quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

SETE LINHAS DA UMBANDA - Parte VII

SÉTIMA LEGIÃO – OXALÁ

O Senhor do Místico. É a manifestação cósmica da vida, da energia, da força, da paz e do amor. Esta força é responsável pelas outras. A Legião de Oxalá é formada pelas Sétimas Falanges de cada Linha.

OBS.: A Sétima Legião é o Próprio Oxalá.

1º) OGUM DELÊ ou OGUM DA LEI (Justiça):

Esta falange é a vibração pura de Ogum. Efetua a ronda sobre o mundo. É o cobrador do carma (reajuste cármico). Aceita obrigação em qualquer lugar, desde que seja ao ar livre. Justiça.

2º) XANGÔ DJACUTÁ:

É a falange que corresponde aos trovões, é o senhor dos raios e meteoritos. A palavra Djacutá também significa pedra na língua do santo (símbolo da justiça cósmica). Sua força é solicitada nas horas das injustiças provocadas por outras pessoas.

3º) URUBATÃ:

Caboclos das colinas e montes onde existem flores, pois são ligados na vibração de Oxalá. Representam a ordem e a justiça da Macaia. Os caboclos desta legião dificilmente incorporam. São normalmente velhos e de muita sabedoria. Quando usam o médium é mais como missão cármica.

4º) CABOCLA JANAÍNA (mar):

Conhecida como mãe d`água, manipula as energias do amor conjugal. São ligas também com a vibração de Oxalá. Cor: azul clara.

5º) COSME (Crispim):

Crianças que vibram com Oxalá. Cuida dos inocentes do espaço. Cores: rosa e branca.

6º) POVO DE BENGALA (Pai Tomé):

Por terem passado por incertezas, falta de resignação e sofrimento, trazem a missão de compreender os seres humanos que passam por isso e são levados ao erro e ao desespero pelo excesso de amargura, embora creiam na força divina.

7º) CABOCLOS:

Têm como tarefa doutrinar cada guia chefe do Terreiro, por isso dificilmente incorporam para os trabalhos de cura e passes. Esta linha é comandada por Oxalá menino e Oxalá velho.

Apetrechos de Oxalá: Correspondem aos apetrechos de cada legião.

Ervas: Tapete de Oxalá (boldo), folha de limão, manjericão, erva cidreira, trevo, café e erva do mar.

Nenhum comentário: