terça-feira, 28 de agosto de 2007

A Divina Trindade na Umbanda


A Trindade, na Teosofia, é conhecida como o Primeiro, Segundo e Terceiro Logos. O Primeiro é o Princípio Imanifestado, o Segundo marca o Princípio da Dualidade - Espírito e Matéria e o Terceiro a Consciência Primordial.

Está sempre presente em todas as religiões. No Egito, por exemplo, eram: Osíris, Ísis e Hórus, na Fenícia: Anu, Ea e Bel. No Cristianismo: Pai, Filho e Espírito Santo. Na Índia: Brahma, Vishnu e Shiva e assim por diante.

Há uma realidade que é universalmente aceita em todos os planos do espírito: a eterna existência do Supremo Espírito - DEUS. Na Umbanda, Deus é considerado a Perfeição Absoluta, como a Suprema Consciência Una. Acreditamos que o Supremo espírito domina e dirige tudo, como tudo entendemos todos os Seres Espirituais, a Substância Etérica, ou seja, a matéria e a energia. O tudo também é o Espaço Cósmico e a Eternidade.

Deus, o Supremo Espírito é o Criador do Universo. Ele é o único conhecedor das origens e causas de tudo e Ele estende Seu poder sobre as várias Consciências Espirituais, criando as Hierarquias Galácticas, Solares e Planetárias. Importante esclarecer que entendemos Criar como Transformar. Ele é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Ele está presente em tudo e em todos através das Hierarquias por Ele constituídas. Ele foi, é e será sempre atemporal, isto é eterno.

Ele é o Divino Ferreiro que malha incessantemente na Bigorna Cósmica, plasmando através da Sua Vontade tudo aquilo que existe, o que é, e tudo aquilo que não existe, mas é. Ele é o Senhor de tudo, do nada e de todas as realidades.

Portanto na Umbanda, Olorum, o Supremo Deus, se expressa através da: Energia, Vida e Consciência.

A Energia corresponde ao Poder, Atividade, Vigor, Firmeza, enfim, tudo o que se encontra manifesto ou latente em tudo quanto existe.

A Vida tem sua origem na grande fonte cósmica, que por sua vez, se faz representar pela manutenção dos corpos vivos, desde o mineral ao reino animal. A existência é um ato de amor.

A Consciência é a mente perceptiva, voz interna que clama no reino dos homens, procurando ajustá-los à realidade una. Culmina na ascensão dos espíritos diletos para o regaço do Criador.

Nenhum comentário: