quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

SETE LINHAS DA UMBANDA - Parte III

TERCEIRA LEGIÃO – OXOSSI


Caçador das almas. É o caçador: é a própria flecha: identifica-se com o elemento ar, que é regulado pela vegetação. O significado mágico de seu nome está na própria palavra:
OX = Lição e Movimento
O = Círculo
SSI = Viventes

1º) CABOCLO PELE VERMELHA:

São oriundos das civilizações inca, maia, asteca, suichuia. Recebem o apelido de Pele Vermelha. Possuidores de grande sabedoria transmitem a energia da inteligência. Falam dialeto desconhecido e se comunicam por gestos. Cores: verde e branco. Aceitam obrigações nas matas, em lugar de difícil acesso. Tribo: ianque.

2º) ARARIBÓIA:

Caboclos das matas e montanhas, responsáveis pela lei da selva, lei severa e sem pena. Trabalham nesta falange os caboclos que ajudam os injustiçados no direito de sustento e sobrevivência. Cores: verde e branca. Tribo: tupaynynga.

3º) JUREMA:

Caboclos do culto do Yacy e Ruda. Trabalham com a força de Oxossi e Ossãe. Cor: qualquer tonalidade de verde. Obrigação: nas mat5as ou qualquer lugar florido e acolhedor. Tribo: Muyrakitã.

4º) GUARANIS:

Caboclos guerreiros e defensores da mata. Apesar de guerreiros são conhecidos como a falange da paz. Cores: verde e branca. Tribo: Araúna.

5º) TAMOIOS:

Caboclos que trabalham na magia. São caçadores de almas. Dominam a feitiçaria, por isso são chamados de Bumba na Kalunga. Assim como Muyrakitã é a sabedoria feminina. Grajauna e o tembetá. São humildes e pacientes. Cor: qualquer tonalidade de verde. Obrigação: em qualquer ponto da mata. Tribo: Grajauna.

6º) TUPIS:

Caboclos de Oxossi, conhecidos como flechas de fogo. São ágeis na caça. Flechas de fogo, deve-se ao seu caráter irriquieto, além de serem rápidos como o raio. Cores: verde e branco. Obrigações: qualquer lugar da mata. Tribo: Jatanky.

7º) URUBATÃ:

Caboclos das colinas e montes onde existem flores, pois são ligados na vibração de Oxalá. Representam a ordem e a justiça da Macaia. Os caboclos desta legião dificilmente incorporam. São normalmente velhos e de muita sabedoria. Quando usam o médium é mais como missão cármica.

Apetrechos de Oxossi: Usam todos os apetrechos indígenas.

Ervas: manjericão, cipó caboclo, malva branca, sabugueiro, folha de jurema e samambaia.

Nenhum comentário: