terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

REFORMA ÍNTIMA – UM CAMINHO PARA A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL - Parte II

Pessoas que se expressam apenas por imperfeições possuem uma que é básica. A imperfeição básica é a responsável pelo que a pessoa é, tanto espiritualmente, como mentalmente, e mesmo fisicamente. Como uma imperfeição básica expressa-se muito fortemente, estimula nas pessoas a busca de situações de vida que a alimente, impedindo o afloramento das virtudes. A grande dificuldade é que a batalha só poderá ser ganha com uma única arma – o reconhecimento, pela própria pessoa, de que possui aquela imperfeição, pois somente pela conscientização e aceitação disso é que poderá transformá-la em virtude.

O pior ignorante é aquele que ignora a própria ignorância. Todas as imperfeições são nutridas por sentimentos de ódio, que expressam atitudes de retenção, mesmo que mínima, de objetos, coisas, pessoas, posições, títulos. Enfim, é tudo aquilo que desenvolve a necessidade de possuir, enquanto as virtudes são nutridas por sentimentos de amor, mesmo que também mínimos. É tudo aquilo que, libertando, desenvolve a capacidade de doar, assim como o solo nos doa as suas virtudes, ele ama, só não sabe disto.

O que caracteriza um ato de amor ou de ódio é a intenção. Ela é o fiel da balança que determina se um ato tem base no amor ou no ódio, mesmo que a intensidade seja muito pequena. O ódio é a ausência de amor.

O homem é um ser especial no universo, ele tem como missão conhecer-se a si mesmo, quando tomou conhecimento sobre si, de que era um homem e não um animal conquistou um grande poder, o poder de decidir. Com isso, começou a aprender a dominar e a desenvolver a mente por si só. Como não temos ainda pleno controle sobre a mente, ainda erramos muito. O homem é como um diamante bruto, em que suas impurezas, ou seja, suas imperfeições terão de ser lapidadas, para que no futuro, ele possa expressar brilho, por meio de suas virtudes. Quando bloqueamos o fluxo de energia, ou seja, quando não desenvolvemos as nossas virtudes, insistindo em agir nas imperfeições, bloqueamos a energia e adquirimos doenças. Devemos estar sempre atentos para aproveitar todas as oportunidades que a vida nos dá, de desenvolvermos nossas virtudes, para não atrairmos mais situações complicadas, até mesmo as doenças. Nosso destino é traçado por nós mesmos, a cada ato, quanto mais permanecermos se expressando pela imperfeição, amis criamos, mesmo sem saber, situações de sofrimento, que poderão chegar até a comprometer nosso próprio físico, com doenças.

Importante identificarmos em nós, cada imperfeição, pois ela é a semente de uma virtude. Vejamos alguns exemplos:

A avareza – é a necessidade de reter, só para si, bens materiais, dinheiro, ou seja, é a necessidade de reter coisas, o que transforma as pessoas em escravas delas mesmas. Ela é semente da virtude do desapego. O desapego é a capacidade que permite a uma pessoa possuir as coisas sem a necessidade de as reter, para não se tornar escrava delas. Livrando-se da avareza, pode-se viver em paz e harmonia, dando e recebendo equilibradamente, assim como o solo dá para a árvore os nutrientes necessários. Agindo assim, com desapego, liberamos o fluxo de energia que retemos, entrando em sintonia com o universo. Quando se bloqueia o fluxo de energia, o desequilíbrio se instala, nos deixando à mercê de várias doenças. A avareza, que é uma retenção, devido ao medo de ficar sem, de não ter, gera problemas físicos, principalmente nas pernas e pés, na coluna vertebral, intestinos, nariz e mucosas.

O que para nossa limitada e relativa visão é um erro ou um equívoco, para a visão Divina é mais uma pedra de dominó que se encaixa, alicerçando a continuidade.

A prepotência – é expressa por posturas de superioridade, em que a pessoa tende a demonstrar, por ações, que tem o poder do dominó sobre a própria vida, e sobre a vida alheia. Os prepotentes consideram-se imprescindíveis e perfeitos, diante de qualquer situação. Ela é a semente da benevolência, que nada mais significa do que ser complacente com os outros e consigo mesmo, compreendendo as limitações próprias e alheias. A prepotência, em detrimento da benevolência desenvolve doenças que causam problemas mentais e atingem principalmente a cabeça, o cérebro e o sistema nervoso.

Nenhum comentário: