domingo, 21 de outubro de 2007

CHACRAS


A palavra chacra, do sânscrito, significa roda e evoca o caráter dinâmico desses centros magnéticos, que, segundo o hinduísmo, captam, armazenam e distribuem a energia. Os Chacras são centros de força, existentes em todos os seres humanos, que captam, transformam e distribuem as diversas freqüências de Energia. Os Chacras absorvem a Energia (Chi, Ki, Prana, etc) processam esta energia, enviando a mesma para o sistema nervoso, para as glândulas endócrinas e depois para o sangue.

São sete Chacras principais e cada um deles está associado a uma glândula endócrina e a um plexo nervoso.

1- CHACRA DA RAIZ
Em sânscrito muladhara, de nmula, que significa raiz, e adhara, base. Está localizado na região do períneo, entre o ânus e os órgãos genitais. Sua cor é o Vermelho. Seu elemento - Terra. Glândulas - Supra-renais. Sua função é a Sobrevivência.

Quando não está equilibrado, provoca fraqueza, doenças ósseas ou hemorróidas; dificuldade para lidar com a raiva e frustração.

Associado à vitalidade e à nossa ligação com a terra, ele rege as funções do intestino grosso, os ossos, as pernas, pés e tudo o que nos mantém firmes no chão. A habilidade (ou incapacidade) de gerir o plano material, como cuidar do corpo, ganhar dinheiro e dar forma aos projetos, tem a ver com esse centro, que influencia a vida sexual na sua vertente mais instintiva.

Como ativá-lo - Caminhar descalça, dançar e pular com batidas rítmicas no chão, tomar atitudes em relação às questões materiais da existência.

PARA REFLETIR - O que pode estruturar ou desestruturar você?

2- CHACRA DO SACRO
Svadisthana, que significa morada. Está localizado na região do baixo-ventre. Sua cor é Laranja e seu elemento - Água. Glândulas - Ovários e testículos. Sua função é o prazer, procriação, criatividade.

Quando não está equilibrado causa dependência emocional, luxúria, frigidez, bloqueio criativo, problemas nos rins, nos sistemas: reprodutor e circulatório.

A polaridade amor e ódio, os sentimentos de vergonha e culpa, as fantasias sexuais e as dores emocionais profundas (ligadas à maternidade e às traições) são questões desse chacra, que governa os líquidos corporais, como o sangue, a menstruação, o esperma e as lágrimas. Tanto o prazer do orgasmo quanto o risco de confundir-se com o parceiro mexem com a energia desse centro, bem como a saúde dos órgãos envolvidos na concepção.

Como ativá-lo - Atividades aquáticas, danças de ritmo sensual.

PARA REFLETIR Descubra a relação entre sexualidade e espiritualidade.

3- CHACRA DO PLEXO SOLAR
Manipura, que significa gema ou jóia reluzente. Está localizado acima do umbigo, na região do estômago. Sua cor é o Amarelo-ouro. Elemento - Fogo. Glândula - Pâncreas. Suas funções são: Digestão, fortalecimento da vontade.

Quando não está equilibrado, provoca distúrbios alimentares, diabetes, mania de julgar ou controlar os outros, egocentrismo.

As questões de carisma e autoridade são o desafio desse ponto, ligado ao metabolismo dos alimentos e das emoções. Despertar a consciência para as emoções envolvidas nos jogos de poder (como a fúria ou o medo da perda) é a chave para transmutá-las. Nessa esfera, aprendemos a nos defender dos abusos e a obter autodomínio - nunca pela negação dos sentimentos, mas pela habilidade de lidar com eles.

Como ativá-lo - Exercícios de flexão de coluna (na ioga, a postura da pinça e a saudação ao sol).

PARA REFLETIR - Identifique os aspectos luminosos e sombrios no seu modo de exercer o poder.

4- CHACRA DO CORAÇÃO
Anahata, que significa intocado ou inaudível. Está localizado no centro do peito. Sua cor é o Verde. Elemento - Ar. Glândula - Timo. Sua função é estimular a imunidade e o bom funcionamento do coração e dos pulmões, desenvolver a capacidade de amar, perdoar e sentir compaixão.

Quando não está equilibrado provoca problemas respiratórios e cardíacos, medos ou ilusões a respeito do amor.

É o elo entre os três primeiro chacras (ligados a matéria, sexo e relacionamentos) e os três últimos (ligados à espiritualidade), o quarto centro deve integrá-los, elevando nosso grau de consciência e de auto-estima. Para isso, precisamos reconhecer e tratar dores decorrentes de ciúmes, ressentimentos e abandonos.

Como ativá-lo - Terapias voltadas para as curas emocionais e meditações dirigidas.

PARA REFLETIR - Liberte-se da idéia de que você ou os outros deveriam ser diferentes para merecer amor. Aceite o que cada um é.

5- CHACRA DA GARGANTA
Vishudha, que significa purificar. Localiza-se na região da garganta. Sua cor é o Azul-celeste. Elemento - Éter. Glândula - Tireóide. Sua função é desenvolver a comunicação autêntica, a criatividade e a intuição, estimular a saúde na região do pescoço e ombros.

Quando não está equilibrado provoca bloqueios na faculdade de percepção e expressão, distúrbios ligados à garganta e tireóide.

Nosso sistema de crenças e valores está associado a esse centro. Se ele for rígido demais, a flexibilidade da parte superior do corpo será prejudicada, bem como a espontaneidade e a possibilidade de inventar novos significados para a existência. Se você é do tipo que engole sapos ou dissimula sentimentos, bloqueará a energia nessa região. O equilíbrio depende da recuperação da capacidade de expressar o que sente, desfazendo o nó na garganta. Assim, vai favorecer a capacidade de entrega, a generosidade, os poderes mágicos de evocação espiritual e também a responsabilidade por tudo o que sua voz é capaz de criar.

Como ativá-lo - Cantar ou entoar mantras.

PARA REFLETIR - Palavras podem ferir ou curar, criando guerra ou paz nas relações pessoais e mundiais.

6- CHACRA FRONTAL
Ajna, que significa saber, perceber. Localiza-se na testa, entre as sobrancelhas. Sua cor é o Azul-anil. Não possui elemento, pertence ao plano da energia telepática. Glândula Pituitária. Ele desenvolve a sabedoria.

Quando não está equilibrado, provoca dores de cabeça, problemas de visão, incompreensão.

No dia-a-dia, esse chacra nos confere clareza, discernimento e concentração, mas é possível ir além: os dons da vidência e da telepatia correspondem a esse centro, conhecido como o "terceiro olho". Só os grandes sábios conseguiram chegar aos estágios mais elevados desse plano, compreendendo a profunda ligação entre todos os seres. Quando isso não ocorre, mesmo os visionários correm o risco da arrogância e do mau uso dos talentos.

Como ativá-lo - Exercícios de visualização e imaginação ativa, como mentalização de cores e símbolos.

PARA REFLETIR - Procure conectar visão e intuição para enxergar além da superfície e compreender melhor o que vê.

7- CHACRA DA COROA
Sahasrara, que significa mil vezes maior. Localizado no topo da cabeça. Cores - Violeta ou branco. Também não possui elemento, pertence ao plano da energia cósmica. Glândula - Pineal. Sua função é a integração, cura, consciência plena.

Quando não está equilibrado provoca alienação e distúrbios mentais.

A circulação da energia nesse centro influencia a saúde em geral, pois ele rege o cérebro, as faculdades cognitivas e a memória. Do ponto de vista espiritual, é o estágio da iluminação e da santidade. Para nós, que buscamos a luz, distantes do nirvana, esse chacra aponta para a necessidade de aprendizado e de respeito ao mistério.

Como ativá-lo - Meditação e posturas invertidas da ioga (só com orientação de especialistas).

PARA REFLETIR - O potencial para iluminação existe dentro de todos nós e qualquer ponto luminoso é importante no combate à ignorância.

Nenhum comentário: