quarta-feira, 10 de abril de 2013

Responsabilidade Dos Pais Terrenos


Todos sabemos que vivemos num mundo, basicamente, material. Os seres humanos se preocupam mais em TER, ou seja, possuir dinheiro, riqueza, casas enormes, objetos de decoração valiosos, carros ultra modernos, vestimentas em excesso, perfumes em exagero, sapatos em profusão, vários cartões de crédito, fama, poder, um corpo jovem e escultural, um cargo executivo poderoso, de alto escalão, saciar todas as suas paixões, possuir uma família perfeita e linda e muitos amigos para mostrar tudo o que conquistaram, enfim egoístas e calculistas, sempre ponderando os proveitos e as perdas de cada ação generosa que pratiquem, isso quando a fazem... Infelizmente, poucos se preocupam em SER, ser mais amoroso, fiel, justo, bom, misericordioso, comprometido, útil, indulgente, puro, humano, benevolente, respeitoso, sincero, fervoroso, autocrítico, sábio, caridoso, bondoso, humilde, ético, enfim um homem de bem, que coloca o bem acima do mal, que tem fé em Deus e no futuro, e por isso coloca os bens espirituais acima dos bens temporais!

Os materialistas acreditam estar acima de Deus, se é que Ele existe para eles. Preocupam-se muito com as coisas mundanas e praticamente nada com as verdades espirituais. Buscam adiar a velhice, acreditando poder vencer a morte, e que a morte é o nada, o fim. Realmente acreditam que têm direito a tudo e que são os escolhidos para serem felizes, não se importando com aqueles menos sortudos, que nem sequer tem o que comer ou vestir. Se acham superiores a tudo, muitas vezes, até acima da lei e da justiça humana. Mais cedo ou mais tarde, terão que enfrentar a mais pura verdade, ou seja, que são espíritos eternos, que estão aqui para aprender e crescer, e perderam muitas oportunidades para evoluir e amenizar suas antigas faltas, quando, na pior das hipóteses, acumulam mais dívidas para com o Pai Maior, na medida em que ferem e pisoteiam em seus irmãos, e terão que colher os frutos amargos de suas ações. Triste realidade! Porém, há uma realidade ainda pior, a dos pais, que assumiram a responsabilidade de educar alguns espíritos, aceitando-os como filhos, para amá-los e orientá-los no caminho da luz! Muitos erram com o próprio exemplo que dão aos filhos, preocupando-se mais com a aparência, do que com as coisas relativas ao coração.

Quem mais se perde nesse mundo materialista são as crianças e os adolescentes, que ainda imaturos, sem o amparo amoroso dos pais, crescem desconhecendo as verdades espirituais, muitas vezes, nem ao menos sabendo rezar, para pedir ajuda, quando em sofrimento. Esses estão totalmente perdidos, acreditando só naquilo que lhes foi mostrado, ou seja, pelos próprios pais, pela mídia, tal qual a TV, a Internet, o IPhone, o Ipod, o Ipad, os jogos eletrônicos, todos estimulando também, apenas as coisas materiais, o consumismo, o poder, a competição, o sexo, nada de espiritualidade ou de Deus... Esta sim é a mais triste das realidades! Pois bombardeados com tanta informação e sem o alicerce da oração e dos conceitos espirituais, cometem os mais absurdos desatinos. Expostos a sensualidade, antes da formação adequada, tanto física, quanto mental, cometem muitas loucuras, viciando-se em drogas, cada vez mais poderosas e se envolvendo sexualmente, sem ter condições, muitos chegam ao suicídio, consciente ou inconsciente, porque não acreditam que exista mais nada além daquilo que vêem e sentem, e não têm condições de enfrentar o mais simples dos problemas comuns em nossa vida. Tudo porque não foram preparados adequadamente para a vida, pelos seus pais, que em vez de amor e espiritualidade, os encheram de produtos eletrônicos e dinheiro para que diminuíssem o peso de suas consciências. Santa ilusão!

Atualmente, os pais parecem desejarem que seus filhos cresçam logo, para não lhes darem mais problemas e se eximirem da responsabilidade de lhes educar, o que lhes parece um peso imenso. Não querem orientar e disciplinar os filhos para a vida. Não percebem que os filhos, ainda crianças e muito jovens, só pensam em sexo e nos prazeres que a vida pode lhes proporcionar. O mundo corre a mil por hora e nessa correria, eles nada desejam perder, caindo muitas vezes no vício e na libertinagem. Soube de um caso, através da leitura de um livro: "Na Hora do Adeus", ditado pelo espírito Luiz Sérgio, que uma menina de 11 anos se suicidou, porque acreditava estar grávida! O pior de tudo é que ela nem ainda tinha menstruado... Pura falta de conversa com os pais, junto com uma excessiva liberdade para poder brincar de sexo com os amiguinhos. Claro que essas brincadeiras sexuais foram estimuladas em sua mente ainda jovem, por ter acesso a muitas cenas de sensualidade, tanto na TV, quanto na Internet, sem nenhuma condição de análise mais efetiva, do que é certo ou errado, e do que é real ou irreal, muito deprimente, não?

Que os pais se apropriem de sua responsabilidade em orientar e disciplinar seus filhos para a vida, tanto a material, quanto a espiritual, pois essa é a sua maior responsabilidade, e ainda que não acreditem em consequências, elas chegarão, às vezes, ainda nessa própria vida material, pois os filhos amorosos, doces e ingênuos, quando pequenos, se transformam em verdadeiros tiranos dos próprios pais, quando mais adultos. Que todos possam acordar enquanto há tempo, para reverem seus objetivos e ações. Cuidar e orientar um filho não é tarefa fácil, pelo contrário, é bastante árdua, porém, pior serão os efeitos da apatia e da passividade assumidos frente à tarefa que devem executar, com amor! Que a luz e o amor se façam presentes em todos os corações, especialmente nos corações daqueles que são pais!

Nenhum comentário: