quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Kundalini


Kundalini é o poder do desejo puro dentro de nós, é a energia de nossa alma, de nossa consciência. Kundalini é a nossa emanação do infinito, a energia do cosmos dentro de cada um de nós. Como nossa energia criativa, ela pode ser imaginada como uma serpente enroscada adormecida na base de nossa coluna. Uma energia adormecida dentro de nós que se desperta, expande nossa consciência. Kundalini é a potencialidade de que todos nós somos capazes.

Kundalini é um tema complexo e seu estudo envolve o conhecimento aprofundado dos chacras, dos nádis que correm ao longo da coluna (ida, pingala e sushumna) e das glândulas endócrinas, bem como um conhecimento básico dos yantras e bijas-mantras específicos para sua ativação.
Kundalini (do sânscrito) significa literalmente "enroscada". Esse nome deve-se ao seu movimento ondulatório que lembra o movimento de uma serpente. Daí a expressão esotérica "fogo serpentino". Ela também é chamada pelos iogues de "Shakti" (do sânscrito): a força divina aninhada na base da coluna (chacra básico).

O despertar do kundalini é um processo puramente espiritual e energético em essência. Envolve a ativação dos chacras, principalmente do chacra cardíaco, que equilibra e distribui corretamente o fluxo ascendente da shakti ao longo dos nádis.

Quando nós despertamos o Kundalini, nós nos tornamos cônscios de nossas capacidades criativas, de nossa finitude diante do infinito. Kundalini torna possível a nós, seres humanos com identidades finitas, relacionarmos com nossas identidades infinitas. E nós tornamos isto possível quando o nosso sistema glandular é ativado e nosso sistema nervoso forte e estes são combinados para se criar um movimento ou fluxo no flúido espinhal e uma sensitividade nas terminações nervosas. Nestas condições, o cérebro recebe os sinais e os integra.

A descida da energia kundalini é o caminho da manifestação. Os chakras se abrem nesta descida. E assim que os chakras se abrem, a nossa essência é consolidada em nosso carater, nossos dons são integrados em nossos comportamentos e ações. Nossos talentos se tornam uma parte prática em nossas vidas.

A Magia da Umbanda consiste na movimentação intencional das forças sutis da natureza através da força mental dos sensitivos e espíritos benfeitores, utilizando a energia kundalini e os chacras.

O primeiro Chacra é o Básico, situa-se na base da espinha dorsal e sua energia é o Kundalini. Na Umbanda, este ponto corresponde à vibração das almas.

Nenhum comentário: