quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

SETE LINHAS DA UMBANDA - Parte IV

QUARTA LEGIÃO – IEMANJÁ


O Princípio Criador representado pela água, o leite materno generoso e vital para condições de geração e sobrevivência fecunda.

1º) SEREIA DO MAR (são encantadas):

Caboclos e sereias que apresentam formas encantadas que irradiam as forças misteriosas do fundo do mar. Cor: branca transparente. Obrigações: na água do mar ou beira de rios. Velas azuis, fitas azuis, espelho, pente, flores, alfazema e sândalo.

2º) CABOCLA YARA (rio):

Sereias de beira de rios e cachoeiras que desembocam no mar. Cores: azul clara e branca transparente. Obrigações: beira-rio.

3º) NANÃ (fontes) ou BUREQUÊ:

Trabalha na beira de fontes e manipula as energias que protegem os lares, trazendo paz e compreensão. Protetora de mães, esposas e professoras. Cores: azul clara, lilás e roxo.

4º) IANSÃ (chuva):

Trabalha no tempo. Protetora daqueles que carregam grandes responsabilidades. Cores: branca, amarelo, azul marinho. Obrigações: no bambuzal e pedreiras.

5º) OXUM (cachoeira):

Trabalha nas cachoeiras e manipula as energias que movimentam as águas fluídicas, trazendo medicamentos espirituais. Cores: azul claro e amarelo. Obrigações: na cachoeira e beira de rios.

6º) IDAIÁ (lágrimas):

Trabalha nos lagos e manipula as energias que nascem puras e tranqüilas. Comanda as energias das matas (sobrevivência), pedra (justiça), tempo (chuva) e na paz (céu) gera uma energia infantil, justa e vibrante. Cores: azul claro e rosa.

7º) CABOCLA JANAíNA (mar):

Conhecida como mãe d’água, manipula as energias do amor conjugal. São ligadas também com a vibração de Oxalá. Cores: azul claro.

Apetrechos de Iemanjá: Não costumam usar nenhum tipo de apetrechos, a não ser vestes da própria casa.
Ervas: Lágrima de Nossa Senhora, ervas da lua, espada de Iansã, folha de bambu e folha de camomila.

Nenhum comentário: