sábado, 9 de fevereiro de 2013

Perfeccionismo


O perfeccionismo é um problema psicológico tão grave, que o próprio perfeccionista, quando apontado pelos outros como tal, sente-se elogiado e orgulhoso de si. Infelizmente a nossa sociedade atual supervaloriza o perfeccionismo, o que torna muito mais difícil, as pessoas refletirem sobre isso. Revistas, livros e filmes voltados para o mundo empresarial, para esportes ou para a beleza, estão cheios de dicas motivacionais, que reforçam o perfeccionismo, do tipo: Acredite em você mesmo! Nunca aceite um não! Nunca desista! Não se contente com pouco! Só depende de você chegar lá! Também divulgam imagens de pessoas de sucesso, que chegaram lá graças ao esforço constante e contínuo, abrindo mão de prazeres naturais da vida, e o que é pior, sorrindo, felizes, como se para eles a vida não tivesse problemas, o que nos deixa mais deprimidos, por não termos chegado lá...

Pior ainda é a situação de quem trabalha em Centros Espíritas, que além das pressões sociais já citadas, sofrem com o culto à dor, acreditando-se que para evoluir espiritualmente é preciso sofrer! E sofrer é resgatar e quitar dívidas do passado, sendo a dor punitiva um caminho seguro para a libertação do espírito. Esse conceito está muito distorcido, pois conheço muitos sofredores de carteirinha, que continuam sendo orgulhosos, insensatos, hostis e rebeldes! Onde então o tão desejado crescimento?

Crescer dói mesmo, inclusive fisicamente, sentimos nas pernas, as dores do crescimento, mas dor de crescimento é diferente de dor de martírio, o martírio consiste no flagelo de um mártir, e o mártir sofre tormentos até a morte por conta de uma crença. Ora, com certeza, não é isso que Deus espera de nós. Ele deseja a nossa reforma íntima, que sem dúvida, não ocorre sem sofrimento, já que nos desnudamos, entramos em contato com nossas falhas, o que já não é fácil, e depois nos esforçamos em nos transformar, que é bem difícil, pois requer esforço constante, para quebrarmos velhos hábitos já arraigados em nosso modo de agir, sem falar que esbarramos em nosso orgulho. Já o martírio é uma forma de autopunição, que não nos trás crescimento algum, apenas sofrimento.

Como nos sentimos inferiores aos padrões apregoados nas diversas religiões, desenvolvemos uma baixa estima perigosa, que nos leva a buscarmos a perfeição ansiosamente, e consequentemente, ao perfeccionismo. O problema é que o perfeccionismo é uma atitude mental, nos levando a crer, que somos melhores do que realmente somos. Criamos mecanismos mentais de defesa, para não enxergarmos a nossa realidade interna, que não consideramos bonita e perfeita. Passamos então a algozes de todos a nossa volta, julgando-os implacavelmente na mínima falha, com ares de perfeição, que estamos distantes de ter. O perfeccionista é cobrador dos outros e não de si mesmo. Com o medo de errar para não perder o título de perfeito, nada faz de bom, nem por si mesmo, nem pelos outros.

O perfeccionismo fica no mental e desenvolve um perigoso quadro de desequilíbrio, pois apesar de agir e falar perfeitamente, sabe, em seu íntimo, que não é exatamente aquilo que demonstra ou verbaliza de si. O motivo que está por trás dessa forma de agir é muito triste, pois revela falta de amor por si mesmo, então se martiriza para parecer ser o que não é. Erro fatal para quem busca o crescimento espiritual, pois as palavras de Jesus foram muito claras: "Amai ao próximo como a si mesmo!" A parte do "a si mesmo" foi eliminada e esquecida, e não podemos dar aos outros, aquilo que não temos dentro de nós. Como amar ao próximo, senão nos amamos? Amar a si mesmo é se enxergar com clareza, ciente de seus defeitos, e se apropriar de suas qualidades, buscando ser um pouco melhor em todos os dias de sua vida. Amar a si mesmo não é ser exemplo de perfeição, se fossemos perfeitos, não estaríamos aqui, frequentando a Escola da Vida, não é mesmo? Por que se envergonhar do que se é de verdade? Quando vamos à escola, sabemos que nada sabemos e que estamos lá para aprender, não sentimos vergonha, ficamos felizes com nossas pequenas conquistas e nos esforçamos mais, quando as dificuldades se apresentam. Sofremos, mas não nos martirizamos, por que fazermos diferente com os aprendizados espirituais, que são muito mais difíceis de se adquirir? Pensem nisso!

A busca da perfeição martiriza e diminui a energia salutar em se buscar o aprendizado, principalmente àqueles que se enxergam tão distantes das Verdades Sublimes, e a consequência é avassaladora em seus corações, desistindo de tentar, por se sentirem tão impotentes para trilhar o caminho da perfeição. A verdade é que seus erros ficam suaves perto dos intensos martírios travados em seus íntimos. O perfeccionista vive ansioso e desconfortável com a sua falta de controle sobre a sua vida, frustrado por estar distante de seus ideais, irritadiço, mal humorado, aflito por não acreditar em sua própria capacidade em mudar, de acordo com os padrões preestabelecidos pela doutrina que abraçou, e, obviamente, acabam por desistir de tentar. Em função desse quadro, passam a cobrar de todos, aquilo que não se sente capaz de obter. O perfeccionismo é uma capa de proteção emocional bem inadequada, pois não evita sofrimentos, apenas os dilata, é oposto a semeadura do amor, e dificulta a nossa compreensão e clareza de onde devemos investir a nossa energia para nos reformarmos intimamente, visando um crescimento espiritual.

O perfeccionista se reveste de qualidades para agradar aos outros, exatamente como se veste para ir a uma festa. Vasos lindos por fora e podres por dentro... Tudo o que ele deseja é ser valorizado, e com suas atitudes julgadoras e incoerentes com o seu verdadeiro eu, porque os outros não são cegos, tudo o que ele consegue é a solidão. Esse é um martírio, que não trás crescimento algum, apenas a depressão.

Conheço muita gente sincera de coração, que pratica a caridade com muito amor, mas internamente são infelizes, acreditando-se inferiores e indignas de receber qualquer manifestação de amor, desanimadas e deprimidas, por se acharem distantes daquilo que julgam o certo. O que é o certo? Sermos Santos? Impossível nessa vida! Aqui galgamos os degraus do aprendizado, com muita labuta e suor, mas temos que nos orgulharmos de cada conquista realizada, isto é, sempre melhores do que ontem e dispostos a melhorarmos mais no futuro! Somos seres cheios de falhas, como me disseram várias vezes, meus amigos espirituais, muito iluminados, que me ajudam sempre em minha caminhada: "Se nós, espíritos também errantes, esperarmos somente trabalhadores perfeitos para cumprirmos a nossa missão, estaríamos sem atividade! O que buscamos são corações sinceros em suas atitudes e desejosos em ajudar ao próximo, errantes como nós, com o constante desejo de serem melhores, assim poderemos juntos, nos apoiarmos uns aos outros em nossas quedas naturais, socorrendo aos necessitados e cumprindo a nossa missão de amor, como Jesus nos solicitou!"

A reforma íntima implica em melhoria interna com amor e não na anulação do que consideramos ruim! O perfeccionista nega seus defeitos e imperfeições, impossibilitando assim, qualquer forma de mudança interior. Precisamos ser felizes e estarmos de bem com a vida, para podermos caminhar na senda da perfeição, nos aceitando como somos, reconhecendo nossas falhas e animados em corrigi-las, e não depressivos, desistindo de tentar lutar pelo nosso aprimoramento espiritual!

Se você não consegue tolerar o que há de pior em você, nem de vez em quando, até que ponto conseguirá ser fiel a si mesmo? Se você busca a perfeição, ela começa com o amor por si mesmo! Ame-se muito! Ficará mais fácil amar aos outros... Experimentem!

Um comentário:

Unknown disse...

Portanto, sede perfeitos, como PERFEITO é vosso PAI CELESTIAL(MATEUS CAP 5, VERS 48).