segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Linha dos Exús - Parte II


Uma verdadeira casa de caridade é sempre reconhecida pela gratuidade dos serviços prestados a quem procura ajuda, seja na Umbanda ou no Centro Espírita.

De um modo geral, pode-se dizer que nos centros sérios de Umbanda, , assim como os Centros Espíritas, manifestam-se os mesmos seres, espíritos ou energias vivas e inteligentes que são a essência de nós mesmos.

Na Umbanda não se manifesta o próprio Orixá e sim seus mensageiros, espíritos que vem em terra para orientar e ajudar. A Umbanda vê os Exus não como "deuses", mas como energia ou força primitiva. A substância pura. Em síntese o grande agente mágico de equilíbrio universal. É um dos maiores, se não o maior executor da Lei Kármica. Também é o guardião dos trabalhos de magia, onde se opera com forças ou entidades do baixo astral. As falanges de Exus agem nas zonas infernais, mas, não vivem nela. Passam a maior parte do tempo nela, mas, não fazem parte dela.

Os Exus utilizam-se de energias mais densas, ou seja não tanto espirituais e sim mais materiais. Podem realizar trabalhos benignos, como curas, orientação em todos os setores da vida pessoal dos consulentes e praticar a caridade em geral.

Os trabalhos malignos, como matar por exemplo, não são acordos feitos com os Exus, mas com os Kiumbas que agem na surdina e não estão sob a orientação de algum Exu, fazendo-se passar por um deles, atuando em terreiros que não praticam os fundamentos básicos da Umbanda que são: existência de um Deus único, crença de entidades espirituais em evolução, crença em Orixás e Santos chefiando falanges que formam a hierarquia espiritual, crença em guias mensageiros, na existência da alma, na prática da mediunidade sob forma de desenvolvimento espiritual do médium, e o uso de ervas e frutos. Jamais sangue, e caridade acima de tudo.

Sua função é a de mensageiro, o que leva os pedidos e oferendas do homens aos Orixás, já que o único contato direto entre essas diferentes categorias só acontece no momento da incorporação, quando o corpo do ser humano é tomado pela energia e pela consciência do seu Exu. É ele quem traduz as linguagens humanas para a das divindades. Por isso, é imprescindível a presença dele para a realização de qualquer ritual, porque é o único que efetivamente assegura em uma dimensão o que está acontecendo na outra, abrindo os caminhos para os Orixás se aproximarem dos locais onde estão sendo cultuados.

O poder de comunicar e ligar lhe confere também o oposto, a possibilidade de desligar e comprometer qualquer comunicação. Possibilita a construção, mas também permite a destruição. Esse poder foi traduzido mitologicamente no fato de Exu habitar as encruzilhadas, cemitérios, passagens, os diferentes e vários cruzamentos entre caminhos e rotas, e ser o senhor das porteiras, portas de entradas e saídas.

Exu combate o mal, ele devolve o que mandam de ruim, é justo, tem eqüidade em suas decisões e em seus trabalhos. Ele não é, e nunca foi o diabo.
Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos Velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mal, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.

Encontramos aqueles que crêem que os Exus são entidades ou espíritos, que só fazem o bem, e outros que crêem que os Exus podem também ser neutros ou maus. Observe-se que, muitas vezes, os médiuns não têm uma idéia muito clara da natureza da(s) entidade(s), quase sempre, por falta de estudo da religião. Na verdade, essa Entidade não deve ser confundida com os eguns ou obssessores, apesar de transitar na mesma Linha das Almas, ficando sob o seu controle e comando os Kiumbas, espíritos atrasadíssimos na evolução e que são orientados pelos Exus para que consigam a evolução através de trabalhos espirituais feitos para o bem.

Exu gosta de rir, brincar com as pessoas. Gosta de beber e fumar, e ao contrário do que muitos pensam, a bebida e o fumo são peças de aproximação. Caso não tenha bebida, ou fumo, ele trabalha do mesmo jeito, porque sua finalidade e ajudar àqueles que precisam.

Correntes antigas montaram uma hierarquia para os Exus, relacionando 7 Exus principais, considerados como os 7 chefes de Legião, que comandam e coordenam outros Exus, que compõem as suas Falanges, sendo que cada um de seus comandados também comandam mais 7, seguindo uma ordem hierárquica de cima para baixo de 7 em 7.

Os Exus guardiões mais conhecidos são: Sr. Exu Tranca Ruas, Sr. Exu do Lodo, Sr. Exu do Ouro, Sr. Exu Sete Encruzilhadas, Sr. Exu Marabô, Sr. Exu 7 Catacumbas, Sr. Exu Capa Preta, Sr. Exu João Caveira, Sr. Exu Tiriri, Sr. Exu Veludo, Sr. Exu Gira Mundo. Cada um desses amigos trabalha dentro das 7 linhas da UMBANDA, lutando contra o mal e ajudando as pessoas. Muitas vezes temido, muitas vezes amado, mas sempre alegre e honesto, combatendo a maldade no mundo.

3 comentários:

Anônimo disse...

ORAÇÃO FORTE E PODEROSA DE SÃO CIPRIANO. INFALIVEL! Pelos poderes de São Cipriano; A J virá agora atrás de mim. Vai vir de rastro, apaixonado, cheio de amor e tesão o mais rápido possível. São Cipriano, eu terei esse poder, que ele deixe de vez todas as outras mulheres. São Cipriano, afaste de A J qual quer pessoa, que A J me procure a todo o momento HOJE e AGORA, desejando estar ao meu lado, que A J tenha a certeza que eu sou à pessoa perfeita para ele, que o A J não possa mais viver sem mim. Que A J sempre tenha a minha imagem em seu pensamento todos os momentos. AGORA COM QUEM ESTIVER, ONDE ESTIVER, ELE IRÁ PARAR, porque o pensamento de A J está em mim. E ao deitar que tenha sonhos comigo e ao acordar pense em mim e me deseje, ao comer pense em mim, ao andar pense em mim, a todo o momento dos seus dias tenha o pensamento em mim, que queira me ver, sentir meu cheiro, me tocar e me ter com amor. Que A J queira abraçar-me, beijar-me, cuidar de mim, proteger-me, amar-me nas vinte e quatro horas de todos os seus dias, fazendo assim com que A J me ame a cada dia mais e que sinta prazer só de ver a minha imagem. São Cipriano, Agradeço por estar trabalhando em meu favor e vou divulgar seu nome, São Cipriano em troca de amansar A J e trazê-lo pra mim apaixonado, carinhoso, dedicado e cheio de desejo aos meus braços ;Peço isso aos poderes de SÃO CIPRIANO. Amém! Passe essa mensagem para três altares diferentes e rapidamente terás uma surpresa.
Conte 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,9,8,7,6,5,4,3,2,1 em seguida repita bruxa e bruxinha assim que eu publicar essa simpatia ( A J ) vai me procurar e pedir para ficar comigo e falar que precisa de mim e irá me ligar agora pois está pensando loucamente em mim e me fará muito feliz.
Pelos poderes de EXU, FACA DE DOIS GUMES

Anônimo disse...

Muito interessante mesmo o teu Blog. Estou adicionando um link no meu para mais pessoas terem acesso.
Parabéns!

Anônimo disse...

Conte 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,9,8,7,6,5,4,3,2,1 em seguida repita bruxa e bruxinha assim que eu publicar essa simpatia ( A J ) vai me procurar e pedir para ficar comigo e falar que precisa de mim e irá me ligar agora pois está pensando loucamente em mim e me fará muito feliz.
Pelos poderes de EXU, FACA DE DOIS GUMES