sábado, 30 de março de 2013

Benefícios do Autoconhecimento


Servir a Deus de forma útil é estudar e praticar seus ensinamentos de uma forma mais livre e consciente, menos arraigada a dogmas e a fatos históricos, porém mais próximos das necessidades do ser humano. Uma das necessidades do ser humano é o autoconhecimento, somente quem se conhece bem, seus pendores, seus instintos e seus próprios sentimentos é que se encontra apto a compreender-se e a transformar-se, aproveitando todas as lições que a vida lhe apresente. Compreendendo-se o homem pode ser feliz e evitar o sofrimento. Coincidências não existem, tudo acontece como tem que acontecer, e sempre é para o nosso bem, ainda que não possamos compreender, de imediato. Observemos a vida, com atenção, e perceberemos a lógica e a Mão de Deus em tudo, sempre sábio e amoroso, visando nosso crescimento espiritual.

O sofrimento existe e faz parte da vida, e é através dele que nos aproximamos de Deus, contudo, não é esta a única possibilidade, ou o único caminho possível, para evoluirmos espiritualmente. Aprendemos com o sofrimento porque ainda somos ignorantes para compreender os desígnios de Deus e para perceber que podemos optar por caminhos menos dolorosos, para evoluirmos. Não é o sofrimento que nos aproxima de Deus, mas sim, o aprendizado que tiramos do sofrimento, ou seja, de alguma forma, conseguimos transformar a dor em nosso próprio benefício, porém, como já disse, essa não é a única opção possível.

Podemos aprender a transformar nossas imperfeições movidos pelo amor, e não apenas pela dor. Mais dificuldade temos em entender isso, quando vimos as crianças sofrerem, pois pensamos, ingenuamente, que elas nada fizeram para merecer o padecimento que vivem, nos esquecendo de que a aparência pode ser infantil, mas o espírito já viveu muitas vidas, portanto, é bem mais velho.

Pensemos no sofrimento frente às doenças. A enfermidade começa na alma e se cristaliza no físico. A doença nos mostra que algo não está bem na alma, que há um desequilíbrio em nossas atitudes, apontando um caminho para nosso restabelecimento, não somente do físico, mas, principalmente, no plano espiritual. Sentimentos como a tristeza, o rancor, o ódio, a culpa, a mágoa, o ressentimento fazem parte da vida, e adoecem a alma. Podemos perceber, claramente, que há uma ligação direta entre a enfermidade e os conflitos internos que porventura se instalem em nossos corações. Por exemplo, muita raiva guardada dentro de si mesmo, provoca doenças no fígado. Quem não expressa seus desafetos, não tendo coragem em verbalizar seus sentimentos de raiva, acabam prejudicando o próprio fígado. Com isso não quero dizer, que devemos sair por aí agredindo à todos que nos ofendam, temos sim, que agir com discernimento e respeito, sem invadir a vida dos outros. Precisamos aprender a perdoar e a respeitar os outros. Não se domina um sentimento negativo, fingindo que ele não existe, dessa forma, apenas mascaramos nosso sentimento, que fica latente e reprimido, quando deveria ser compreendido e externado. Não basta aceitar, é preciso compreender.

Pessoas solitárias, tristes, carentes, que se sentiram abandonadas e/ou rejeitadas apresentam problemas respiratórios mais ou menos graves, afetando diretamente os próprios pulmões, pois perderam a vontade de viver, de inalar a vida, através do impedimento em inalar o ar em seus pulmões. Quando sentimos inveja, temos perfeita clareza do que, e de quem invejamos, mas senão aceitarmos esse fato, não conseguiremos evoluir espiritualmente, nem lidar com esses sentimentos não saudáveis e, provavelmente, ficaremos doentes. Precisamos aceitar que estamos com inveja e lidar com isso, visando nosso crescimento interior. Quando não lidamos com esse sentimento, nos escondemos atrás de uma máscara muito perigosa, a da crítica, que é mais aceita socialmente, sendo que a inveja é feia e reprovável por todos. Por que sinto inveja é o que preciso pensar, aceitar e aprender a conviver com esse sentimento, e não negá-lo. Entender o porquê sentimos inveja, nos leva a compreensão de um sentimento negativo que temos em relação a nós mesmos. Precisamos entender que acreditamos que não somos capazes de fazer algo, nos sentimos incapazes de fazer determinada coisa, e isto não é saudável, porque todos nós temos a mesma capacidade para fazer qualquer coisa que queiramos, mas precisamos acreditar nisso! Acreditar em nossa própria competência e em nossa capacidade de fazer o que quisermos, e direcionarmos a nossa energia em prol desse desenvolvimento, não gastando energia em invejar os outros e criticá-los, não seria mais inteligente?

Aceitar um sentimento negativo próprio, é o primeiro passo para perceber que ele nos faz mal, assim como a todos que convivem conosco, nos gerando uma grande força interior para poder mudar isso! Quando o sentimento é negativo em relação a outra pessoa, precisamos ser sinceros com o nosso ofensor, e não revidar a ofensa. É preciso ser claro no quanto nos magoou e assim, darmos oportunidade para que o outro possa se rever, pois acreditem, muitas ofensas são inocentes, ou seja, nem sempre o outro tinha uma intenção direta em nos magoar, mas sim em atingir um objetivo próprio, sem perceber, que estaria magoando alguém! Comunicação é tudo! Reflitam honestamente, quantas vezes, vocês mesmos, magoaram alguém sem querer? Se você conseguiu enxergar isso e se desculpar foi bom, mas quando não... a tristeza é imensa, fora o desenvolvimento da culpa, que nos martela a consciência, sempre que vivemos uma situação parecida, não é verdade?

Precisamos expressar, de maneira saudável, todo e qualquer sentimento negativo que sintamos, não só a raiva, como também a mágoa, a tristeza, nossos medos e inseguranças. É preciso assumir nosso sentimento, para poder lidar com ele, só assim, entenderemos os porquês, e poderemos modificar nosso modo de agir e de sentir, conseguindo assim, atingir o equilíbrio físico, livre de doenças, bem como, eliminar o sentimento negativo, dominando-o e tornando-nos pessoas melhores.

Vocês podem achar tudo isso muito complexo e difícil de ser realizado, mas se observarmos bem, veremos que a vida é realmente muito simples, nós é que complicamos as coisas e as relações. Com amor e compreensão podemos minimizar muitos sofrimentos, para isso basta que nos conheçamos intimamente e busquemos conhecer e entender os outros também, sem maldade e/ou vingança, apenas com amor, respeito, compreensão e com a maravilhosa capacidade de perdoar. Experimentem, vocês não irão se arrepender! Nos conhecer, verdadeiramente, é o maior e melhor presente que podemos nos dar a nós mesmos!


Nenhum comentário: