do mais, temos nossa consciência, que, muitas vezes, nos trás a lembrança intuitiva do passado, freando os nossos erros do presente. Não importa saber o que se foi, o que importa é aproveitar a atual existência e corrigir as más tendências que todos possuímos. Podemos saber muito do nosso passado, apenas estudando o presente... O Espírito da Verdade nos diz, literalmente: "Se queres saber como foi teu passado, olha teu presente, tudo o que passa hoje é resultado do que fizestes ontem."

O melhor do passado é onde ele está, no passado, fechado aos nossos olhos até o momento em que poderemos encará-lo. Assim, olhar para ele para evitar cair em nossos erros é bom, mas nosso foco deve ser sempre no presente, semeando um futuro melhor. Se Deus nos tirou a lembrança do passado, então é porque isso é o melhor para nós. Devemos pois aprender a aceitar Seus desígnios, entender o que Ele espera de nós, e fazer o nosso melhor.









Nenhum comentário: