quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Maldade e Rudeza


A Maldade e a Rudeza são apenas máscaras, que as pessoas se utilizam para esconder suas fragilidades. É preciso força de vontade e muito amor para encontrarmos a verdadeira essência das pessoas más e rudes. Elas fazem um esforço colossal para esconderem sua parte mais doce e amorosa, pois têm medo de que os outros as considerem fracas, ou temem serem magoadas, mais do que já o foram.

Todo mundo têm um coração, e nele uma grande força Divina e Amorosa, o problema é que alguns, convivem e/ou enfrentam tanta crueldade e dificuldade, que seus corações se endurecem, criando cascas de proteção, verdadeiras couraças, na ânsia infantil de esconderem seus sentimentos, e preferirem demonstrar serem verdadeiras rochas, isentas de qualquer possibilidade de se ferirem emocionalmente. Santa ilusão, pois dessa forma, se afastam cada vez mais, do que mais desejam, que é serem amados!

As pessoas que possuem um coração frustrado por não receberem amor, ou por sentirem falta do calor de uma família unida, por não a terem, ou terem uma família desunida, agressiva e desequilibrada, ou por serem obrigados a trabalhar em condições sub-humanas e massacrantes, desenvolvem, dentro de si mesmas, sentimentos muito ruins, que as tornam más e rudes. Somente um ato amoroso e misericordioso poderá quebrar essa rocha aparente, mas infelizmente, na condição que escolheram se apresentar, ou seja, más e rudes, somente afastam aquilo de que mais necessitam, quase mais do que o próprio ar.

Todo aquele, que se diz espírita e trabalhador na senda da Luz, tem como obrigação, abrir seu coração para compreender toda e qualquer pessoa difícil, que se apresente em sua vida. É preciso olhar para a pessoa má e rude, com o olhar de raio X, e identificar dentro dela, uma carência infinita, a espreita de algum raio de esperança, de uma palavra amiga, isenta de críticas e cobranças, que isso ela já tem, de sobra, em sua vida. Cegos que são, acreditam que a maldade e a rudeza os protegem de mais sofrimento, cabendo a nós, trabalhadores no Bem, levarmos a Luz e o Amor para podermos amansar essas feras, que são como gatos acuados num canto, mostrando as garras para demonstrarem que são até capazes de matar, para não sofrerem mais!

Os maldosos e rudes não buscam ajuda, não pedem socorro, é preciso um trabalho de garimpo para encontrá-los, e a se disponibilizar em ajudá-los, e para isso é preciso muita coragem! Eles nunca precisam de ninguém!!! E normalmente, evitamos as pessoas más e rudes... Olhar a maldade e a rudeza com amor, não é tarefa fácil, mas é a conduta mais digna e nobre, que Deus espera de nós, e esse sim, é um trabalho santificado no Bem, uma verdadeira caridade, sem falar, que também é uma oportunidade de resgate e de aprendizado!!!

É preciso muito altruísmo para não revidar uma maldade ou um ato rude, pois nosso primeiro impulso é o de odiar e ferir quem nos magoe, ou magoe alguém que amamos. Tratar com respeito e consideração alguém que nos fez uma maldade é uma tarefa que requer treino, muito treino, mas precisamos começar um dia... pois nosso objetivo é o amor fraternal e incondicional para com todos, então por que não começarmos logo? Primeiro não reclamando e falando mal deles, depois compreendendo e orando por eles, para depois conseguirmos estender a mão amorosa.

Costumo sempre dizer, que primeiro controlamos nossa língua, o que se consegue com menor esforço, mas não necessariamente de maneira fácil! Como? Não dizendo mentiras e injúrias, não fazendo fofocas ou maledicências, não ressaltando a maldade alheia e evitando fazer julgamentos! Após a conquista dessa proeza, devemos buscar controlar nossos pensamentos, que é uma tarefa mais árdua, principalmente, porque eles fluem rapidamente, nos parecendo quase autônomos, não necessitando da nossa aprovação, o que sabemos não ser verdade, pois podemos, e devemos ter controle sobre nossos pensamentos! Orai e Vigiai, já nos dizia Nosso Amado Mestre! Somente após vencermos essa duas guerras, é que conseguiremos passar nossa força de vontade da mente para o coração! E é então que nos sentiremos mais felizes e estaremos agindo mais de acordo com o Amor Universal, nos doando através da caridade constante!

Se vocês repararam, até agora, falei apenas sobre como lidar, de maneira mais espiritualizada, com as pessoas más e rudes, mas não falei de como devemos evitar a maldade e a rudeza, em nós mesmos, que é um trabalho árduo também. Todos nós temos um pouco de maldade e de rudeza ao tratar com os outros, seja na relação profissional, seja na familiar, que costuma ser muito pior! Pessoas dóceis com estranhos ou com colegas profissionais, são verdadeiros algozes com seus familiares... As vezes somos rudes com pessoas que nos estão prestando um serviço, e não têm culpa alguma, se estamos num dia infeliz, ou não gostamos do serviço adquirido... Outras vezes somos verdadeiras feras no trânsito, sem nos atentarmos, que todos têm um itinerário e um horário a cumprir, e ninguém, tem obrigação de aturar o nosso mau humor. Sem falar na indelicadeza, que as vezes cometemos para com aqueles que nos tratam bem, e que só merecem a nossa gratidão, sem comentários nesse quesito... E alguns, chegam ao cúmulo de maltratarem os animais, seres indefesos, que na maioria das vezes, só nos devotam amor e carinho, mesmo quando estamos arredios e agressivos...

Deixo essa reflexão para que cada um, com sua própria consciência, se perceba, e busque no seu ritmo, e no seu tempo, rever suas atitudes maldosas e/ou rudes para com os outros, bem como, buscar a compreensão e o perdão junto às pessoas más e rudes, que cruzarem o seu caminho, aproveitando, em prol de si próprios, todas as oportunidades de aprendizado, através do trabalho santificado de amar ao próximo, como a si mesmo! Afinal de contas, quem não gosta de carinho e atenção? Só faz bem, não?

Paz e luz à todos!


Nenhum comentário: