sexta-feira, 1 de abril de 2011

Quaresma na Umbanda

A Umbanda é uma religião bem diversificada, tanto em seus rituais, quanto em alguns conceitos, inclusive no que diz respeito à Quaresma. Abordaremos aqui alguns conceitos com relação a esse tema, e longe de queremos impôr nosso pensar, deixamos em aberto para que o leitor tire suas próprias conclusões, baseado em algumas pesquisas sérias, citadas aqui.

A palavra Quaresma vem do latim – “quadragésima”, e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecede a festa do cristianismo: a Páscoa, prática esta, desde o século IV. Este período é reservado para a reflexão, visando o crescimento espiritual através de uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.

A Quaresma é composta de 47 dias, uma vez que no calendário litúrgico os domingos não são contados, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material e os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na Terra, com suas provações e dificuldades. Na Bíblia fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

A Umbanda foi influenciada pelo cristianismo no período colonial brasileiro, com a escravidão dos negros. Dizia-se que era a forma de fazer com que os negros e suas crenças nos Orixás africanos, se tornassem bons cristãos para salvarem suas almas. Desta forma, contrariando o verdadeiro ensinamento de Cristo, a igreja importou milhões de negros nos quatro séculos em que durou a escravidão. Obrigados a se tornarem cristãos, os negros eram obrigados a renegar suas crenças, a tomarem nomes cristãos e a cumprir todo o ritual cristão para não serem punidos.

No Candomblé de nação Angola, nada se faz durante a quaresma; toques, obrigações e trabalhos em geral. Usa-se "cobrir" os sagrados "ibás" do santo até o sábado de aleluia. Para os adeptos da nação Angola, vemos esse período como 40 dias de "liberdade aos eguns", ou seja, "eles" estão "soltos" e respeitam isso.

No site da Aliança Umbandista encontrei um texto muito interessante, que resumo a seguir:

O grande pai Oxalá, com sua infinita bondade e sabedoria, determinou que o Planeta Terra fosse comandado por EXÚ, sendo que o anjo caído é tão belo, quanto o anjo não caído em relação às características criadas pela sua forma. Deixemos por conta de certos filos que pregam o medo e não a verdade.

Uma das leis que aborda a quaresma diz: os espíritos que são aprisionados por Exú, no transcorrer do ano, e aqueles que já estão há muito tempo nas orbes corretivas têm a sua oportunidade, de neste período de “QUARESMA”, obterem a sua evolução, encontrando-se soltos e convivendo entre nós seres encarnados.

Muitos espíritos comportam-se muito bem e até são remanejados para outras esferas de aprimoramento, assim como também uma boa parte destes, tão logo conquistam a liberdade, já se submetem a atos ilícitos, vampirizando e passando-se por guardiões de renome. Estes, com certeza, serão novamente aprisionados, e encaminhados às zonas abismais de maior densidade, até terem novamente suas oportunidades.

Frente a todas as reflexões propostas, e dentro de nossa ignborância, acreditamos que cada casa de caridade, deva seguir a orientação de seus dirigentes, que são, por sua vez, orientados por Entidades de luz, cabendo a Eles, decidir se o Centro deverá ou não abrir na Quaresma. Porém, fica claro, que devemos nos ater à nossa responsabilidade que é a de reforma íntima constante, e vigília maior nesse período.

Paz e Luz a todos!

Um comentário:

assembleiabelem disse...

Acesse nosso site

www.assembleiabelem.br22.com