quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

SETE LINHAS DA UMBANDA - Parte VI

SEXTA LEGIÃO – IORIMÁ

A Potência Iluminada da Palavra e da Lei. A Sabedoria e o Domínio sobre a Magia.

1º) POVO DA COSTA (Rei Cambinda):

Espíritos africanos que trabalham na renovação das forças, ajudam na resignação e coragem para enfrentar a dor e o sofrimento originário de dívidas passadas. Cruzam com falange de Iemanjá. Cores: branca e preta. Recebem como ebó: vela branca e preta, vela roxa, café, rapadura, rosário e flores.

2º) POVO DO CONGO (Rei do Congo):

Espíritos negros escravos que trabalham com as forças recém transformadoras, isto é, puro e novo. Trabalham no sentido de vencer a dor, envolvendo alegria interior. Cruzam com erês. Obrigação: em praias e campos floridos.

3º) POVO DE ANGOLA (Pai Joaquim):

Trabalham no fundamento de manutenção da força cósmica e também na aplicação de misticismo. Têm como missão trazer a luz e força aos filhos que têm vícios. Ajudam na sobrevivência.

4º) POVO DE GUINÉ (Pai Guiné):

Trabalham na cura dos males físicos através da magia, pois carregam muita vivência das coisas sagradas. Trabalham no cruzeiro da kalunga pequena.

5º) POVO DE MOÇAMBIQUE (Pai Gerônimo):

Trabalham no sentido da dor e da liberdade em todos seus aspectos, principalmente na liberdade de ação. Carregam uma infinita paciência.

6º) POVO DE LUANDA (Pai José):

Trabalham diretamente para a caridade, apesar de serem combativos e exigentes com os médiuns e com os trabalhos. Combatem todo tipo de demanda. Utilizam o engoraci para os trabalhos.

7º) POVO DE BANGALA (Pai Tomé):

Por terem passado por incertezas, falta de resignação e sofrimento, trazem a missão de compreender os seres humanos que passam por isso e são levados ao erro e ao desespero, pelo excesso de amargura, embora creiam na força divina.

Apetrechos de Iorimá: Não há vestes especiais, usam chapéus de palha, bengala, lenço, cachimbo e contas nas cores de sua vibração.

Ervas: arruda, guiné, benjoim, cipreste, café, cambará e vassourinha.

Um comentário:

Leonardo disse...

O que é engoraci na Umbanda?