segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Imaturidade Espiritual


Todos nós erramos nessa vida, uns mais, outros menos, cada qual age de acordo com a maturidade espiritual que tenha atingido. Ocorre o mesmo com nossos inimigos. Ao compreendermos esse fato, facilitamos o nosso perdão, frente a qualquer ofensa que se tenha feito contra nós. Fica muito mais fácil perdoarmos os nossos inimigos, pois o percebemos como seres falíveis como nós, porém mais imaturos espiritualmente, carentes de aprendizado, que só adquirirão às custas de muito sofrimento no futuro.

Quando perdoamos, nos libertamos, e não desenvolvemos doenças sérias, consequências de sentimentos negativos, tais como a depressão, a tristeza, a mágoa, a raiva, o ódio, o desejo de vingança. A ciência tem feito grandes descobertas nesse sentido. O equilíbrio emocional garante uma vida mais saudável, e esse equilíbrio está diretamente ligado ao perdão, que é fruto da compreensão da imaturidade espiritual de nossos inimigos. Não esperamos uma atitude responsável de uma criança, da mesma forma que não podemos esperar o amor dos imaturos espiritualmente, eles irão amadurecer, no momento certo, através de lágrimas vertidas a custo de muito sofrimento.

A criança, quando nasce, é egocêntrica, acredita que o mundo gira ao seu redor, e que ela é o centro do Universo. Aos poucos ela aprende que existem mais pessoas a sua volta, entendendo que precisa dividir, respeitar, compartilhar. Aceita que as vezes vai ganhar, e em outras vezes vai perder, aprendendo aos poucos, conceitos como justiça, direitos iguais, honestidade, ética. Começa a compreender, que para se obter algumas coisas, há necessidade de se investir em esforço, estudo, treino, paciência, e que há momentos de prazer e diversão, e há momentos de responsabilidade e, principalmente, que a mentira magoa, que a agressão física dói. Cada criança aprende numa velocidade diferente, algumas nem aprendem e outras, infelizmente, preferem trilhar caminhos mais tortuosos.

O mesmo acontece com a alma, dependendo da sua maior ou menor resistência em aprender, das tendências mais ou menos virtuosas, a alma passa a vida aproveitando, ou não, diversas oportunidades de aprendizado, amadurecendo aos poucos, mas sempre tendo que assumir a responsabilidades por suas escolhas. E assim, vai amadurecendo espiritualmente. Todos nós somos assim, somos iguais. A diferença está no estágio de maturidade espiritual. Todos precisamos de amor, de compreensão, de perdão, por que insistimos em negar ao próximo, aquilo de que somos também carentes?

Resta-nos saber em que grau de maturidade espiritual nos encontramos, no bebê egocêntrico, na criança mimada, no adolescente mais esclarecido, porém sem preocupações que não sejam só consigo próprio, no jovem desejoso de conquistar e dominar o mundo, no adulto mais equilibrado e coerente com seus princípios morais, ou no idoso sábio, que sabe esperar o amadurecimento dos outros, acostumado a observar as quedas naturais, pelas quais ele mesmo vivenciou e, pacientemente aconselha aqueles que lhes buscam a sabedoria adquirida com o passar dos anos?

Imaturidade Espiritual é tentar controlar o destino dos outros e o próprio, acreditando-se superior aos outros. Maturidade Espiritual é respeitar as limitações dos outros, sabendo-se falível também. Entre um e outro há muitos graus de imaturidade e maturidade espiritual, o importante é termos vontade de sermos melhores do que ontem, aprendermos com nossos erros e não errarmos mais os mesmos erros, e procurarmos agir sempre no bem, bem como respeitarmos os processos alheios, através da compaixão, da misericórdia e do perdão.

Paz e luz em sua busca pela Maturidade Espiritual.

Nenhum comentário: