sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Como Lidar com a Ansiedade


A ansiedade é uma sensação que quase todos nós sentimos, uma ou outra vez em nossas vidas, e claro, que o médium iniciante não escapa desta situação. A ansiedade surge em momentos de preocupação, tensão e apreensão, sentida como antecipação a problemas. A vontade do médium em trabalhar, e ainda não estar preparado, é grande, mas maior ainda, é a ansiedade de estar fazendo tudo certo, esse é um processo natural no desenvolvimento, e reflete muita responsabilidade. Porém, a ansiedade passa a ser um transtorno, quando se torna exagerada, por preocupações excessivas e não realistas em situações corriqueiras. O problema é que a ansiedade, num nível acima do normal, afeta o físico e até o trabalho de desenvolvimento mediúnico, pois o médium acaba interferindo e atrapalhando o trabalho dos espíritos de luz.

Como já escrevi em outros textos, o saber e aceitar que tem uma dificuldade, é o passo mais importante para a mudança. Quando reconhecemos que somos ansiosos, podemos alterar esse estado de espírito para um mais adequado à nossa saúde física, bem como à realização de qualquer tarefa, por mais simples que seja, não importa, se ela gera uma ansiedade, temos que lidar com isso, para podermos caminhar, pois senão avançaremos para o próximo passo, bem mais perigoso, que é o do medo.

A ansiedade é um sinal de alerta, que nos permite ficarmos atentos a um perigo iminente, tomando as medidas necessárias para lidar com a ameaça. É um sentimento positivo e útil, pois sem ela, estaríamos vulneráveis aos perigos e ao desconhecido. É uma sensação natural, que se apresenta no desenvolvimento normal de todos nós, em situações de mudanças e nas experiências novas e inéditas. O novo gera ansiedade, por ser desconhecido, e temos que admitir, que a mediunidade é um processo bem diferente de tudo que já vivemos, mas nem por isso deixa de ser natural. Nosso receio revela responsabilidade e seriedade ao iniciarmos um desenvolvimento mediúnico, mas o excesso pode atrapalhar o processo. Por exemplo, é natural sentirmos ansiedade nos primeiros dias de uma nova escola, ou em um novo trabalho, mas se esse sentimento persistir, irá afetar a nossa produtividade não é mesmo? Existe um tempo de adaptação, mas espera-se que logo você esteja integrado ao novo ambiente, pois se assim não for, você não desempenhará bem seu papel.

O mais importante é mantermos a nossa firmeza de pensamentos e de vontade para continuarmos nosso desenvolvimento, e conseguirmos agir, sem aflição ou ansiedade, lembrando que a dúvida e a incerteza são deveras saudáveis, quando iniciamos um processo desconhecido, como por exemplo o desenvolvimento mediúnico. A ansiedade é absolutamente natural, pois a preocupação é importante para a adaptação às novas situações. A busca pela compreensão do que sentimos, ao nos desenvolvermos como médiuns, é grande, e em cada incorporação, identificamos mais as energias, diferenciando o que é ou não, imaginação nossa. Precisamos aprender a confiar nas Entidades, nos deixando levar pelas palavras e sensações, que surgem em nossa mente, percebendo, cada vez mais claramente, quando não são nossas. Quando não confiamos nas Entidades, interferimos negativamente nos trabalhos de assistência, o que não é positivo. Porém, importante ressaltar, que precisamos aprender a identificar a diferença entre uma Entidade de Luz de um espírito leviano, e isso só é possível, se buscarmos apreender os conceitos elevados da doutrina espírita, bem como efetuarmos a nossa reforma íntima.

O sentimento de vergonha aumenta a ansiedade, pois nos preocupamos se os outros notaram a nossa insegurança, e isso só nos revela, que somos orgulhosos. É um excelente sinal para nos atentarmos a esse perigo, porque o orgulho é a raiz de muitos males, os quais precisamos combater. Para tranquilizar um pouco a ansiedade com a preocupação com os outros, vale ressaltar, que cada um está muito mais preocupado consigo mesmo do que com você, eles estão na mesma luta que você, ou seja, tentando se preocupar com a própria performance e com a aceitação e a aprovação social, e assim como você, e porque não dizer, talvez mais preocupados que você, procurando perceber se você, assim como todo mundo, estão notando suas inseguranças, e/ou julgando suas atitudes e ações, incrível, não? Nesse ponto, a ansiedade já não é mais útil, porque ela é reflexo de um medo imaginário.

O sentimento de culpa gera muitos distúrbios da ansiedade, sentimos insegurança, decorrente de pensamentos e ações indevidas, necessitando nos reabilitar. O sentimento de culpa é sempre um colapso da consciência e, através dele, sombrias forças se insinuam. A culpa abre portas para a influência de espíritos malignos e vingativos, iniciando-se um processo de obsessão. Nesses momentos, é imprescindível nos lembrarmos das doces palavras de Emmanuel, através de nosso querido Chico Xavier: "Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim." O intuito dessa frase é nos estimular a aprender com nossos erros, e com esperança, iniciarmos um novo começo de acertos.

Bem, novamente preciso falar de humildade, pois é ela que vai ajudar a diminuir a ansiedade. Com a humildade assumimos que nada sabemos, e não nos preocupamos com o julgamento alheio, porque o que nos importa, é estarmos bem conosco mesmos e com Deus! A humildade parece uma qualidade que revela fragilidade, típica de homens fracos e covardes, mas a verdade é que ela nos torna infinitamente mais fortes, para enfrentarmos qualquer desafio que se nos apresente! Ela elimina a ansiedade, pois que não sentimos mais vergonha de nossos erros e falhas, já que os identificamos e decidimos que não cometeremos mais esses erros no futuro. A humildade nos dá a clareza e a compreensão para percebermos esses desvios em nossa caminhada para luz, e nos dá forças para acreditarmos, que podemos fazer diferente e melhor! Portanto, ela elimina também o sentimento de culpa, evitando que tenhamos medos imaginários. A humildade nos revela aonde devemos colocar a nossa atenção, qual o foco que daremos prioridade para combatermos o mal que existe dentro de nós. E, além de tudo, ela nos dá a força e a fé necessárias para nos garantir, que conseguiremos vencer, com passos de formiguinha, é verdade, mas serão passos firmes, certeiros e, o que é melhor, sem ansiedade!

Sejam felizes, sem ansiedade! Fiquem em paz e com Deus!

Nenhum comentário: