segunda-feira, 11 de março de 2013

Advertências Amorosas


Nosso orgulho ofusca nosso raciocínio, como já foi explicitado em textos anteriores. Ficamos cegos, quando feridos em nosso amor próprio. Seria mais sábio ceder a uma orientação amorosa, do que nos iludirmos com nossas crenças de superioridade perante nossos irmãos de luta nessa Terra. Estamos sempre sendo premiados com advertências amorosas, vinda de amigos espirituais iluminados, com o intuito de nos alertarem. Muitas vezes, as recebemos através de intuições, de sonhos, de pressentimentos, de pensamentos, que julgamos nossos mesmos, e outras vezes, recebemos verbalmente, ditas diretamente para nós, através de médiuns de incorporação.

Infelizmente, nos assustamos com essas advertências, acreditando haver um certo exagero em nossa análise, e afastamos nossas lembranças, como um pesadelo ruim que queremos esquecer... Porém, são exatamente desses recursos, que Entidades de Luz se utilizam para nos chamarem a atenção, para nos reorientar em nossas escolhas erradas, que estamos assumindo. Dessa forma, Eles pretendem nos ajudar, evitando maiores sofrimentos, que conscientemente, ou inconscientemente buscamos e acabamos por caminhar na direção oposta à felicidade e à paz interior.

É importante refletirmos, em quantas vezes pensamos que o que Eles nos disseram, ou nos inspiraram, refutamos imediatamente, por acreditar que era para qualquer outro ouvinte, que não nós mesmos... pensamos também que há um certo exagero nas advertências, e que não precisamos levar ao pé da letra tudo o que foi dito, ou pensamos também que é um aviso, mas não necessariamente irá acontecer conosco. Nos comparamos a maioria das pessoas, e identificamos que estamos adequadas ao comportamento da maioria, e, portanto, não devendo ser tão fundamental, nos atermos a estas preocupações... Entretanto, perdemos valiosas oportunidades de redirecionarmos velhos hábitos, nos mantendo em nossas ilusões, para num futuro, mais próximo do que gostaríamos, nos arrependermos amargamente por não termos levado em consideração um alerta amigo! Quantas vezes nos pegamos dizendo para nós mesmos: Ah era isso que Ele queria ter me dito e eu não entendi, ou não ouvi... Também podemos nos surpreender pensando: Ah, se eu tivesse me esforçado um pouquinho só, não estaria nessa situação agora, muito mais complicada do que antes...

Ouvir uma crítica, ainda que amorosa, mesmo vinda de um Espírito Iluminado, é constrangedor e desagradável, e ficamos normalmente resistentes. Ouvi-las e aceitá-las, requer um esforço de mudança, que ainda não estamos preparados, ou estamos iludidos com a nossa verdade individual, sem queremos perceber o todo, o que tornaria nossa análise mais esclarecedora. Porém, é muito pior e mais constrangedor, aprendermos com os choques de um cenário consequente de atitudes inadequadas, ou maus hábitos enraizados, que poderiam ter sido modificados, levando a situações mais suaves, aonde poderíamos ter evitado muito sofrimento. Não seria mais salutar ouvir as advertências amorosas? Por que somos tão ariscos aos nobres conselhos, daqueles que só nos querem o bem?

Não tenho uma resposta absoluta para essas questões, nem uma receita mágica para buscarmos uma mudança interior, sem resistências e/ou sofrimento. O que posso trazer como conteúdo a ser avaliado e compreendido, na medida em que fizer sentido para cada um de vocês, é que temos muita insegurança em nós mesmos, e vivemos com medo de não sermos amados e aprovados. Quando acreditamos que somos seres divinos, fagulhas do Amor de Deus, nada nos amedronta, cientes de nossas mazelas e fraquezas, aspiramos melhorar um pouco mais em cada dia de nossa vida, brincando com nossos escorregões, com humildade e uma vontade firme em buscar evoluir. As críticas nos soam como faróis iluminando nosso caminho, conscientes de que a verdade só pertence ao Pai Maior, e que Ele nos ama incondicionalmente e nos espera pacientemente, durante todo o processo de aprendizagem. Podemos sim, escolher um caminho mais fácil ou mais difícil, mas todos nós chegaremos lá, impreterivelmente.

Podemos optar por sentir as críticas como uma lição de casa para ser analisada e refletida com o coração aberto, ou seja, examinarmos com atenção as observações que os outros fazem a nosso respeito, com integridade e honestidade, se peguntando: serve para mim? É pertinente? Faz eco no meu coração? Preciso reavaliar minhas atitudes? Sempre honestos conosco mesmos, pois o fato de não escutarmos as advertências amorosas de Amigos Espirituais, nos leva a uma triste realidade, que não podemos fugir, a de que não estamos acostumados a nos olhar verdadeiramente, optando por nos vermos como uma imagem perfeita, que, mais cedo ou mais tarde, irá se desmascarar por si só, pois assim é a vida, sabemos disso por experiência própria...

Que possamos ver com mais clareza nosso verdadeiro Eu, com humildade e receptividade para a mudança, bem mais simples, quando somos guiados pelas advertências amorosas de nossos amigos espirituais. Importante ressaltar, que todos nós temos espíritos amigos que nos protegem e nos orientam, mas poucos são acessíveis aos seus nobres conselhos. Jesus disse: "Quem tem olhos de ver que veja, quem tem ouvidos de ouvir que ouça". Ele nos orientava para vermos e ouvirmos com o coração aberto, pois geralmente, mesmo quando ouvimos alguém, nós permanecemos cheios de nossos próprios pensamentos, e dessa forma, não é possível ouvir de verdade, e consequentemente, não é possível nos analisarmos e nos modificarmos, ou nem mesmo, nos apropriarmos de nossa verdadeira verdade...

Quando ficamos acessíveis para ver e ouvir sem preconceito, abrimos nossa mente, passando a ver as coisas como elas são na realidade, e o conhecimento da verdade nos liberta de nossos erros. Transformamo-nos em pessoas mais equilibradas e felizes, quanto mais ouvirmos as advertências amorosas que nos são inspiradas, passando a nos preocupar, exclusivamente, em viver com plenitude, os ensinamentos de Jesus, sem temer as críticas, que com certeza, sempre virão. Que a Paz reine em seus corações!

Nenhum comentário: