segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Babalorixá


Não existe uniformização de ritual dentro dos vários Centros de Umbanda. A extrema complexidade dos rituais para a evocação dos orixás e das Entidades de Luz, ou para outros trabalhos espirituais de caridade, reclama numeroso pessoal, suficientemente instruído e habilitado. É necessário esclarecer a terminologia própria da Umbanda e das atribuições dos vários graus da hierarquia umbandista.

O chefe principal ou dirigente do Centro é denominado geralmente de Babalorixá, cuja tradução é: Babá = pai, Orixá = santo, ou Babalaô, Babaloxá, Babaluê, ou ainda Pai de Santo. Quando for mulher, é “Mãe de Santo”, ou simplesmente Babá. Ele é o zelador, o mestre, o guia terreno, governador espiritual e administrador do Centro. O feminino de Babalorixá é Alourixá, mãe-de-santo.

Babalorixá ou Babá (pai) é um sacerdote, chefe do Centro. É a autoridade máxima na Umbanda. É o responsável por tudo o que acontece, portanto, ninguém faz nada sem sua prévia autorização. Sua função é sacerdotal. Ele conta com a ajuda de muitas pessoas para a administração da casa, inclusive com a Iabá, cuja função, expliquei no último texto. Cada um tem uma função específica na hierarquia, mas todos sabem fazer de tudo para um caso de emergência.

A hierarquia na Umbanda é respeitadíssima por todos os participantes. Um Babalorixá que trabalha na luz, busca sempre o conhecimento, para adquirir sabedoria, despertando a sua razão. É equilibrado, buscando sempre agir de acordo com as Leis que regem o Todo. Possuem muita fé e amam a sua vida e a sua missão, sem falar no amor ao Criador, acima de tudo!

A responsabilidade deles é muito grande, necessitando de muita firmeza nos pensamentos e, principalmente humildade, para garantir sempre a proteção dos espírituos iluminados, seus guias espirituais. Sua missão é ajudar outros médiuns a também trilhar este caminho de evolução, sem falar na responsabilidade em ajudar a assistência, que não é em número pequeno e nem somente com problemas simples. Que Jesus abençoe à todos aqueles que escolheram essa caminho!

Nenhum comentário: