quinta-feira, 13 de março de 2008

Conselhos de Seu João - Exú de Luz

Quem tem olhos, que veja, e aprenda com os outros. Observar, sem julgar, perceber o outro com suas limitações e qualidades - o que podemos imitar para sermos melhores? O que não queremos para nós? Se vivermos a mesma situação, faríamos igual... ou pior? Como agiremos, se a vida nos proporcionar essa mesma vivência? Esse é o caminho verdadeiro do crescimento espiritual - quem tem olhos que veja!

Ser espírita, não é só falar que o é, é viver em Deus! É viver ao todo, desde que abre o olho, desde que acordamos - agradecendo por termos mais um dia de oportunidade de aprendizado, termos saúde, casa, alimento, família, amigos, ou simplesmente porque abrimos os olhos... poucos se lembram de agradecer, na verdade quase todos se lembram do pai, somente na hora de pedir... ou de reclamar... que foi esquecido, quando na verdade, esquecemos Dele, quase todos os dias, principalmente nas alegrias, pois nossa arrogância nos diz que nós conseguimos tudo, porque somos bons, espertos, inteligentes, oportunos... menos que somos filhos de um Pai Divino, que nos amapara 24 horas por dia....


Precisamos aprender a sermos benevolentes para darmos "baile" na energia ruim, passando ileso por ela. Quase todos nós, achamos que o olho gordo do outro, o trabalho feito por aquela pessoa, a inveja, a mágoa, são os responsáveis por nossas dificuldades e/ou mal-estar, quando na verdade somos os únicos responsávei8s, pois ou estamos regatando, ou nos alinhamos naquela energia, ou não estamos preocupando em compreender o outro, ou melhor, o que a vida quer nos ensinar com aquele sofrimento, pois o sofrimento nada mais é do que uma o9portunidade de aprendizado. Nós, como pais imperfeitos, desejamos o melhor para nossos filhos... que dirá nosso Pai Maior, como pode nos castigar??? Ele pretende nos orientar, através dos ensinamentos diários, nós é que escolhemos o caminho mais difícil - o da dor, acreditando ser o mais fácil, por termos nossos olhos fechados para a grandeza da alma, da vida!

É preciso ter equilíbrio emocional na vida, pois dar ao outro sem ter amor, equilíbrio, saúde, como fazer a caridade? Temos responsabilidade em buscarmos sempre nos equilibrar, antes mesmo de fazermos a caridade, pois como dar ao outro, o que não temos para nós? precisamos nos amar, nos cuidar, estudar, pois a verdadeira Fé não é cega, e sim, construída em uma base de conhecimento sedimentado na utilização de nossa inteligência e análise.

A pedra fundamental está na própria essência, a partir da essência que exala amor, caridade, aí sim há vida, é uma troca. ar amor, equilíbrio ao outro, ele se fortalece e seu espírito é renovado pelo agradecimento. Não devemos esperar algo em troca, quando fazemos a caridade, plantemos a semente, e deixemos que o tempo se encarregue do resto, lembrando sempre, de como tivemos dificuldades em entender pequenos detalhes, problemas diários, ou questionamentos profundos da alma, por que não compreender a dificuldade do outro, quando ainda não temos a vi8são do todo? Prestar atenção em nossa trave no olho, mais do que no cisco do outro.... Isto também é caridade.

Desistimos, infelizes, porque sentimos nosso trabalho vão. Pensamos - colocamos umas pedras para construir algo, outros vêm e chutam, destróem, nunca vou conseguir... e desistimos... É preciso equilíbrio, entender a necessidade do outro, em vez de chutar e depois pedir desculpa, pois quando somos chutados, tendemos a chutar também. Em nossa cegueira, acreditamos na justiça feita por nossas próprias mãos, em nosso imaturo julgamento, nos percebemos vítmas, quando somos algozes. Pior ainda, quando nem o percebemos e nem pedimos desculpas, mas o ideal, nem precisarmos pedir desculpas...

Aonde vai colocar esse vaso? Divide a carga do outro consigo, somando a sua espiritualidade com o outro. Busquemos sempre respeitar o outro, aquele que vive conosco, ou que trabalha conosco, materialmente ou espiritualmente. Viver é bom, bonito, mas precisa domínio dos sentimentos da sua espiritualidade, sempre com respaldo, respeito para quem o dirige.

Temos dentro de nós uma fera e uma criança, cabe a nós mesmo, escolher, quem iremos alimentar... A fera é a defesa - domine-a e amamente e acalente a criança, sem deixar a fera te dominar, para parecer um bicho acuado, melhor dar força para nossa criança, que ainda tem possibilidade de crescer e se desenvolver, melhor ainda, dirimir possíveis agressões... Muita luz em seu caminho, e que a vossa mente esteja sempre aberta, junto com seus olhos... e quem tiver olhos de ver, que veja!

Nenhum comentário: