quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A ENERGIA DOS CHAKRAS


Perturbações nos chakras são responsáveis por várias doenças e até distúrbios psicológicos. Os chakras são, na realidade, vórtices de energia, ou seja, são centros de atividade para recepção, assimilação e transmissão de energia vitais.

Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral, mas não são visualizados fisicamente. Sua palavra é derivada do sânscrito (uma das antigas línguas clássicas da Índia) e significa “roda ou disco”. Sua função é vitalizar nossos corpos energéticos e o corpo físico, proporcionando o desenvolvimento dos aspectos de nossa consciência, transmitindo energia para todos os níveis.

No nosso corpo encontramos certo número de chakras, mas os principais são sete.

Por volta de 1900, foram desenvolvidos inúmeros trabalhos na área do Campo da Energia Humana, que buscavam relacionar os chakras com os campos da saúde, da cura e do desenvolvimento da alma. Mais recentemente, foram feitas observações que puderam comprovar que inúmeras doenças estavam relacionadas a perturbações nos chakras. Cada chakra está relacionado a uma função particular.

O PRIMEIRO DELES É O BÁSICO. Localiza-se à base da espinha e tem correlação com a glândula supra-renal. Podemos associá-lo com as sensações físicas e com o aspecto instintivo.
Disfunção: anemia, deficiência circulatória, prisão de ventre, ciática e hemorróidas.

O SEGUNDO É O SACRO. Localiza-se acima do púbis e tem correlação com a glândula das gônodas, ovários, próstata e testículos. Podemos associá-lo com o desenvolvimento dos sentimentos e com o aspecto emocional.
Disfunção: problemas genito-urinários, problemas sexuais e instabilidade afetiva.

O TERCEIRO CHAKRA É O PLEXO SOLAR. Localiza-se na cavidade do estômago, um pouco acima do umbigo e tem correlação com a glândula do pâncreas e baço. Podemos associá-lo com o desenvolvimento do poder pessoal, do ego e da personalidade e ao aspecto mental.
Disfunção: úlceras, distúrbios digestivo, diabetes, cálculos biliares e rejeição dos desejos.

O QUARTO CHAKRA É O CARDÍACO. Localiza-se no externo, ao nível do coração e tem correlação com a glândula timo. Podemos associá-lo com o desenvolvimento do amor universal, é a capacidade de amar a si mesmo, aos outros e ao mundo.
Disfunção: problemas cardiovasculares e respiratórios e indiferença, tristeza e depressão.

O QUINTO CHAKRA É O DA GARGANTA. Localiza-se no centro da garganta e tem correlação com a glândula tireóide e paratiróide. Podemos associá-lo com o desenvolvimento do poder de expressão humana, a palavra.
Disfunção: Hipo ou hipertireóidismo, distúrbios na voz e na garganta e bloqueio criativo e dificuldade em se expressar.

O SEXTO CHAKRA É O FRONTAL. Localiza-se na Fronte, entre a sobrancelhas e tem correlação com a glândula Pituitária. Podemos associá-lo com o desenvolvimento da capacidade de visão clara além das aparências (clarividência).
Disfunção: sinusites, cataratas, dores de cabeça, alucinações, rigidez mental e esquecimento.

O SÉTIMO CHAKRA É O CORONÁRIO. Localiza-se no topo da cabeça e tem correlação com a glândula Pineal. Podemos associá-lo com o desenvolvimento espiritual. É através desse chakra que as energias de transmutação e purificação entram no nosso corpo.
Disfunção: derrame cerebral, tumor no cérebro, intelectualidade exagerada, sensação de falta de sentido na vida.

Em todos os grandes centros de desenvolvimento humano, que manipulam energias, os chakras são um dos pontos mais trabalhados, sejam estes direta ou indiretamente mencionados, já que são fundamentais para que atinjamos o equilíbrio, tão necessário à nossa saúde, tanto física como psíquica, portanto, os umbandistas também devem estudar e entender os chakras, visando a busca do próprio equilíbrio.

OS CHAKRAS E SUAS CORES

Através das Técnicas de Rolfing, em 1988 conseguiu-se encontrar correlações entre cor e freqüência (Hz = Hertz ou ciclos por segundo)

AZUL – 250 – 275 Hz mais 1200
VERDE – 250 – 475 Hz
AMARELO – 500 – 700 Hz
LARANJA – 950 – 1.050 Hz
VERMELHO – 1.000 – 1.200 Hz
VIOLETA – 1.000 – 2.000 – Hz mais 300 – 400 – 600 – 800 Hz.
BRANCO – 1.100 – 2.000 Hz.

Baseado nisso, afirmou-se que os chakras traziam amiúdes as cores indicadas, como também as freqüências mencionadas na literatura metafísica.

CHAKRA BÁSICO – Muladhara – cor vermelha.
CHAKRA DO SACRO – Svadhisthana – cor laranja.
CHAKRA PLEXO SOLAR – Manipura – cor amarela.
CHAKRA CARDÍACO – Anahata – cor verde.
CHAKRA DA GARGANTA OU FARÍNGEO – Visuddha – cor azul.
CHAKRA FRONTAL – Ajna – cor violeta ou azul anil.
CHAKRA CORONÁRIO – Sahasrara – cor branca

Um comentário:

Anônimo disse...

estava eu a pesqisar para para um projecto da escola, quando me deparo com a palavra chakra. ja a conhecia de desenhos animados, no entanto sempre nutri grande curiosidade sobre esta tematica na vida real. eu gostava mt de aprender mais sobr os chakras do nosso corpo, e se possivel aprender a trabalha los.. :S n sei se estou a ser correcta no q estou a dizer. de qqer das maneiras, deixo aqi o meu email, com esperança q tenha disponibilidade de m esclarecer um pouco mais.

foca_333_3@hotmail.com