domingo, 17 de fevereiro de 2008

OBÁ

Orixá do rio Níger. Orixá, embora feminina, temida, forte, energética, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo na luta, Oxalá, Xangô e Orumilá. Obá é irmã de Iansã, foi esposa de Ogum e, posteriormente, terceira e mais velha mulher de Xangô.

Bastante conhecida pelo fato de ter seguido um conselho de Oxum e decepado a própria orelha para preparar um ensopado para o marido na esperança de que isto iria fazê-lo mais apaixonado por ela. Quando manifestada, esconde o defeito com a mão. Seus símbolos são uma espada e um escudo.

Tudo relacionado a Obá é envolto em um clima de mistérios, e poucos são os que entendem seus atos aqui no Brasil. Certas pessoas a cultuam como se fosse um Xangô fêmea. Obá e Ewá são semelhantes, são primas. Obá usa a festa da fogueira de Xangô para poder levar suas brasas para seu reino, desta forma é considerada uma das esposas de Xangô mais fieis a ele.

Obá é Orixá ligado a água, guerreira e pouco feminina. Suas roupas são vermelhas e brancas, leva um escudo, uma espada, uma coroa de cobre. Usa um pano na cabeça para esconder a orelha cortada. Conta e lenda que Obá, repudiada por Xangô, vivia sempre rondando o palácio para voltar.

Orixá do ciúme, do amor, das paixões com todos os dissabores e sofrimentos que estes sentimentos podem gerar.

Toda energia de suas frustrações, Obá descarrega no trabalho. Sempre guerreira, nunca perdeu uma batalha.

Forte temperamento, terrivelmente ciumenta e carente. É mulher de um homem só; fiel e sofrida. É combativa, impetuosa, e vingativa.

Orixá das águas revoltas. A dança de Obá é também guerreira: ela brande um sabre com uma das mãos e leva um escudo na outra.

Obá é o limite. É o grito de "já não suporto mais."

OBÁ MI, OBÁ SI, OBÁ SIRÊ !


Perfil dos filhos de OBÁ:


Cuidadosos e guerreiros. Superam todas as dificuldades da vida como se isso fizesse parte da rotina. Super equilibrados os filhos desse Orixá.

Possui grande senso de justiça. Sábios, astutos, elegantes. De extrema responsabilidade, pois são grandes administradores. Excelentes conselheiros; amigos sinceros e leais.

Nenhum comentário: