quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Linha das Pombo-Giras


Pombo-Gira é o nome dado aos Exús femininos. O termo Pombo-Gira deriva do termo “Bombogira”, que significa Exú em Nagô - língua angolana. A origem do termo Pomba-Gira, também é encontrada na história. No passado, ocorreu uma luta entre a ordem dórica e a ordem iônica. A primeira guardava a tradição e seus puros conhecimentos. Já a iônica tinha-os totalmente deturpados. O símbolo desta ordem era uma pomba-vermelha, a pomba de Yona. Como estes contribuíram para a deturpação da tradição e foi uma ordem formada em sua maioria por mulheres, deu-se então a associação.

Como comentei em outro texto, os Exús são muito mal interpretados, o mesmo acontece com a Pombo-Gira. Dizem que Pombo-Gira é uma mulher da rua, uma prostituta. As distorções e preconceitos são características dos seres humanos, quando eles não entendem corretamente algo, querendo trazer ou materializar conceitos abstratos, distorcendo-os.

Pombo-Gira é uma manifestação feminina de Exú, com suas aspirações, vontades, valores e princípios. Pena que muita gente acha que, por elas darem gargalhadas e usarem termos "vulgares", elas sejam prostitutas, ou o foram quando encarnadas. Podemos conferir que existe muita mulher que se utiliza de termos vulgares, piores que as Pombo-Giras, e nem por isso, são consideradas prostitutas.

As Pombo-Giras são grandes magas e conhecedoras das fraquezas humanas. Elas são como os Exús, executoras da Lei e do Karma. A função das Pombo-Giras, está diretamente relacionada à sensualidade. Elas freiam os desvios sexuais dos seres humanos, direcionam as energias sexuais para a construção e evitam as destruições. A sensualidade desenfreada é um dos "sete pecados capitais" que destroem o homem: a volúpia. Este vício é alimentado tanto pelos encarnados, quanto pelos desencarnados, criando um ciclo ininterrupto, caso as Pombo-Giras não atuassem neste campo emocional.

Cabe a elas esgotar os vícios ligados ao sexo. Quando um espírito é extremamente viciado ao sexo, elas, às vezes, dão à ele "overdoses" de sexo, para esgotá-lo de uma vez por todas. Elas, ao se manifestarem, carregam em si, grande energia sensual, não significa que elas sejam desequilibradas, mas sim que elas recorrem a este expediente para "descarregar" o ambiente deste tipo de energia negativa.

São espíritos alegres e gostam de conversar sobre a vida. São astutas, pois conhecem a maioria das más intenções. Devemos conhecer cada vez mais seu trabalho, pois elas estão do lado da Lei e não contra ela.

As Pombo-Giras são espíritos mal compreendidos, mas que, apesar disto, continuam a contribuir eficazmente para os trabalhos de Umbanda, como humildes trabalhadores espirituais, que não medem esforços para minorar o sofrimento humano.

Gostaria de esclarecer outro mito, que existe em torno delas. A incorporação de um Exú ou de uma Pombo-Gira, independe do sexo ou da sexualidade do médium, isto quer dizer que um médium homem jamais terá sua sexualidade transmutada ou interferida porque incorpora uma Pombo-Gira e a recíproca é verdadeira. Estas crenças em nada conferem com a realidade da pura espiritualidade e, pelo contrário, distorcem ainda mais a verdade dos fatos.

Nenhum comentário: