sexta-feira, 19 de junho de 2009

RESPEITO - BASE FUNDAMENTAL PARA UM TRABALHO ESPIRITUAL DE LUZ


Bem, para falar sobre respeito, um valor fundamental que permeia qualquer relacionamento humano, pois ele é a base para tal, necessário se faz falar sobre alguns conceitos que estão diretamente ligado ao respeito - Hierarquia e Disciplina.

Sem hierarquia, adquirida pelo respeito, e sem disciplina, que implica respeito pela hierarquia, dificilmente conseguiremos realizar um trabalho de luz, pois no desvio destes valores, caimos na arrogância, na competição e na distância de nossos Amigos Espirituais de Luz, que nos amparam, orientam e protegem para que possamos realizar a caridade!

Vamos entender um pouco de cada um destes conceitos, e agradecida ficarei com os comentários dos leitores que desejarem corroborar o que aqui escrevi e/ou desejarem agregar novas informações, sempre bem-vindas, ou até mesmo discordar, explicando a razão para que todos possam analisar e buscar novas alternativas, através do respeito. Dessa forma, estaremos praticando a teoria aqui descrita!

HIERARQUIA:

Do grego hieros – sagrado + arquia – ser chefe, ou seja, comando sagrado.

Hierarquia é a ordenação de elementos em ordem de importância. É a distribuição ordenada dos poderes, ou seja, a graduação das diferentes categorias dos membros de uma organização, instituição ou igreja.

Hierarquia é um tipo de superioridade que envolve o direito legitimado (e/ou obrigação) de controlar as ações de outros num sistema de relação social.

Quem já trabalhou, ou trabalha, em uma empresa sabe que a hierarquia está sempre presente, facilitando ou dificultando o processo. Porém, bem ou mal, este é um aspecto que deve ser respeitado para uma boa convivência. É através da hierarquia que se estabelecem as relações de autoridade formal onde é definida a estrutura em qualquer organização.

Quando a hierarquia complica?

Imposição de poder não agrada ninguém. Não deve ser um instrumento de poder, porque nem sempre a pressão é produtiva.

A hierarquia é um processo que deve ser conquistado, e não imposto. Ou seja: quem sonha com um cargo de chefia deve tentar conter o ego quando sua promoção chegar, e lembrar que está apenas entre dois níveis: lidera alguém, mas também é liderado.

Quando a hierarquia facilita?

As funções de cada um e a hierarquia devem ser definidas com clareza. A hierarquia deve ser respeitada e trabalhada para a equipe. Para um bom resultado, todos devem estar cientes de suas posições e, principalmente, da importância que cada integrante possui nesta estrutura.

Sendo bem administrada, a hierarquia dará a segurança de saber a quem recorrer, tanto nos casos de dúvidas, quanto na prestação de contas de seu trabalho. É fundamental saber quem é o responsável por determinada tarefa, acompanhando a atividade desenvolvida e sugerindo melhorias.

Cuidados:

Divergência X Respeito

Definida sua opinião, seja ela a favor ou contra, é preciso que você saiba lidar com a hierarquia, ou seja: o respeito entre colegas de trabalho é fundamental, em qualquer circunstância.

Tenha cuidado com o que fala e, principalmente, para quem fala. Evite expor demais suas idéias e opiniões em pequenos grupos para não gerar conflitos.

Uma saudável divergência de opiniões e pontos de vista sobre a velha é bom, mas nem por isso menos necessária e quase sempre controversa, relação entre a prática e a teoria do conceito de hierarquia, pedra essencial de grande parte das filosofias orientais.

Etimologicamente 'respectus' é uma ação de olhar para trás.

Nada nasce com crédito antecipado, é preciso galgar a deferência através de um histórico. Logo, ao contrário do que vulgarmente se diz, o crédito é algo que se conquista. Entretanto o "não respeito" não significa necessariamente desrespeito.

Respeito é um valor que dá sustentação a todos os demais.

Membros de uma equipe só irão se preocupar em comunicar-se melhor, por exemplo, quando se importarem uns com os outros. Respeito é o mais básico de todos os valores. Se ele não existir em um projeto, não há nada que possa salvá-lo. Saber ouvir, saber compreender e respeitar o ponto de vista do outro é essencial para que um projeto de software seja bem sucedido.

Em minha opinião, liderança é um direito conquistado, geralmente gerado sem intenção do feito; brota de forma pura e absoluta, ou então, em situações de extrema necessidade. Há pessoas que nascem com o dom da liderança, outras a desenvolvem. Hierarquia é um direito de fato, normalmente conquistado por méritos.

Todo questionamento deve ser bem pensado antes de ser externado, e quando o for, deve ser feito com muita atenção com a forma com que se faz. Não quero dizer com isso que devemos nos calar perante algo que nos incomode ou até mesmo algo se por ventura, acharmos que poderíamos ajudar a melhorar o sistema de trabalho ou a qualidade do relacionamento com uma divergente opinião. Eles devem ser feitos com respeito. Os questionamentos serão mais freqüentes se o líder não exemplificar na prática aquilo que quer conquistar; aquela batida retórica de médico de que faça o que digo, mas não faça o que eu faço, não cabe em grupos chefiados por um líder atuante.
Um exemplo convence mais que qualquer doutrina.

No sistema de liderança consensual, o liderado confia no líder e em suas qualidades; no entanto, os liderados podem em qualquer instante, colocar em xeque as táticas ou pensamentos do líder, cabendo a este explicar seus pontos de vista e conquistar a visão das pessoas em prol de seus métodos.

Como naquela célebre frase de Emerson: dê-me coragem para mudar aquilo que posso mudar. Aceitar aquilo que não posso mudar e discernimento para saber a diferença.

É justamente esse discernimento, que nós precisamos ter! Para não nos sentirmos engessados com relação às mudanças que acreditamos boas e, ao mesmo tempo, termos a iluminada percepção de até onde podemos ir para que isso tenha valia.

Bem, o que é que isso tem a ver com você? Tudo!

Estas relações estão presentes tanto no lado profissional, quanto no pessoal do homem atual que, pensa que é superior hierarquicamente aos animais, ao planeta, às plantas e por isso não deve ser questionado sobre as atrocidades que perpetra a eles! O homem há tempos deixou de ser um líder benéfico ao todo. Seria utópico imaginar uma relação com a terra baseada na liderança consensual e no amor recíproco?

Então poderia dizer que entre a hierarquia e a liderança encontramos a confiança e a disciplina.

Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia (origem) da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue".

No geral, castigo que produz obediência. No entanto, este conceito é muito limitado. A palavra "disciplina" deriva-se de "discípulo" e tanto uma quanto outra palavra, ambas tem origem do termo latino para pupilo que, por sua vez, significa instruir, educar, treinar, dando idéia de modelagem total de caráter.

Assim, a palavra disciplina, além de significar, em sentido acadêmico, matéria, aula, cadeira ou cátedra, também é utilizada para indicar, em educação, a disposição dos alunos em seguir os ensinamentos e as regras de comportamento.

Fazendo um paralelo entre a Escola e o Centro:

Indisciplina é quando o aluno impede que a escola cumpra com seus objetivos. Mas para que essa indisciplina aconteça, ela tem origem em três aspectos: a escola, o professor e o aluno.

A escola; quando a escola não oferece a perspectiva de construir junto às regras de um convívio, de interação, pois a escola precisa de regras e normas que orientem seu funcionamento e de convivência entre os diferentes elementos que nela atuam. Nesse sentido, as normas passam a ser compreendidas como condição necessária ao convívio social.

É diferente num Centro?!?

O professor; quando ele não constrói uma aula significativa; quando não critica que o aluno que “quebra” conceitos que foram estabelecidos sobre os limites. Um dos fatores que mais estimula a indisciplina, ou a falta de consideração dos alunos ao professor é a falta de coerência entre o que o professor diz e o que ele faz. Ou seja, os valores e atitudes cultivados numa escola precisam ser incorporados por toda a equipe de profissionais; a incoerência entre a vivência desses valores pelos professores pode transmitir aos alunos uma visão distorcida dos valores que a instituição cultiva.

Não é o que a assistência espera dos médiuns da corrente?!?
O aluno; quando procura capturar a atenção do professor. Muitas crianças têm uma criação familiar totalmente autoritária, estão acostumadas a serem surradas e a receberem severos castigos. Por esta razão não conseguem viver em ambiente democrático. Mas também há muitos pais que acabam dando liberdade excessiva a seus filhos, criando-os indisciplinados, cheios de dengos, que não conseguem conviver com obrigações rotineiras e sentem-se frustrados quando não são os centros das atenções.

Os limites implicados por estas regras não devem ser apenas interpretados no seu sentido negativo: o que não pode ser feito ou ultrapassado. Devem também ser entendidos no seu sentido positivo: o limite situa, dá consciência de posição ocupada dentro de algum espaço social – a família, a escola, a sociedade como um todo.

Então é mais fácil para os alunos seguir regras que eles ajudam a criar, chegando à disciplina. Para definir regras, de forma democrática. A classe toda discute, sob a condição de que todos aceitem o que a maioria decidir.

Com a negociação de objetivos e regras com os alunos, estes vão aos poucos aprendendo a ter disciplina, pois a disciplina é de modo geral um trabalho de todos em sala de aula. Constrói-se a melhor forma de acordo com a necessidade.

A disciplina é um hábito interno, que facilita cada pessoa no cumprimento de suas obrigações. É um autodomínio, é a capacidade de utilizar a liberdade pessoal, isto é, a possibilidade de atuar livremente superando os condicionamentos internos e externos que se apresentam na vida cotidiana.

William Shakespeare – "Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito."

Respeito é bom e todos gostam!

A sadia convivência em nossos relacionamentos se constrói sobre os alicerces do respeito por aqueles que, de alguma forma, exercem autoridade sobre nós, sejam eles professores, chefes de trabalho, pais, entre outros.

Hoje se nota a falta de respeito de alunos para com os professores, assim como daquele que se vale de um título, quer seja político ou de magistratura, para com aqueles que exercem uma função – julgada por eles – como inferior. Contudo, surpreende notar que a falta de respeito, muitas vezes, começa ainda dentro de casa, seja entre pais e filhos, seja entre cônjuges, entre irmãos etc.

Há filhos que, por se acharem adultos o bastante, mesmo ainda morando sobre o mesmo teto, contradizem os pais, desrespeitando as normas estabelecidas por eles; outros se dirigem à autoridade paterna aos gritos. Interessante levar em consideração que o mesmo ato raramente se repetiria se estivessem em uma discussão com os amigos.

Precisamos lembrar que com quem discordamos em opiniões, seja este um professor, um guarda de trânsito ou um policial, ainda que estivessem equivocados, são merecedores de nosso respeito, e o inverso também é verdadeiro.

Somente aquele que muito experimentou o amor e o respeito poderá efetivamente vivê-los. Se por meio da boa educação dos filhos, conhecemos os educadores, pela demonstração do respeito conhecemos a índole e a integridade do homem, que se encontra em contínua formação.

Penso ser necessário para aqueles que consideram ultrapassado o cultivo do respeito mútuo uma urgente retomada de um novo comportamento. A nobre virtude do respeito pelo outro tende a favorecer o florescimento da excelência da democracia, dos direitos e deveres em todos os nossos relacionamentos.

Frases famosas sobre Respeito:

"Auto-respeito é o fruto da disciplina. O senso de dignidade cresce com a capacidade de dizer para si: não." – Abraham J. Heschel (escritor rabino – austro americano)

"Desconfio do respeito de um homem com seu amigo ou sua bandeira quando não o vejo respeitar o inimigo ou a bandeira deste." – José Ortega y Gasset (filósofo espanhol)

"Ser capaz de respeito é hoje em dia quase tão raro como ser digno de respeito." – Joseph Joubert (escritor francês)

"Sempre é mais valioso ter o respeito, que a admiração das pessoas." – Jean-Jacques Rousseau (filósofo suíço – defendia a liberdade de todos)

"A bondade é o princípio do tato, e o respeito pelos outros é a primeira condição para saber viver." – Henri Frédéric Amiel (filósofo suíço)

"O respeito de si próprio é, depois da religião, o principal freio de todos os vícios." – Francis Bacon (filósofo inglês – fundador da ciência moderna)

"O trabalhador tem mais necessidade de respeito que de pão." – Karl Marx (revolucionário comunista alemão)

"Os homens não têm muito respeito pelos outros porque têm pouco até por sí próprios." – Leon Tolstoi (escritor russo – pacifista)

"Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito." – Georg Christoph Lichtenberg (filósofo alemão)

"Respeitar em cada homem o homem, se não for aquele que é, pelo menos o que ele poderia ser, que ele deveria ser." – Henri Frédéric Amiel (filósofo suíço)

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