terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sofrimento Salutar


Não existe um ser humano sequer, que nunca sofreu. Todos, em algum momento de sua vida, compreendem bem o que seja sofrer. Todo mundo já sofreu uma perda, uma decepção, a dor da doença, da mágoa, da culpa, do arrependimento, do desespero, da solidão, da injustiça, da ingratidão, da incompreensão, da traição, enfim, qualquer tipo de sofrimento que nos deixa tristes, todos nós sabemos o que é viver uma situação angustiante.

O que gostaria que vocês refletissem, sobre a própria situação de sofrimento em que viveram, é com relação aos outros, não em si próprios, estranho, não? Eu explico, é muito fácil nos lembrarmos de nossas dores, que quase instantaneamente nos vêm à nossa lembrança, em toda e qualquer situação em que nos sentimos impotentes, mas eu pergunto para vocês, a impotência era total? Não havia mesmo nada de útil e positivo, que vocês poderiam fazer, acredito, que alguns de vocês, até o fizeram, mas não deram o valor real no momento.

Não existe dor isolada, se todos nós sofremos, é impossível estarmos sofrendo sozinhos, mas para isso é preciso que nós tiremos o olhar de nossos umbigos e o levantemos para o próximo e, sem dúvida, vamos nos deparar com inúmeros sofredores, os quais podemos ajudar, e muito!

Eu já comentei, que o sofrimento e a dor não são punições, necessariamente, são, de forma muito mais salutar, aprendizados, os mais diversos possíveis. Neles, aprendemos o valor de uma amizade, de um amor, da saúde, da paz, da consciência tranquila, da compreensão, enfim, são infinitos os aprendizados, para valorizarmos o que desvalorizamos no passado, sentimos na própria pele, o que fizemos alguém sofrer. Esse aprendizado dependerá do estágio de evolução de cada um, mas eu gostaria de ressaltar o altruísmo, que em sua definição, é esquecer-se de si mesmo, para pensar no outro. E é dessa forma, que aproveitamos de maneira salutar, uma situação desconfortável de sofrimento, pois além de estarmos aprendendo uma lição moral, também podemos minimizar as nossas dores, ajudando aos outros. Vocês não imaginam o prazer interior que obtemos, quando tornamos mais leves os sofrimentos alheios!

Em qualquer situação de sofrimento, encontramos oportunidades preciosas ao nosso lado, para aproveitar! Num hospital, por exemplo, todos estão lá por motivos de saúde precária, não há dor isolada, no quarto ao lado do seu, há outro ser humano, também doente como você, talvez em situação mais grave, uma palavra amorosa, trás esperança para uma alma em desespero, e isto é caridade, é altruísmo!

Você pode escolher em se fechar na sua dor, se sentindo o último dos últimos, que a sua dor é a pior, e esta postura, na verdade, só agrava seus sofrimentos. Ou pode escolher olhar para o lado, sem sentir pena de si mesmo, e perceber que há outras dores, além da sua, e que você pode ser o instrumento salutar para aliviar esse sofrimento, sentindo alívio em seu coração, e, porque não dizer, até alegria! Quando aliviamos uma dor alheia, recebemos as vibrações de amor da própria pessoa a quem ajudamos, através de sua gratidão, e quando essa pessoa está endurecida demais para perceber e compreender o que recebeu, recebemos as vibrações de amor de nossos amigos espirituais, dos amigos espirituais da pessoa, e de Deus!!! Que delícia, pois é aí que minimizamos o nosso sofrimento e o transformamos num precioso aprendizado, assim como também, amenizamos nosso resgate de antigas faltas. Esse é o sofrimento salutar...

Não escapamos das dores que tenhamos que suportar, mas podemos transformá-las em degraus de evolução, acelerando nosso processo de evolução, e também obtermos como companhia muitos irmãos agradecidos por nosso amor incondicional. Podemos escolher em simplesmente sofrer, ou transformarmos nosso sofrimento em aprendizado salutar, como sempre digo, a escolha é sempre nossa, mas as consequências de nossas escolhas, também são nossas...

Que a Paz e a Luz sempre nos acompanhem!

Nenhum comentário: