quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Força do Perdão


O perdão é o caminho mais curto para nos aproximarmos da paz e da felicidade tão almejada por todos nós. Ele nos possibilita ajudar na concretização daquilo que mais desejamos, que é a ordem e a justiça no mundo, onde todos possam ser livres para amar, sem medos e sem serem alvos de preconceitos de qualquer tipo. Vários filósofos escreveram sobre isso, sem falar nos poetas que cantaram, em todas as línguas, esse grito de liberdade!

Pensem comigo, muitas mortes ocorreram, em lutas sangrentas, em nome da defesa própria e até em nome de Deus! No que, aqueles que mataram por amor, ou por defenderem a própria honra, ou em nome de Deus, se diferem de seus algozes? Nos 10 mandamentos está incluso o "Não Matarás", sem falar no "Amor ao Próximo Como a Si Mesmo"! A causa pode ser nobre, mas a ação em si, fere os desígnios de Deus! Tanto sabemos disso, que hoje somos mais evoluídos nesse sentido, tanto com relação a assumirmos esse tipo de solução, quanto no desenvolvimento das leis jurídicas, que nos regem. Somos mais evoluídos, sem dúvida, mas será mesmo, que somos mais amorosos, compreensivos e caridosos? Ou simplesmente, nos sentimos mais intimidados e cerceados em nossas tendências autoritárias, orgulhosas, egoístas e agressivas?

Quantas pessoas conhecemos, que exalam mel e doçura, enquanto não contrariadas em seus desejos e vontades, mas assim que se sentem decepcionadas e não respeitadas, se revelam feras perigosas, destilando veneno em palavras, gritos e sinais corporais extremamente violentos e desrespeitosos, chegando até a agressões físicas, ou, o que é mais comum, semeando, traiçoeiras, a discórdia com injúrias e fofocas maldosas, com a simples intenção de vingança? Quantas pessoas conhecemos que dizem amar uma pessoa, mas se essa pessoa a magoa, ou a rejeita formalmente, aquele "amor puro e verdadeiro" se transforma, imediatamente, em ódio mortal? Ora, o amor inclui respeito, liberdade e desejo incondicional de que o ser amado seja feliz, mesmo que não o seja conosco, não é mesmo? Por que então vemos tanta gente muito amada acabando no cemitério?

Claro que citei exemplos no limite máximo da falta de perdão. Porém, nos transferindo ao outro limite, ou seja, nos exemplos do perdão verdadeiro em seu limite máximo, eu pergunto, quantas pessoas conhecemos que são amáveis e doces, tranquilas e benévolas, tanto na alegria e quanto na tristeza, igualmente no sucesso e na dor, tanto em público, quanto também, com todos os seus familiares, na intimidade do seu lar? Quantas mantém a nobreza de caráter, quando agredidas verbalmente ou ofendidas em sua honra? Quantas mantém a dignidade, quando rejeitadas? Quantas ficam felizes com a felicidade do outro, mesmo quando esta os deixa infelizes? Quantas conhecemos que se calam ao ouvirem impropérios injustos de pessoas ensandecidas em sua cegueira? Quantos efetivamente praticam esse perdão incondicional? Provavelmente, poucos responderão positivamente a essas questões, e mesmo assim, esses conhecem algumas pessoas que agem assim, e é somente na prática desse perdão que chegaremos a ordem e a justiça tão desejadas.

Enquanto existirem atitudes do tipo "Olho por Olho", dificilmente haverá equilíbrio, felicidade e paz em nosso mundo, pois viveremos num ciclo infinito de semear e colher, até aprendermos a nos amarmos incondicionalmente.

Pensando no todo, de maneira universal, parece-nos difícil, quiçá impossível, reverter esse quadro, mas não podemos esquecer, que o mar é feito de pequenas gotas d´água, e a praia também é feita de pequenos grãos de areia, cada pequenina gota d´água, ou cada pequenino grão de areia faz toda a diferença no todo dessas duas belezas naturais. Pensando no esporte, 1 segundo pode dar a vitória para um em detrimento do outro. Na música, em uma orquestra, um único músico, tocando desafinado ou errado, destoa do todo, afetando a qualidade sonora da orquestra toda. Na saúde, uma única célula doente pode afetar a saúde do ser humano, um único cromossomo a mais, pode gerar um feto com problemas genéticos, um único espermatozoide, entre milhões, fecunda um óvulo, enfim, a nossa vida é cheia de exemplos de que pequenas diferenças, fazem muita diferença!

Podemos então fazer a diferença em nossas vidas, mudando, aos poucos, evitando pequenos deslizes, que cometemos em função de nosso orgulho e de nosso egoísmo, passando a praticar o perdão em todas as situações que se façam necessárias. Dessa forma, estaremos alterando o nosso entorno, e isso fará muita diferença em nossa vida! O perdão pode ser praticado em diversas situações simples, em nosso cotidiano, que não nos exigirá um esforço hercúleo, a não ser a nobre vontade em praticar o amor e a caridade, nos tornando pessoas melhores, em nosso próprio benefício!

Podemos fingir não ter percebido aquele ar irônico, aquele sorriso sarcástico, aquelas palavras dúbias, que tanto nos magoam, sem revidar a provocação. Podemos ouvir agressões verbais injustas e nos calar, aguardando um melhor momento para a salutar conversa. Podemos orar ou vibrar amor para aqueles que nos perseguem e que são injustos para conosco. Enfim, podemos tentar compreender o desequilíbrio alheio, sem nos desequilibrar também. Dessa forma estaremos utilizando a força do perdão, em nosso próprio benefício, porque, além de transformarmos um inimigo em amigo, colecionamos novos amigos, que admiram e desejam estarem com pessoas que agem no bem!

Que a prática do perdão se faça cada vez mais presente em nossos corações!

Nenhum comentário: