terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Honra


A vida nos confronta com uma série de desafios, que alteram a nossa trajetória. Em alguns desafios, a vida nos pede coragem, grandeza espiritual, humildade sincera, compaixão e desprendimento, para que não nos desviemos do caminho de nossa evolução espiritual. Nesse sentido, um dos desafios mais difíceis a ser enfrentado é aquele que nos cobra a honra.

O que significa honra? No dicionário encontramos explicações contraditórias em nosso coração, em função da situação em que nos confrontamos. Por exemplo, honra significa boa fama, pessoa ilustre e dignidade. No papel, as explicações parecem simples e coerentes, mas na vida se fazem bem mais complexas. Muitas vezes, quando agimos dentro das leis espirituais, estamos em desacordo com as leis mundanas.

Imaginem um homem que possui um alto cargo gerencial, e, em função disso, descobre diversas falcatruas do Presidente da empresa onde trabalha. Dependendo de suas ações, ele será honrado e se tornará ilustre, pois será promovido à Diretoria, mas perderá a sua dignidade, ou seja, escolherá a omissão, ou o que é pior, passará a aproveitar as brechas possíveis, para também se beneficiar ilicitamente, em detrimento da paz de outras pessoas. Como também, ele poderá escolher em não ser conivente com a situação e ficar desempregado. Nesse caso, ele manterá a sua dignidade, mas perderá a boa fama, deixando de ser uma pessoa ilustre, sem amigos, e, provavelmente, enfrentará grandes dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho, dependendo do maior ou menor grau de poder, que seu oponente tenha.

Outros significados de honra, também encontrados no dicionário, são: sentimento de dever, qualidade que nobilita, apreciável, probidade. Probidade significa observância rigorosa dos deveres, da justiça e da moral. Imaginem um homem que se descubra traído pela esposa, com seu melhor amigo. Eu pergunto, honra é perdoar e seguir a sua vida junto com a esposa, tentando compreender por que tudo isso aconteceu, refletindo, honestamente, sobre qual parte lhe cabe como responsabilidade? Ou honra é fazer um escândalo e se vingar de ambos? Como manter a moral e cumprir os deveres, quando somos injustiçados? O pior é que mesmo quando tomamos uma atitude honrosa numa situação de traição, socialmente não somos mais apreciáveis, pois estamos marcados negativamente pelo julgamento alheio, ou seja, perdemos a nossa honra, e daí se justificam os atos mais insanos, para se readquirir a própria honra, quanta incoerência, em função da honra.

O desafio em se manter a própria honra em nossa sociedade atual é bem difícil, não? Na verdade, em nosso mundo terreno e materialista, sempre o foi. É preciso muita coragem e humildade para se escolher o caminho da verdadeira honra. Quando nos defrontarmos com esse desafio é fundamental lembrarmos, que aquilo que o mundo homenageia e cultua, geralmente é aquilo que devemos desprezar, pois não condiz com os verdadeiros valores da alma. De que adianta mantermos cargos de alto poder, para depois, nos apresentarmos como esfarrapados desprezíveis na verdadeira vida? O poder nos torna eternos? Quanto tempo conseguiremos manter essas ilusões materiais? Além disso, existem várias facetas na arte de comandar, desde a mais severa autoridade até a mais pura benevolência, cabendo a cada líder, decidir e escolher, com qual delas irá atuar.

A honra requer coragem, porém coragem não significa ausência do medo. Só os vaidosos e os ignorantes ignoram o medo. É desse receio, que nasce um força interior capaz de vencê-lo, e é esse o segredo dos valores morais e idôneos, enfim, da honra. Quem nega o medo, comete um grande erro. Acreditar na bondade de todo ser humano é um erro que não devemos cometer, mas acreditar que o bem está dentro de cada um, fazendo parte da sua essência, é um grande desafio que devemos enfrentar. Aproveitar todas as oportunidades para ajudar cada ser humano, que nos cruze o caminho, a despertar para as verdades espirituais, esta sim é uma escolha de honra! Fazer brotar e reforçar o bem interior nas pessoas, para que elas possam se fortalecer, cada vez mais, num caminho de luz, é uma verdadeira atitude de honra. Essa atitude pode ser praticada por qualquer um de nós, mas sem dúvida, é uma obrigação moral de todo aquele que assumiu um cargo de poder, pois seu principal compromisso nesse papel é o de desenvolver as pessoas, que estejam sob a sua responsabilidade. Nessa linha, incluo todos aqueles que trabalham com a mediunidade, pois como médiuns, têm a responsabilidade de auxiliar a todos que o procuram.

Honrarias e títulos, posições e cargos são dados e retirados segundo as conveniências do poder regente, bem como de seu desejo em aliciar as pessoas aos seus interesses. A verdadeira honra, diante de nosso Pai Maior, é ter a nossa consciência tranquila, o nosso coração leve, pois que livre de qualquer acusação de seus semelhantes. A mediunidade voltada para o bem, requer um médium honrado, ou seja, que não se desvie da honra em servir em nome de Deus, e, consequentemente, dentro de Sua visão de honra, e não na visão ilusória do mundo.

O médium precisa perdoar todos aqueles que lhe desafiam sua honra, sem esquecer, por um minuto sequer, que hoje são seus algozes, mas, provavelmente, ontem foram suas próprias vítimas. Precisa saber exercer sua mediunidade com sabedoria e honra, dentro e fora da Casa de Amor, na qual trabalhe, aconselhando, auxiliando, esclarecendo, e jamais se utilizando de violência, de qualquer tipo, seja ela física, verbal, ou a pior de todas, a manipulação. A manipulação é tão desastrosa na vida das pessoas, que optei por desenvolver um texto especificamente sobre ela, sendo este o tema do próximo capítulo.

Honra é exercitar a responsabilidade individual, conscientemente, enfrentando nossos medos, cimentando a confiança mútua, sem atitudes de dominação ou calculismos manipuladores. Honra é ter coragem e confiança em si mesmo para escolher o que é correto. O médium que honra o título de trabalhador em nome da Sabedoria Divina, deve pensar sempre nos interesses da alma e nunca se deixar conduzir pelos interesses imediatos e pelas vantagens da matéria.

Enfim, a honra é o farol que norteia o caminho do médium, quando este deseja trabalhar na luz, em nome de Deus!

Nenhum comentário: