sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Médium na Umbanda


Para ser Iniciado na Sagrada Corrente da Umbanda é preciso querer servir desinteressadamente, tendo respeito e amor pelo seu sememlhante. Iniciação não é disputa, não é status, e nem muito menos, meio ou fim para extravasar orgulho, vaidade ou egoísmo. Quem assim pensa e age, seguramente está muito distante da Iniciação, e mais longe ainda de ser um verdadeiro Iniciado.

O iniciado em verdade entende que seu conhecimento não é para ser ostentado, nem muito menos para sobrepujar quem quer que seja, e sim para servir e orientar seus irmãos ainda distanciados, não só das grandes Verdades Universais, mas das Verdades Elementares, que custam a ser assimiladas pela grande maioria.

O verdadeiro iniciado é simples, humilde, nunca é soberbo e meuito menos vaidoso. Sempre acha que nada sabe, e se alguma coisa sabe, é por obra da Misericórdia Divina. Quanto mais se é Iniciado, mais interesse existe pelos simples e ignorantes. Busca o Iniciado, meios sinceros e verdadeiros de elevá-los a níveis superiores de consciência, fazendo isso de maneira simples e sem afetação.

Na Umbanda, Iniciação é o despertar gradativo e ordenado da consciência do Ser Espiritual, seja ele encarnado ou desencarnado. Iniciar-se é conhecer-se gradativamente, sendo consciente de suas limitações, o que trará ciência de suas ações. É atingir um grau acima da compreensão comum, sem que com isso, sinta-se como acima de todas as coisas, inclusive de si mesmo.

Iniciar-se é renovar-se, adquirir e cultivar cada vez mais as faculdades nobres do Espírito, buscar a sua própria essência, entendendo-a e incorporando-a para melhor cumprir sua tarefa em relação a si e aos outros na sua atual reencarnação.

Na Umbanda, o Auto-Conhecimento é muito importante, é uma fase inicial de consciência, onde o Iniciado, gradativamente, vai tomando conhecimento de si mesmo, sabendo de suas virtudes e defeitos. São raros os que buscam se conhecer integralmente, buscando incessantemente o aperfeiçoamento, que vem pela meditação sincera e com a mudança de hábitos. Mudanças não bruscas, nem radicais, mas sim conscientes e constantes, que visam retirar o Ser da materialidade comum e elevá-lo aos mais altos planos da Vida Universal.

É nesta fase que o Ser Espiritual busca a sua Essência, que na Umbanda é chamado de Vibração Espiritual. A Essência não é algo separado do Ser Espiritual, é algo que lhe é inerente, mas que está adormecida, e quando despertada, une o Ser Espiritual com sua Vibração Espiritual ou Orixá. É o despertar da consciência.

Nenhum comentário: