quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Verdadeira Consolação


Venho falar sobre um tema muito polêmico, complexo mesmo, pois que é muito mal compreendido pela maioria das pessoas, incluindo os espíritas de modo geral. Gostaria de abrir questões meio obscurecidas por diversas distorções humanas, sobre a verdadeira essência da consolação, o que realmente quer dizer, ou melhor, o que realmente Jesus quis nos falar sobre a consolação.

Deus é Pai Amoroso, Misericordioso, Bondoso e Justo! Nisso todos concordamos, mas a questão polêmica é: como Deus pode ser tudo isso, e proporcionar o castigo, a punição, sendo incoerente, falando de amor? Por exemplo, quando alguém é traído, logo as pessoas falam: você está recebendo de volta o que fez... é seu carma, aceite sem reclamar... Fazem isto no intuito de consolar! Todos nós já sentimos alguma dor de sofrimento, seja ele qual for, em sã consciência, quem de nós, na hora que se está sentindo a dor da alma, quer ouvir que está pagando pelo que fez? Queremos ser consolados e consolo significa apoio, amor, compreensão. Dor é dor, e só quem está sentindo é que sabe o tamanho de sua intensidade! Nesse momento, um abraço forte e caloroso ajuda mais do que palavras vazias, ou pior, de cobranças, não é mesmo? Por que acreditamos que estamos consolando, dizendo que é castigo ou punição, pior ainda, que Deus está te castigando ou te punindo? No mínimo, é um ato desumano...

Deus nos dá muitas oportunidades, todos os dias, de aprendermos a sermos melhores, através do amor, da reflexão, da compreensão, da caridade, do perdão e não punição através da dor... O amor lava todos os nossos pecados, esse é o lema de Deus! O que quero dizer com isso é que não precisamos matar quem nos matou em outra vida, seria um círculo vicioso sem fim... Deus quer que aprendamos a sermos melhores, viemos a esse mundo para amar muito, compreender aqueles que ainda não podem entender o amor ao próximo, e não nos vingarmos, com a desculpa de que fomos magoados... Deus nos dá uma nova oportunidade de nos reencontrarmos com nossos inimigos, não para nos vingarmos dele, mas sim para nos redimirmos, nos entendermos com ele, eliminar as desavenças, enfim, para nos amarmos incondicionalmente. Se todos pensassem assim e amássemos uns aos outros, o mundo seria muito diferente do que é hoje... O amor constrói, ilumina, une, não cobra, não pune, não se vinga...

Quem está sofrendo precisa de amor, de consolação, no seu sentido mais amplo, e não de esclarecimento teórico de como as coisas funcionam... Consolação é amparar aquele que sofre, dando apoio, amor, um abraço, uma oração sincera, senão é melhor ficar calado!

Cada caso é um caso, sabemos disso, mas existem muitas histórias, em diversos livros espíritas, que a moral da história, a mensagem que o Espírito de Luz quer passar é a de que reclamamos da vida, quando fomos agraciados pelo Amor de Deus. Não me lembro da história com a fidedignidade justa, nem a encontrei para transcrevê-la integralmente aqui para vocês, mas a história me marcou profundamente, e sua essência está límpida e clara em meu coração, e ela ilustra exatamente o que gostaria de reforçar aqui. A história é mais ou menos assim: "Havia um homem que era exatamente o que se pode chamar de bom, em todos os sentidos, não praticava nenhum mal, era honesto, íntegro, bom marido, bom filho, bom pai, bom trabalhador. Todos gostavam muito dele, sabiam que podiam contar com ele para tudo, desde dinheiro, até uma doação física, num problema de saúde, ou qualquer questão em que precisasse de uma força de alguém, desde cuidar de um filho para um amigo, até ajudar a construir uma laje... Ele estava sempre disponível para tudo e a todos, só não ajudava, quando não podia, mas dava um jeito de contribuir de alguma forma, ouvia com amor e sempre tinha uma palavra amiga. Fazia seu trabalho com perfeição, sem competir ou ofender ninguém, sem querer aparecer ou humilhar ninguém! Era humilde e amoroso, caridoso e paciente, sempre tinha algo de bom para dizer, todos o amavam e o admiravam. Ah, esqueci-me de dizer que ele era cristão, ia a igreja todos os domingos e auxiliava em todos os trabalhos de caridade aos mais necessitados!(Percebam que ele não era espírita!) Num belo dia ele sofreu um grave acidente em seu trabalho e perdeu a mão... todos ficaram horrorizados com aquilo, e falavam: como Deus permitiu acontecer isso com um homem tão bom? Pior... Como Deus tirou a mão dele e não tirou a mão daquele fulano, que tanto mal faz as pessoas? (O fulano também é um filho de Deus!) Quando ele desencarnou, os Espíritos de Luz explicaram para ele, que ele havia provocado a perda dos dois braços de um amigo, e que ele mesmo pedira para passar pela mesma prova, por ter se arrependido muito daquele maldade que ele praticou... Porém, como ele havia sido bom, Deus diminuiu a sua prova, e em vez de lhe tirar os dois braços, permitiu que ele apenas perdesse uma mão..."

Não é linda essa história? Não sei se é verídica, mas como toda fábula, encerra um aprendizado moral, e é desse aprendizado que quero falar. Não foi Deus que o puniu, ele mesmo acreditou que só se redimiria, se sofresse o mesmo mal que praticou, mesmo assim, Deus diminuiu a sua prova, pela vida amorosa que teve. O amor lava muitos pecados, senão todos! Devemos aprender através do amor, mas temos o livre arbítrio de aprender pela dor... são escolhas... NOSSAS e não de Deus! Mais que isso, se alguém escolheu aprender pela dor, nós temos que praticar a caridade e não o julgamento, portanto precisamos aplacar a dor alheia, e não espezinhar e pisotear nossos irmãos em sofrimento, vocês não acham?

O espiritismo é o Consolador que Jesus nos prometeu e avisou que receberíamos, e ele é um caminho de amor e de esperança, não um caminho de dor, de cobrança ou de punição, vocês concordam comigo? Jesus disse: "Bem aventurados os aflitos", mas Ele não quis dizer com isso, que a dor é a própria felicidade, ou o caminho que leva à felicidade. Ele tentou nos mostrar que aquele, mesmo quando em sofrimento, que não perde a sua fé, não se revolta, pelo contrário, buscam em Deus forças para os momentos mais difíceis, são felizes, pois conseguem suportar com coragem, o que seria impossível sem Ele. Não me refiro aos problemas corriqueiros do dia a dia, normais para nosso crescimento e amadurecimento humanos, mas sim daqueles problemas insolúveis, tais como uma doença grave ou a perda de um ente querido, para essas dores, só Deus pode nos ajudar! Felizes aqueles que acreditam Nele nesses momentos difíceis, pois só Ele para nos amparar e nos curar!

Deus está presente em todos os lugares, Ele é Onipresente, jamais esquece um filho ou o abandona. Se algum deles se encontra em uma zona de sofrimento na espiritualidade, por exemplo, Ele só está esperando ser chamado, não invade o livre arbítrio de Seu Filho, que não O deseja ou O rejeita! Ele sofre com o sofrimento do seu filho, envia outros filhos para que orem por ele, e aguarda ser aceito, e quando isso ocorre, imediatamente, esse filho querido é ajudado! Pensem comigo, como pais, não fazemos o mesmo? Avisamos um filho que ele não deve ir a um lugar, que não é bom, mas não ficamos marcando guarda na frente do lugar, impedindo a sua passagem. Ou, avisamos que ele não deve se casar com alguém, que não será feliz, mas não falamos nada na hora do casamento em que o padre fala: alguém tem algo contra? Vocês estão rindo, mas concordam que funciona assim, quando respeitamos o nosso filho em suas péssimas escolhas? Por que Deus faria diferente de nós, se Ele é muito superior a todos nós juntos? Repito: são escolhas, mas não é nada agradável para nós, reconhecermos que escolhemos sofrer, quando poderíamos escolher amar, muito mais fácil e mais gostoso, mas amar ao inimigo, é tarefa que leva séculos, por que nos cobramos tanto? Por que cobramos a Deus?

Nossa parte é amar e consolar! Consolar a todos que nos rodeiam, sejam familiares ou amigos, ou qualquer pessoa que precise do nosso auxílio, ainda que desconhecida... ou deixamos uma pessoa no chão, que foi atropelada na nossa frente? Não, provavelmente falamos para ela que ela não olhou para atravessar... Falamos ao motoqueiro tombado ao chão, que ele foi descuidado... Amigos, que em todas as situações dolorosas tenhamos sempre uma palavra de amor e consolação para dar, porém, quando não soubermos o que dizer, melhor calar e orar, abraçar e chorar junto, mas jamais dar lições de moral, essa é a verdadeira consolação que Jesus nos pediu. Vamos praticar da melhor maneira que nos for possível! Precisamos amar, amar e amar, e depois de muito amar, amar mais! É difícil, mas não é impossível, vamos tentar? Que Jesus nos abençoe em todas as nossas ações e intenções!

Nenhum comentário: