segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ingratidão


Ingratidão é o esquecimento de qualquer benefício recebido, seja ele apenas um sorriso, ou um grande ato de amor e de renúncia, onde o ingrato se acredita superior e melhor do que os outros, por orgulho, ou por egoísmo.

A ingratidão está presente nas pessoas que não dizem Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite ou Até Mais para todos aqueles que lhes compartilham o mesmo espaço. Está presente na falta de agradecimento para aqueles que facilitam a nossa vida, seja servindo um café, limpando nossa casa ou nosso local de trabalho, cozinhando para nos alimentarmos adequadamente, nos atendendo a um serviço qualquer, que por arrogância achamos que precisamos ser atendidos na hora, ou acreditamos que não fomos atendidos como reis, que é o mínimo que merecemos, sem analisar, nem por um minuto, que aquela pessoa pode estar com problemas pessoais, ou não saber fazer melhor o seu trabalho, ou até mesmo serem pagos para nos exigir o cumprimento de regras, que não queremos cumprir... como por exemplo a utilização de um simples crachá de identificação...

A ingratidão também está presente nos meios familiares, onde se pressupõe a existência de amor e respeito, e talvez seja uma das mais dolorosas de se sentir, quando o filho é ingrato aos pais, que cuidaram dele, lhes propiciaram possibilidades de estudo, roupas, comida, passeios, enfim um lar, mas os desconsideramos, sem piedade, como se tudo fosse mágica, e orgulhosamente acreditamos que sejam nossos direitos, mas esquecemos de nossos deveres...

A ingratidão também está presente nas discussões veementes, acreditando sermos donos exclusivos da verdade, mas eu pergunto, o que é a verdade? Há várias variáveis e aspectos a serem analisados, e se não nos possibilitarmos ouvir o outro com sinceridade, nunca vamos abrir nossas mentes para verdades mais amplas, pois crescemos com o diferente, com as experiências alheias, basta estarmos abertos para tal, colocando de lado a arrogância e o orgulho.

A história da humanidade é permeada por diversos exemplos de ingratidão. O maior exemplo desse fato foi Jesus, um homem puro, bom, que só fez coisas boas, semeou amor e ajudou à todos que cruzaram o seu caminho, e mesmo assim, a multidão escolheu crucificá-lo, não há exemplo maior de ingratidão do que esse.

O que nos trás a uma reflexão muito forte, o ingrato é ignorante, em todos os sentidos, pois mais perderam eles, por esse ato ingrato, do que Jesus, pois eles perderam a possibilidade de um contato com um Ser Supremo, que só fazia o bem, lhes restando as amarguras tão comuns da vida daquela época...

O ingrato é mais infeliz do que a gente, pois mais cedo ou mais tarde ele se envergonhará de sua ingratidão e terá remorsos. Todos nós temos necessidade de amar e sermos amados, e sendo egoístas e orgulhosos, ingratos, só encontraremos corações afins... ou seja ingratos também... Como sempre, é questão de escolha, eu escolho ser grata e você?

As pessoas que possuem um bom coração são felizes apenas por fazerem o bem, isso não quer dizer que não se entristeçam pela ingratidão que recebem, mas o bem não deve ser praticado, se esperando retribuição, mas sim, simplesmente fazer o bem pois essa é a sua própria essência!

Quando um amigo é ingrato, descobrimos que ele não era tão amigo assim, e apesar da tristeza, devemos agradecer sua revelação, nos propiciando nos afastar dessa falsa amizade e, nos abrirmos para outros amigos. Sim! Pois se nos fecharmos para outras possibilidades, estaremos também, sendo ingratos com aqueles que nos desejam a sincera amizade.

Lastimai aqueles que se mostram ingratos e injustos para com vocês, pois bem triste se lhes apresentará o próprio futuro, pois a semeadura é livre, mas a colheita é inexorável!

Nenhum comentário: