sexta-feira, 28 de março de 2008

IFÁ

Ifá é a divindade da adivinhação. Não é um Orixá. É um ser intermediário entre os Orixás e os homens. Ifá, entretanto, por trazer aos homens o conselho dos deuses, situa-se numa posição importante. Assim, antes de qualquer empreendimento, de ordem bélica, religiosa ou profana, Ifá ou Fá era consultado.

Na Umbanda, pelo sincretismo, a personalidade mítica do oráculo Nagô Ifá está sendo aproximada do Divino Espírito Santo. Enquanto primitivo oráculo dos Orixás, Ifá não pode ser considerado com divino, no entanto, a sua homologação ao Divino Espírito Santo o está colocando em nível próximo do Divino.

Ifá está assumindo apenas aspectos superficiais da Pessoa do Divino Espírito Santo, através dos símbolos. A personalidade mítica de Ifá se esvaziou, perdendo o conteúdo africano, sem ter adquirido um novo, já que o conceito teológico do Divino Espírito Santo, que serviria de nova roupagem à Ifá, é desconhecido.

Para os umbandistas, Ifá é tido como a estrela que guiou os Magos ao encontro de Jesus recém-nascido, a Pomba - verdadeiro símbolo do Divino espírito Santo. Ifá é considerado como elemento de ligação mágica entre Zambi / Deus e Oxalá / Jesus. A aproximação entre Ifá e o Divino Espírito Santo é ainda puramente conceitual, não se inserindo nas práticas rituais, nem nas letras dos pontos cantados.

O nome de Ifá permanece ligado à prática do jogo advinhatório com os búzios. A fenomenologia do seu sincretismo com o Divino espírito Santo é lacunosa e as etapas de seu processo sincrético desconhecidos. Ifá alçado a posição de terceira pessoa de uma trindade superior, paralela à Trindade Cristã, por ser mal conhecido, se encontra em posição imprecisa e vaga, razão pela qual, não foi assumido no culto, na posição correspondente à que deveria ocupar, daí não ser louvado no início das giras, como sucede com Oxalá.

Lenda - "Ifá era muito pobre e vivia da pesca. Então fez um trato com Legbá - o mensageiro celeste. Ele pediu que Exú lhe arranjasse riqueza e em troca ele seria à Exú como escravo por 16 anos. Exú, muito ladino, conhecedor das artes advinhatórias, ficou feliz em ter a companhia de Ifá. E aos poucos foi ensinando-lhe os segredos do futuro. Usava para ensinar a Ifá uns coquinhos de dendê. Mas, Ifá aprendeu tanto, que já não tinha vontade, nem tempo para limpar a casa de Exú. Um dia apareceu uma bela mulher na casa de Exú. Era Apetebi, e pediu para ajudar a arrumar a casa do Compadre. E aos poucos foi aprendendo a arte da adivinhação. Apetebi só se vestia de dourado e quando passava deixava um rastro de perfume. Ela não era outra se não Oxum. Oxum foi ensinada por lfá através do jogo com 16 coquinhos de dendê. E tanto aprendeu que Exú passou a responder a todas as perguntas da Yabá Menina".

2 comentários:

Silvinha disse...

Gostei de seu blog, crie um espaço para blogs e sites parceiros, aí podemos trocar links.
O q acha da idéia.
Um Abraço
http://erazen.blogspot.com

Anônimo disse...

Este é realmente um Blog sério! Ensinamentos reais e profundos encontrei aqui, obrigada!
Paz e luz para vc!