sábado, 13 de abril de 2013

Felicidade X Sofrimento


Começo falando sobre o paradoxo da Felicidade. O que é felicidade? No dicionário está que é sorte, ventura e êxito, o que nos leva a outras questões: sorte aonde, ventura em que, êxito no que? Como vivemos num mundo material, não há como negar que entendemos como sorte: um destino feliz, cheio de acontecimentos positivos e favoráveis. Entendemos como ventura: fortuna próspera e entendemos como êxito: triunfo e sucesso. Essas definições também estão no dicionário! E são todas bem materialistas e pouco amorosas! Com certeza, vocês estão pensando: sim é verdade tudo isso, mas também desejamos sorte no amor, ou seja, desejamos amarmos e sermos amados pela pessoa que amamos, e o êxito seria um casamento feliz! Ou ainda, sorte em sermos saudáveis, ventura em termos filhos saudáveis e êxito na possibilidade de, com saúde, podermos trabalhar...

Se vocês concordaram até agora, eu levanto algumas questões para reflexão:
Por que tem tanta gente saudável, casada e com bom emprego, que deseja o marido ou a esposa do outro, o cargo do chefe, ou a casa e o carro do vizinho?
Por que tem tanta gente saudável, com bom emprego e se casa com alguém só porque é rico e bonito?
Por que tem tanta gente com excelente emprego, boa casa, bom carro, bom casamento, saúde e reclama da empresa aonde trabalha?
Por que tem tanto milionário que morre de overdose?
Por que tem tanta gente linda e rica, que se suicida?
Por que tem tanta gente casada, por amor, e feliz, e mesmo assim, um dos dois se entrega ao prazer de uma aventura?
As perguntas são infinitas, mas o que gostaria de trazer à tona para reflexão, é que, no fundo, queremos beleza, fama, poder, dinheiro, saúde e amor, nessa ordem... Muitos pensam que sem beleza, fama, poder, dinheiro e saúde não seremos amados, a mídia reforça isso. Melhor mulher bonita do que inteligente. Melhor fama do que não ser notado, ou seja, ser invisível e desconhecido, a competição é constante, queremos ser o melhor! Melhor o poder para mandar do que ser fraco e obedecer, serei ridicularizado! Melhor parecer ser rico, do que saberem que devo no banco, não me alimento direito, mas tenho roupa da moda! Saúde é sorte, pois Deus é que decide quem tem saúde, ou não, quando sabemos dos milhares de abusos na alimentação, noites mal dormidas, uso de drogas permitidas, sem falar nas pesadas e proibidas!

O que gostaria de levantar, como tema de discussão, é simples, todos nós queremos ser felizes, isso é um fato real e indiscutível, mas que felicidade nós buscamos? A do prazer, a da riqueza, a da beleza ou a singela felicidade do estar vivo simplesmente, do amor, da amizade, de um encontro na calçada para uma cerveja e um bom papo, do sorriso de uma criança, de rir à toa, de ajudar uma pessoa menos afortunada? Essa resposta é diferente para cada um de nós, e somente nós sabemos o que está em nosso íntimo! Apenas gostaria que vocês se perguntassem se realmente buscam a felicidade, ou já se consideram felizes, e qual o tipo de felicidade que procuram. Reflitam se já não são felizes, ou apenas não o percebem?

Muitos reclamam que foram humilhados, outros que foram enganados, outros traídos, outros roubados, outros que trabalham muito, que não conseguem comprar uma casa, um carro, outros que estão com um pequeno distúrbio de saúde, outros porque não são compreendidos ou amados como desejariam, enfim, muitas reclamações, conhecidas por todos nós, ou porque as fazemos, ou porque ouvimos alguém reclamar... Mas a questão importante é: Sou feliz? Sou grato? Mereço tudo o que tenho? Esforcei-me por conquistar tudo o que tenho, ou fui agraciado pela sorte, ou por herança, ou por benção de Deus? Felicidade é relativo, e é um estado interno de gratidão, é um processo e não um fim! Ficamos felizes em programar uma viagem, ou uma festa, seja ela qual for, e somos felizes por esse processo, não seremos felizes só na viagem, ou na festa, não é mesmo? Até porque, muitas vezes, a viagem ou a festa nem sempre são tão boas assim, mas fomos felizes no processo de planejamento, não? Por que queremos que seja diferente na vida? Serei feliz quando... serei feliz se... seria feliz se o outro... A verdade é que temos milhões de motivos para sermos felizes já! E nem percebemos... porque estamos com o pensamento no futuro, geralmente preocupados com questões mais materiais do que espirituais, e não no presente ou no passado, valorizando nossas conquistas, que foram muitas, com certeza!

Amigos, pergunte-se a si mesmo, qual a felicidade que buscam? A felicidade da verdade e do bem, ou a felicidade do orgulhoso, vaidoso e materialista? Felicidade é se amar, é ser coerente com seus princípios, é ter paz no coração e a consciência limpa!!! Independe do outro!!!

Precisamos nos preocupar em sermos menos exigentes e controladores, respeitando a vontade dos outros, mais do que a nossa, acreditando na Lei do Amor e da Justiça, que regulam as relações, sob o amparo de Nosso Pai Maior! Sem acreditar nisso, sofreremos muito, pois que buscaremos a nossa felicidade dentro dos padrões materiais humanos, desprezando os conceitos divinos da fraternidade e do amor universal! Precisamos cuidar de não sermos muito ambiciosos, passando por cima dos outros para obtermos o que desejamos, pois ninguém é feliz em cima da infelicidade de outra pessoa! Devemos fugir da omissão, quando vemos o mal exercendo o seu poder sobre os mais fracos, principalmente nos eximirmos de levar vantagens, com a desculpa de que se não aproveitarmos a "oportunidade", outros a aproveitarão! Necessário refletir na hora do prazer, em que o nosso raciocínio se tolda, com desculpas esfarrapadas, sabendo que estamos magoando alguém! Buscando esses equilíbrios em todas as nossas decisões e ações é que trilharemos o caminho da felicidade, na verdade, já estaremos vivendo a verdadeira felicidade, aprendendo, sem sofrer, a ser uma pessoa melhor! Porém, muitos de nós escolhemos outro caminho e acreditam que um momento de prazer, vale muito a pena. Deus só sente muito, e sofre por nós, porque será pela dor, que aprenderemos que ninguém será feliz, enquanto não se preocupar com a felicidade de todos ao redor!

O sofrimento é a oportunidade que temos de corrigir erros do passado, sem reclamar! Felicidade é ajudar aos outros a serem felizes, é levar um pouco de alegria aonde só exista a dor! Nossos atos de bondade serão contados em nosso favor, quando na hora de nosso desligamento terreno, porém, eles nos levam ao êxtase da felicidade, no momento imediato em que os praticamos, e tenho certeza, de que todos nós já sentimos isso, alguma vez na vida! Agora, levar vantagens sobre os outros, nunca trouxe felicidade para ninguém, a não ser momentos de alegria, que se obscurecem com o peso da consciência ou com o medo e a preocupação constante de serem descobertos e expostos! Sem dúvida, ser bom nesse mundo atual não é tarefa das mais fáceis, e gera algum desconforto e sofrimento, porém passageiros, pois que, com a consciência tranquila, nossa dor nos enobrece o espírito! Ventura aliada ao mal é ilusão passageira, onde o final é a dor e o vazio que encontraremos, inexoravelmente! O egoísta, o mesquinho, o malvado, o vingativo podem até sentir certo prazer, mas será moderado, perto das dores e dos sofrimentos que terão que viver, para devolver ao Universo o equilíbrio que abalaram com a suas inconsequências...

Termino minha reflexão com um pedaço do texto - "Se Alguém Te Ferir Na Face Direita", do Evangelho Segundo o Espiritismo, escrito por Allan Kardec: "...Jesus não proibiu a defesa, mas condenou a vingança. Dizendo-nos, para oferecer uma face quando formos batidos na outra, disse, por outras palavras, que não devemos retribuir o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que tende a reduzir-lhe o orgulho; que é mais glorioso para ele ser ferido que ferir; suportar pacientemente uma injustiça que cometê-la; que mais vale ser enganado que enganar, ser arruinado que arruinar os outros... A fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa o mal impune, é a única que nos pode dar força de suportar, pacientemente, os atentados aos nossos interesses e ao nosso amor próprio. Eis por que vos dizemos incessantemente: voltai os vossos olhos para o futuro; quanto mais vos elevardes, pelo pensamento, acima da vida material, menos sereis feridos pelas coisas da Terra."

Que Jesus abençoe a todos nós! Que possamos ver, sentir e viver a felicidade de maneira diferente, encarando o sofrimento também de forma mais tranquila, acalmando nossos corações, para continuarmos trilhando o caminho da Luz!

Nenhum comentário: