sábado, 15 de dezembro de 2007

SETE RAIOS DA UMBANDA


1º) Iemanjá / Nana
2º) Oxalá
3º) Abaluaê
4º) Oxóssi
5º) Iansã / Xangô
6º) Oxum
7º) Ogum / Cosme e Damião

1º) RAIO – IEMANJÁ / NANÃ

Iemanjá

Sua manifestação é na água, seu elemento é o salino (sal); comanda os Orixás: Oxum, Nana, Oxum-Maré. Cuida da fauna e flora dos oceanos. No plano dos sentimentos, predomina a energia criadora.

Nanã

Orixá mais velho da Umbanda. Senhora da chuva, encarregada da solidificação, comanda o vapor (água) e a eterização* (éter) do Planeta. No plano dos sentimentos: constância, coerência, firmeza, serenidade, tolerância.

*eterização = limpeza do ar através da energia.

2º) RAIO – OXALÁ

É o todo, resultado da energia criadora. Cuida das ciências, dos estudos e do bem viver nas relações com os semelhantes. Sentimentos: harmonia, humildade e paz interior.

3º) RAIO – ABALUAÊ ou OMULÚ

Sua atuação é perene e fatal. É o Orixá da transformação e da morte, da saúde e da doença. Sentimento: compreensão.

4º) RAIO – OXÓSSI

É o símbolo da flora, fauna, matas e florestas. Distribuidor de oxigênio em todas as esferas. Quando respiramos, contamos com o Orixá Oxóssi. Sentimentos: afeto, cooperação, associação e manutenção dos seres e organismos vivos.

5º) RAIO – XANGÔ e IANSÃ

Xangô

É o Orixá das cordilheiras, pedreiras e maciços do planeta Terra. É o Orixá da harmonia, do direito e do equilíbrio. Comanda os trovões e os raios, juntamente com Iansã.

Iansã

Orixá da decisão é a mulher da guerra. Assume a postura independente, anti-preconceitual de seus filiados.

6º) RAIO – OXUM

É o Orixá da ternura, da humildade e do carinho materno com todos os devotos. Predomina na água doce, rios, lagos e cachoeiras.

7º) RAIO – OGUM / COSME E DAMIÃO

Ogum

Orixá destemido e guerreiro, Senhor das demandas. Ogum rege os sete focos de Exu. No plano mental, vamos encontrar este Orixá destravando as mentes condicionadas, bitoladas, alienadas aos dogmas. Ogum é força e poder. Seus elementos naturais: terra, água, ar e fogo (e o éter espiritual).

Cosme e Damião

Com Ogum estão Ibejis ou Ioris ajudando seu domínio na magia.

Nenhum comentário: