quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A Manipulação


A manipulação anda na contramão do amor. Quem manipula as pessoas, ainda não é capaz de amar. Infelizmente, o manipulador é praticamente invisível, apenas o tempo e a convivência revelam esse algoz. Quem trabalha em uma casa de caridade, precisa estar sempre atento, observando qualquer atitude manipuladora, de quem quer que seja, para eliminar o mal pela raiz. Esta responsabilidade é ainda maior, quando se lidera um grupo, e ela se potencializa, ainda mais, nos grupos que trabalham em prol de seu próximo, numa Casa de Caridade. Devemos trazer a tona, imediatamente, qualquer comportamento manipulador, para que essa erva daninha, não destrua o jardim de amor existente entre pessoas que buscam fazer o bem, principalmente pelas consequências irremediáveis no coração de todos os envolvidos. Para isso, é preciso estabelecer um ambiente de amor, respeito e confiança entre os colaboradores, pautado num fluxo de comunicação clara, aberta, franca e constante.

Na infância e na adolescência, a manipulação, às vezes, é inconsciente, mas se não for detectada e eliminada rapidamente, ela cresce e se fortalece, pois, por um tempo, o manipulador atinge o objetivo desejado. Nesse sentido, a manipulação se revela uma excelente estratégia de sucesso e, como tudo que se faz inúmeras vezes, vira um hábito, isto é, a criança se acostuma e se especializa em meios ilícitos para atingir qualquer fim, e os pais omissos amargarão funestas consequências.

A manipulação destrói corações amorosos. Quando se é manipulado, sua auto-estima vai ao chão, você se sente impotente, fraco, desvalorizado e culpado, e o que é pior, agradecido pelo manipulador em lhe abrir os olhos. Sim, porque o manipulador faz você se sentir sozinho e abandonado, é claro, por sua própria culpa. Ele te convence, que você o abandonou e que deve, por sua própria culpa, ajudá-lo em seus mais pérfidos desejos. Ele é doce, meigo e frágil, aparentemente, é óbvio, pois no fundo ele é um estrategista maldoso. Sua fala é mansa, doce, seu tom de voz baixo e suave, fazendo você se sentir um touro selvagem perto dele, e que o mundo é uma selva maldosa em cima do doce e frágil coelhinho, que se encontra em sua frente...

O manipulador é sutil e oportunista, indireto em suas ações, geralmente mexendo seus pauzinhos no nível afetivo, sendo venenoso e agindo nas sombras, possuindo uma fachada inócua e aparentemente bondosa. É malévolo, prepotente e egocêntrico, incapaz de amar, senão a si mesmo. O egocentrismo dele é tão grande, que ele não consegue perceber os sentimentos das outras pessoas, ele só se preocupa com ele próprio. É explorador em seus relacionamentos interpessoais, isto é, tira vantagem de outros para atingir seus próprios objetivos.

Encontramos manipuladores por toda parte. Infelizmente, todos nós já tivemos alguma experiência com eles. São manhosos e ambíguos. Como já dito, somente a convivência e o tempo os revelam. Eles agem sorrateiramente, buscando ajuda naqueles a quem julgam serem detentores de um certo poder, no assunto que lhes interessa, aliciando-os com comentários, aparentemente inocentes, mas que são avassaladores aos outros. Quando expõem situações, onde outras pessoas estão envolvidas, colocam-se sempre como vítimas indefesas, agindo de forma bastante estratégica e maldosa. Fingem serem francos com a pessoa que detém o poder, quando na verdade estão encobrindo os próprios erros, e evitando uma conversa cara a cara com aqueles a quem está acusando, para resolver conflitos, principalmente, quando se percebem culpados e sem defesas. Nunca assumem responsabilidade, sempre se posicionam com um ar de inocência e se mostram indefesos, provocando nos outros a necessidade de os defenderem. São tão ardilosos, sedutores e eloquentes, que as pessoas acabam por se colocar em sua defesa, sem mesmo antes analisarem cuidadosamente todos os fatos. Dessa forma, conseguem, não somente atingir seus objetivos obscuros, como também destruir amizades límpidas e sinceras, bem como destruir grupos, antes unidos, e voltados para objetivos mais nobres. Possuem características narcisistas, ou seja, superestimam suas capacidades e exageram suas realizações, revelando-se presunçosos e arrogantes.

A atitude contrária à manipulação é a assertividade. Ser assertivo é não ter medo de se defender, firme e respeitosamente, os próprios pontos de vista. É exprimir-se naturalmente, sem ofender aos outros, sabendo dizer não e sabendo tomar decisões difíceis, quando a situação o exige, bem como assumir os próprios erros. Ser assertivo é estabelecer uma comunicação aberta e honesta, num clima de tolerância sã, face aos desacordos naturais que enfrentamos na vida. A discussão é sempre saudável, porque trás troca de conhecimento, mas ela deve ser pautada num clima de respeito e de forma íntegra, clara e não difusa. Para desenvolver a assertividade é preciso controlar a própria insegurança, se disponibilizar em ouvir os outros, sem adiar indefinidamente suas responsabilidades e sempre se posicionando claramente, sem se colocar na posição de vítima ou de coitadinho, assumindo sempre as consequências de seus atos, sem culpar os outros por suas escolhas infelizes.

A manipulação, em qualquer uma de suas formas, seja através de informações, de conhecimento, ou de jogos de poder ilícitos, com atitudes de sedução ou desvalorização, só fazem abater a auto estima das pessoas. A dissimulação e a conspiração só destroem as relações do grupo em que se está inserido. Combinações secretas em troca de favores, conluios e tramas junto a figura que represente o poder, sem antes tentar resolver questões de conflito diretamente com os envolvidos, só adia o próprio crescimento e, com o tempo, depara-se com a solidão. Os manipuladores acabam sempre sozinhos e carentes, pois não sabem se relacionar com ninguém. Porém, até serem descobertos, fazem um grande estrago emocional em todas as pessoas que com ela se relacionaram, bem como aniquilam grupos e sociedades por onde passam.

O médium que deseja evoluir precisa, constantemente, buscar o auto-conhecimento, identificando em si, através da auto-crítica, qualquer leve sinal de atitudes manipuladoras, que apresente em seus relacionamentos, e fugir desse forma de administrar seus problemas e conflitos, pois esses só se complicarão. Manipulação não combina com a caridade e encontra-se bem distante da prática do amor. Obtemos segurança emocional, quando somos livres para amar e deixamos os outros livres para serem quem são. A manipulação impede isso. Tirando a liberdade do outro em decidir o que fazer, não estamos amando, mas sim, controlando, provocando no outro, um ressentimento em relação à nós, ou seja, o afastamento.

Fujamos da manipulação, como fugimos do perigo. Melhor assumir um erro, do que carregar na consciência a responsabilidade de ter manipulado uma situação para sairmos ilesos, permitindo que inocentes sejam punidos, até porque, teremos que responder por isso. Assim como uma inofensiva e pequena pedra, descendo em uma montanha de gelo, vira uma imensa bola destruidora, crescendo mais e mais a cada centímetro rolado, assim são as consequências da manipulação, que só aumentarão a cada momento, destruindo ao final, o único responsável pela tragédia, o próprio manipulador!

Orai e vigiai... Sem a retidão do ser, nada de justo pode ser realizado!

Nenhum comentário: