terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Sexualidade Numa Visão Espiritualizada - Parte I


Podemos constatar, no vasto campo das artes, através de diferentes meios materiais, tais como: a arquitetura, a escultura, a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia, o teatro e o cinema, que desde as mais antigas civilizações, o sexo sempre foi considerado uma sagrada faculdade do homem e da mulher, sendo reverenciado como poder criador da vida e da natureza.

De fato, o sexo é uma fonte de energia muito poderosa, gerando cargas magnéticas em todos os seres, em face das potencialidades criativas de que se reveste. O sexo é um recurso da lei de atração, na perpetuação das espécies, é inerente à própria vida, a serviço da felicidade e da harmonia do Universo.

Para abordar a sexualidade numa visão espiritualizada, necessário se faz, falar sobre os Chakras. Chakra é a denominação sânscrita dada aos centros de força existentes nos corpos espirituais do homem. Os Chakras são centros de energia sutil, localizados por todo o corpo, e funcionam como um motor energético, que faz com que o nosso corpo físico, isto é, os órgãos e os sistemas internos funcionem de forma saudável, através da energia que circula entre eles. Os Chakras são canais, que seguem a linha dos meridianos, dentro do corpo humano, por onde circula nossa energia vital, o prana, que nutre órgãos e sistemas. Prana é a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos seres vivos, através do ar que respiram. Nossa energia vital é conhecida como fogo serpentino, pela sua forma espiral, circulando entre todos os Chakras, de baixo para cima, de maneira a nos manter saudáveis, quando todos os Chakras estejam equilibrados. O fogo serpentino, em sânscrito, é Kundalini, que significa, literalmente, "enrolada como uma cobra" ou "aquela que tem a forma de uma serpente". Kundalini é o poder espiritual e físico, é energia cósmica.

Sabe-se que temos mais de 160 Chakras espalhados por todo nosso corpo, sendo 7 os mais importantes, que usualmente são cuidados em algumas terapias holísticas. No Kardecismo são esses mesmos 7, equilibrados e energizados para o bom desenvolvimento dos trabalhos mediúnicos. São eles: Básico, Esplênico, Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário. Cada um deles está ligado diretamente a uma Glândula Endócrina, a saber: glândulas reprodutivas (Ovários ou Testículos), pâncreas, supra-renais, timo, tireóide, pineal e pituitária. O assunto é muito amplo e há necessidade em nos aprofundar no conceito de anatomia sutil, porém, como o objetivo deste texto é a sexualidade, vamos nos ater somente ao Chakra Básico.

O Chakra Básico está associado aos genitais, localiza-se na base da espinha, na região perineal. Nesse Chakra, a força do fogo serpentino, ou Kundalini, jaz adormecida. Esse Chakra pode ser chamado de Chakra da experiência física. É a porta para a Vida e a Morte, o Nascimento e o Renascimento. Tem uma ligação profunda com a Terra, ligando a pessoa com a vida novamente. Sua cor é o vermelho. Quando este Chakra está desequilibrado sentimos falta de energia, insônia, falta de disposição, cansaço, depressão e apatia. Problemas nos pés e nas pernas também estão relacionados a esse Chakra. Ele também está ligado aos temas voltados para a nossa sobrevivência: felicidade, sensação de prazer e bem-estar, desejo de realizar, manifestação de sonhos no mundo físico e prosperidade. Sim, prosperidade! A prosperidade é uma energia consciencial e a saúde desse Chakra diz respeito ao estado em que se encontra a prosperidade em sua vida! A prosperidade é um tema que interessa à todos, mas poucos sabem como cuidar desse aspecto em sua vida.

Este Chakra representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. Relaciona-se com a primeira camada do nosso campo áurico, nosso estado intermediário entre o mundo da matéria e a nossa percepção como alma. Quanto mais aberto e vitalizado, mais elevada será nossa energia física, ou seja, nossa disposição. Ele está associado aos recursos econômicos, à capacidade de lidar com dinheiro, à nossa independência em relação a outras pessoas, sentido de rumo e orientação na vida, entre outros fatores. Ele também regula a nossa capacidade de lutar pela realização dos nosso ideais. Quando este centro está desgovernado, sentimos medo, insegurança, em função do descontrole emocional, sexual e de doenças nos órgãos relacionados a este centro. Podemos também apresentar quadro de agitação, não nos sentirmos bem, ou à vontade num determinado lugar, ou não nos sentirmos bem com o nosso próprio corpo físico. Quando surgem as patologias físicas relacionadas a este Chakra, todas têm como base, algum medo, seja da rejeição, de fracassar, de enfrentar o desconhecido, de assumir uma postura sexual, uma culpa, ou medos que foram enraizados na alma por traumas em vidas passadas.

O aspecto espiritual deste Chakra é a nossa percepção, uma alma em busca de evolução. Para esse desafio necessitamos confiança e segurança em nossas ações. Aprendemos a lidar com o medo e a coragem. Energias que alimentam a vida primária, selvática e vigorosa, constituem-se na forma do éter físico grosseiro, em ondas, para alimentar a natureza animal. O ser que possui esse Chakra muito desenvolvido, mas sem controle, pode ser conduzido à loucura, porque exacerba o desejo sexual, semeando a satisfação aberrativa. Grande número de abusos e desvios sexuais é causado pelo desequilíbrio deste chacra, influenciado, com freqüência, pela ação de obsessores, que aí encontram campo fácil de domínio de suas vítimas naturais de força vital. Os obsessores podem ainda insensibilizar, principalmente as mulheres, causando frigidez, destruindo lares. Também o utilizam para o uso desregrado do sexo. Os obsessores experimentam todas as sensações, aumentando muito o gozo dos encarnados, tornando-os sempre insatisfeitos, portanto necessitados de buscar mais, insaciáveis, para que eles se aproveitem ao máximo.

O fogo serpentino, quando atua num ser livre das paixões perigosas, do mundo carnal e com seu Chakra Básico desenvolvido e equilibrado, tem uma atuação controlada, desviando a ação agressiva e ativadora sexual inferior, para reativar os demais Chakras mantendo-nos sob o discernimento espiritual. Neste caso, o fluxo vitalizante sublimado sobe pela coluna vertebral até o cérebro, irrigando-o e redobrando as atividades mentais do mundo superior, tornando o homem mais lúcido e dinâmico, sintonizado com as vibrações superiores. Sob o comando de um espírito equilibrado, a energia primária sublima-se pela contínua aplicação somente às coisas elevadas, fazendo com que quaisquer resíduos deletérios, absorvidos no dia a dia, baixem para o subsolo do próprio planeta, de onde vieram.

Os Chakras se mantém equilibrados, na medida em que mantemos pensamentos e ações equilibradas também. Nesse momento vocês já devem ter compreendido a importância da sexualidade em nossa vida. Sexo, com amor, respeito e controle, é fortalecimento de nosso fogo serpentino, ou Kundalini, irrigando os demais Chakras, equilibrando-os e nos proporcionando lucidez para caminharmos em direção à luz. Porém, com a mesma força, quando utilizamos o sexo sem controle, sem amor e sem respeito, desequilibramos nossos centros de energia, causando desconfortos físicos dos mais variáveis possíveis, sem falar da nossa impotência em atingirmos a prosperidade espiritual, tão desejada por todos nós.

Fica claro então, que a força sexual requer controle e disciplina, através da fidelidade e do amor fraternal, para que ela possa ser dirigida para fins de nosso crescimento e nossa libertação. Poucos de nós, superaram o desequilíbrio dessa energia, utilizando o sexo com responsabilidade contínua, dispondo-se a sacrifícios de se vencer a si próprio. E somente agindo assim, estaremos dentro dos propósitos de profundidade nos terrenos da alma.

Espero ter contribuído com uma boa gama de informação, capaz de provocar uma auto-reflexão, com relação à própria sexualidade, dentro dos padrões adequados para a conquista do próprio equilíbrio emocional. Darei continuidade ao tema no próximo texto.

Nenhum comentário: