domingo, 20 de janeiro de 2013

Sonhos Ousados


Ter idéias, metas, planos, sonhos é muito bom, se esforçar para atingi-los é melhor ainda, pois o trabalho dignifica o ser humano! Porém, quando passamos por cima dos valores éticos, e enganamos outras pessoas para atingirmos esses mesmos objetivos, evitando o esforço sadio para tal, passamos a agir de modo equivocado, movidos pela ambição, e provavelmente não iremos nos sentir realizados ou felizes com o resultado.

Não podemos ter uma vida sem metas alicerçadas no amor, na justiça, no respeito, na honestidade e na fidelidade, e esperarmos resultados positivos. Poderemos obter um cargo desejado, uma fortuna grandiosa, e até termos a pessoa, que acreditamos amar, sob nosso domínio, mas sentiremos a amargura da solidão no alto poder, a alegria efêmera do conforto, sem a felicidade no coração, tão almejada, e a carência de amor verdadeiro, já que quem ama, jamais cerceia o ser amado com exigências egoístas, nem aceita um casamento por interesse, quem assim o faz não sabe amar e jamais se sentirá amado.

A vida é feita de escolhas, e toda escolha envolve um ganho e uma perda. Precisamos aprender a fazer escolhas adequadas, condizentes com nossos valores morais, pesando criteriosamente, o que queremos ganhar e o que estamos dispostos a perder. Somos seres humanos falíveis, o erro faz parte de nosso aprendizado, portanto precisamos sempre pesar nossas escolhas de forma a avaliar se elas estão condizentes com as verdades divinas, ou seja, o que desejamos vai prejudicar alguém? É justo? É honesto? Dessa forma minimizaremos as possibilidades de cairmos num erro, pois como disse, toda escolha tem consequências. O objetivo é buscarmos errar cada vez menos, para que possamos encontrar a paz espiritual, tão desejada por todos nós.

Já sabemos que toda ação tem uma reação, que quem semeia, colhe, portanto já sabemos que todo e qualquer sofrimento, que venha a recair sobre nós, de uma forma ou de outra, é de nossa inteira responsabilidade. Ou fizemos escolhas erradas nessa vida, ou em outra anterior, pois Deus na Sua imensa justiça e bondade, jamais permitiria um sofrimento não merecido, que não trouxesse um aprendizado necessário para nossa evolução espiritual, assim como nós, pais humanos, deixamos que nossos filhos sintam a responsabilidade de seus atos inadequados, não é mesmo?

Com isso não quero dizer, que devamos nos acomodar no sofrimento, pelo contrário, devemos sim, fazermos tudo para sairmos de qualquer situação incômoda, por esforços próprios, pedindo ajuda de nossos amigos espirituais através da prece sincera, aceitando a ajuda amiga daqueles que nos queiram bem, apenas tomando cuidado em como fazermos nossas escolhas, que deverão ser sempre baseadas no amor, como já citei acima. Precisamos arregaçar as mangas, fazer diferente ao levantarmos após qualquer queda, registrarmos a lição aprendida e, acima de tudo, não reclamarmos, pois nos tornamos pessoas desagradáveis para se conviver, que só nos distanciará das pessoas.

Enfim, podemos e devemos ser ousados em nossos sonhos, mas sempre preocupados com as consequências das escolhas que fizermos, nos questionando se elas prejudicam alguém, conscientes de que, em uma má escolha, nós mesmos seremos os mais prejudicados...



Nenhum comentário: