sábado, 9 de março de 2013

Amor X Orgulho


Quando somos orgulhosos, desfazemos de nossos semelhantes, pois o orgulho é fruto do egoismo. Quem é orgulhoso, acredita-se superior aos outros. Nas leis de Deus, somos todos irmãos e iguais, por que acreditamos que podemos ser mais especiais do que os outros? Sabemos que existem diferenças entre as pessoas, às vezes, bem enormes, mas diferença está somente na fase de evolução em que se encontram, e não em sua essência! Quem apresenta menos defeitos e mais qualidades, é com certeza, um espírito mais vivido, do que aquele que está em um grau de evolução inferior, portanto mais imaturo ainda, por ter tido menos tempo para aprender do que o outro. Por exemplo, uma criança, que ainda não entrou na escola, não é inferior ao jovem formando, eles apenas estão em momentos diferentes de aprendizado, mas ambos são filhos de Deus e iguais perante Ele!

O orgulho impede que perdoemos, pois que nos julgamos melhores que os outros. O perdão beneficia muito mais a quem o dá, do que a quem o recebe. Quando não somos capazes de perdoar, sofremos muito! Primeiro, porque também não conseguimos nos perdoar, segundo, porque a falta de perdão, nos afasta dos outros, que poderiam nos trazer muita felicidade, apenas pela gratidão de ter sido perdoado, pois o perdão reflete compreensão, e todos nós queremos ser compreendidos, desejamos isso ardentemente!

A presença do orgulho reflete a falta de amor. Temos falta de amor, por não sabermos ainda amar. Só conhecemos o amor egoísta, que tudo pede e nada dá em troca. Não sabemos amar, por termos uma percepção limitada da vida, então dividimos o amor em partes: amor filial, amor maternal, amor aos amigos, amor aos animais, amor à Natureza, amor de casais, mas o amor é um só! O amor não se divide! Dividimos o amor, porque estamos aprendendo a amar aos poucos. O amor é um sentimento natural do ser humano, mas ele se perde nos prazeres transitórios do mundo, por esses serem mais atraentes. Em cada experiência vamos aprendendo um pedacinho do amor, para depois podermos integrá-lo e compreendermos o amor universal, sem apegos, sem preconceitos, sem ciúmes, sem preferências.

O amor é livre, porque eleva tanto o espírito, que as leis dos homens e as leis universais não podem alterar seu caminho. Sim, porque o amor não precisa de leis, pois está acima dessas leis, ele flui livremente, respeitando a tudo a todos, recebendo de volta somente amor. O amor constrói, o amor agrega, o amor transforma, o amor é luz! Desejamos muito sermos amados, mas poucos sabemos amar verdadeiramente...

O orgulho nos impede de ouvirmos o nosso coração, sentimos vontade de tomar uma atitude amorosa, mas o orgulho, muitas vezes, nos impede, sua força está no medo de nos sentirmos tolos e de sermos humilhados e/ou rejeitados. Infelizmente o orgulho ocupa a maior parte de nossos corações, refletindo a nossa personalidade egoísta. Damos muitas desculpas para nossas ações, em nome do orgulho, e sentimos orgulho de agirmos assim, bem incoerente, sem percebermos que, dessa forma, nos afastamos de nosso eu verdadeiro, dificultando a obtenção da nossa paz interior. Quantos sofrimentos poderiam ter sido evitados, se agíssemos com mais amor e menos orgulho? Evitamos perdoar para não sofrer, e sofremos por não perdoar, tudo por causa do orgulho.

Todos somos imperfeitos, por que queremos a perfeição dos outros? Por que somos orgulhosos com tantas imperfeições? Tememos que os outros percebam que somos imperfeitos, porque desejamos ser perfeitos como Deus, e isso não é possível ainda. Os puros de coração, a quem Jesus se referiu, são aqueles que reconhecem os seus erros e suas más tendências e conseguem combatê-los com a força de vontade. O importante é reconhecermos as nossas imperfeições e lutarmos contra elas, dominando-as, ao invés de sermos dominados por elas. Esse é o caminho para sermos perfeitos, é isso que é possível hoje, e isso já é bastante difícil e dá muito trabalho, para que gastemos energias cuidando das imperfeições alheias, ou o que é pior, gastando energia em disfarçar nossas falhas, por orgulho, pois dessa forma, apenas adiamos a nossa evolução.

O grande segredo da vida é aprendermos a amar, pois só o amor varre todas as nossas imperfeições, só o amor ilumina e trás a felicidade plena, que tanto desejamos. Porém, no amor, não cabe o orgulho, onde há orgulho, carece amor.

A dificuldade que temos em assumir nossas falhas, nos impede de transformá-las, impedindo a nossa evolução. Quando assumimos nossas falhas, podemos buscar modificar nossos pensamentos e atitudes, superando limites e evitando conflitos, internos e externos, nos liberando para o equilíbrio mental, com infinitas possibilidades de amar, a nós mesmos e aos outros, sem cobranças, sem julgamentos, sem críticas, tudo fica muito mais fácil e prazeroso.

O orgulho nos torna inquietos e ansiosos, pois vivemos em função de uma autoimagem ilusória. Para conseguirmos manter essa ilusão, imaginamos que somos perfeitos e por sermos perfeitos, merecemos tudo, nos tornando egoístas e insensíveis, desejando, cada vez mais, ter coisas, e acabamos nos perdendo, pois não buscamos o mais importante para a nossa evolução espiritual, que é o ser e não o ter. Queremos sempre estar certos, mas erramos ao nos abandonarmos, para corrermos atrás de um imagem ilusória... Quanto desperdício de energia! Nos distanciamos do nosso eu verdadeiro, e vivemos infelizes, sempre querendo mais, e nada irá suprir esse vazio interior, a não ser, que voltemos a buscar a nossa essência, deixando fluir o que temos de bom e modificando o que temos de ruim, esse é o processo verdadeiro, que nos trás equilíbrio, por que perdemos tanto tempo em conquistar poder externo, se o que nos fortalece é o nosso poder interior?

Acreditar-se sempre certo e com todos os direitos, sem respeito ao próximo, é não querer enxergar a verdade, e essa ilusão, nos leva ao abismo, porque, independente da nossa ilusão, a verdade se impõe como luz, e se não estivermos preparados para ela, nos magoaremos muito mais, pois a queda do orgulho é muito dolorosa, não é preferível, lutarmos agora, aos poucos contra nosso orgulho, do que nos perdermos nele? Pensem nisso, e façam escolhas diferentes a partir de agora, o passado já foi, e ele é importante, enquanto um aprendizado, o presente nos pertence, e através dele, podemos construir um futuro mais amoroso e feliz! Vamos tentar?

Nenhum comentário: